Como escolher o sucessor para o CEO

Siga as dicas para escolher o melhor sucessor para o cargo de CEO.

Eleito pela revista Fortune como o “Executivo do Século”, Jack Welch ocupou o cargo de Chief Executive Officer (CEO) da General Electric durante 20 anos, seis dos quais foram passados a escolher o seu sucessor para o cargo. Depois de avaliados 180 candidatos, a honra acabou por caber a Jeff Immelt em 2001, que foi pessoalmente preparado por Welch para ocupar a sua cadeira, tal como já tinha acontecido com o seu antecessor, Reg Jones. O objetivo é claro: garantir a continuidade e o futuro da GE, e nunca deixar a empresa cair num perigoso vácuo de poder.

O exemplo da GE mostra como o planeamento atempado do processo de sucessão no topo das empresas é muito mais do que uma boa prática de gestão. É ter visão de futuro e desenvolver internamente as novas gerações de executivos e líderes. Siga as dicas para escolher o melhor sucessor para o cargo de CEO.

Bárbara Silva

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB