Candidate a sua empresa a PME Líder em cinco passos

Descubra, passo a passo, como obter o Estatuto PME Líder para a sua empresa.

Candidatura PME Líder: Como fazer?Tem uma pequena ou média empresa, com um desempenho elevado e bons resultados económicos e financeiros? Nesse caso, avançar para o Estatuto PME Líder permite-lhe carimbar a qualidade do seu negócio perante parceiros e clientes, assim como beneficiar de um conjunto de vantagens. A distinção é feita anualmente pelo IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação e pelo Turismo de Portugal, sem custos para as empresas. Quer saber como apresentar a sua candidatura PME Líder? Siga estes cinco passos.

 

1. Esteja atento ao calendário

As candidaturas (ou renovações) ao Estatuto PME Líder devem ser feitas de acordo com prazos previamente estipulados no regulamento anual. Uma vez obtido, o estatuto é valido até 15 de setembro do ano seguinte, até lá tem que garantir a sua renovação. Periodicamente, o IAPMEI divulga um regulamento específico relativo ao processo de obtenção do Estatuto PME Líder e PME Excelência em vigor. Neste documento estão definidas as datas limite para apresentação de candidaturas e pormenores sobre a candidatura. O regulamento deste ano ainda não foi apresentado.

 

2. Assegure-se de que cumpre os requisitos

Candidatar a sua empresa sem cumprir os critérios de adesão é, simultaneamente, uma perda de tempo e de esforço. Por isso, dedique especial atenção a garantir que a sua empresa obedece a todos os requisitos do Estatuto PME Líder:

– Comprovativo de que é uma PME (através da Certificação PME online);
– Três exercícios de atividade completos (e contas fechadas do último ano);
– Situação regularizada com Finanças, Segurança Social, IAPMEI e Turismo de Portugal;
– Confirmação de que segue uma estratégia de crescimento;
– ‘Rating’ de risco atribuído pelo Banco protocolado que propõe a candidatura;
– Elevados níveis de desempenho e de solidez financeira.

Consulte, no website do IAPMEI, mais pormenores sobre os indicadores económico-financeiros exigidos para as empresas que detêm atualmente o Estatuto PME Líder, assim como os critérios específicos para entidades do sector do Turismo.

 

3. Contacte um dos bancos parceiros

Para começar o processo de candidatura PME Líder, deverá manifestar interesse na obtenção do estatuto junto de um dos bancos associados ao programa. Depois de efetuar uma análise do perfil de risco da sua empresa, será o banco a formalizar a proposta de candidatura ao IAPMEI para obtenção do Estatuto PME Líder.

Caso pretenda renovar o Estatuto para mais um ano e mantenha o mesmo banco, não precisará de documentos adicionais. Se quiser alterar o banco associado, deverá comunicá-lo às entidades gestoras do programa, Neste último caso, deverá ter também em atenção a data da candidatura, já que mudanças de banco perto da data limite de candidaturas podem obedecer a regras específicas, tal como indica o último regulamento disponível.

Ser PME Líder dá vantagens

Além do reconhecimento de qualidade, o Estatuto PME Líder dá vantagens concretas às empresas abrangidas. As entidades PME Líder têm acesso, por exemplo, a melhores condições em produtos financeiros e a linhas especiais de financiamento – incluindo vantagens na recente Linha de Crédito Capitalizar. Para saber mais, leia os artigos “Quais as vantagens em ter o estatuto de PME Líder?” e “6 passos para conseguir uma Linha de Crédito Capitalizar”.

 

4. Confirme os dados submetidos

Ao longo de todo o processo, o IAPMEI e o Turismo de Portugal podem solicitar documentação adicional à empresa, para confirmação dos dados. Estes pedidos são feitos via banco protocolado. Entre outros documentos, poderão ser requeridas demonstrações financeiras; atas de Assembleia Geral que comprovem a aprovação de contas anual; ou relatórios únicos sobre os trabalhadores da empresa.

Tome nota: Se não aceder aos pedidos de documentação adicional, a sua candidatura PME Líder pode ser rejeitada.

 

5. Aguarde a resposta final à candidatura PME Líder

Depois de encaminhados os dados da empresa pelo banco, o IAPMEI e o Turismo de Portugal decidem a aprovação ou rejeição da candidatura. Caso seja aprovada, a atribuição do Estatuto PME Líder será comunicada diretamente à empresa, com conhecimento do banco. Em caso de rejeição, a informação é prestada ao banco – que depois informará a empresa –, assim como as razões que levaram a essa decisão. Por norma, a listagem final de empresas com Estatuto PME Líder é conhecida entre o final de dezembro e o início de janeiro.

 

Leia também:

O que é o Estatuto PME Excelência?

Como elaborar um mapa de tesouraria?

Cinco indicadores para avaliar as finanças da sua empresa

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB