Como expandir a sua rede de contactos em 15 minutos

Conheça as dicas para melhorar as suas capacidades de ‘networking’ investindo pouco tempo e dinheiro.

rede de contactos artigo“Nenhum homem é uma ilha”, já dizia o poeta inglês do século XVII, John Donne, sem adivinhar que 400 anos mais tarde a sua afirmação se adequaria plenamente ao mundo moderno do empreendedorismo e dos empreendedores. A verdade é que a missão de empreender não pode, nem deve, ser solitária, sob pena do seu negócio estar destinado ao fracasso desde o primeiro minuto. Mesmo que seja tímido ou inseguro, e tenha dificuldade em iniciar uma conversa com desconhecidos, se o empreendedorismo é a sua vocação terá forçosamente de construir, manter e melhorar a sua rede de contactos todos os dias. Os contactos certos, feitos na hora certa, permitirão angariar potenciais parceiros de negócio e cativar investidores para a sua ‘startup’.

Conheça as dicas propostas pela revista Forbes para melhorar as suas capacidades de ‘networking’ e expandir a sua rede de contactos, sem gastar dinheiro e investindo pelo menos 15 minutos do seu tempo, diariamente.

Para saber mais sobre este tema leia algumas Dicas de empreendedor para empreendedor

 

1 – Comece com um bom plano

Se tem por hábito estabelecer planos de ação para as diferentes áreas do seu negócio, a rede de contactos não deverá ser uma exceção. Não deixe o ‘networking’ ao acaso e invista algum do seu tempo a planear quais os contactos vitais e indispensáveis para a sua empresa. Responda às perguntas: Quem preciso mesmo de contactar se quero ter sucesso? Quais os grupos que quero seguir ou empresas que sejam potenciais parceiras de negócio? Como entrar em contacto? Tome nota das suas respostas e organize-as por ordem de prioridade no seu plano de ‘networking’. Estabeleça um plano de ação e cumpra-o.

 

2 – Selecione bem as oportunidades de ‘networking’

No seu dia-a-dia de empreendedor, o tempo é um dos bens mais escassos, por isso deve geri-lo da melhor forma. Escolha os eventos, conferências e palestras com maior probabilidade de estabelecer bons contactos para a sua empresa. Da mesma forma, utilize as redes sociais de forma estratégica. Não faça contactos só por fazer. Analise aqueles que mais vantagens trazem ao seu negócio.

Para saber como aumentar an sua rede de contatos, leia o artigo:  Coworking: O escritório onde pode levar o cão e jogar ping pong

 

3 – Comporte-se como um anfitrião

Quando organiza uma festa em sua casa, esforça-se para receber bem os convidados e para trocar pelo menos “dois dedos de conversa” com cada pessoa, certo? O mesmo princípio deve aplicar-se aos eventos em que participa. Não basta treinar o seu ‘pitch’ e levar no bolso muitos cartões profissionais. Olhe ao seu redor e identifique as pessoas com quem quer falar, aproxime-se e estique a mão para as cumprimentar, fale com naturalidade e faça o seu interlocutor sentir-se confortável, como se fosse o anfitrião do evento. O mesmo princípio pode ser aplicado se o contacto for feito via telefone, e-mail ou redes sociais.

 

4- Aposte em contactos efetivos

O objetivo não é distribuir e colecionar cartões profissionais, mas estabelecer contactos efetivos e de qualidade, que darão frutos no futuro. Mesmo que o seu negócio tenha muitos amigos e seguidores nas redes sociais, isso não quer dizer que todos esses contactos representam uma real hipótese de se traduzir numa mais-valia para o projeto. Aposte em relações pessoais e reais com os seus contactos, apostando sobretudo na comunicação cara-a-cara.

Saiba como as mulheres empreendedoras podem aumentar a sua rede de contatos no artigo: Empreendedorismo feminino: Como financiar um negócio? 

 

5- Mantenha a sua rede de contactos atualizada

Ditam as regras do Linkedin que o ideal é ter no seu perfil 500 contactos ou mais para melhorar a sua reputação como empreendedor, mas a verdade é que, neste caso, quantidade não é sinónimo de qualidade. Na era das redes sociais, nunca foi tão fácil “fazer amigos” no Facebook, LinkedIn ou Twitter. Para evitar ter a sua lista de contactos cheia de pessoas que nunca serão úteis para o seu negócio, faça atualizações frequentes e apague os “contactos” que já não lhe são úteis.

 

6 – Ajude os outros a terem sucesso

A regra é básica: se quer ver o seu trabalho e a sua empresa serem alvo de recomendações positivas, deverá também recomendar os projetos de outras pessoas que façam parte da sua rede de contactos. Recomende para ser recomendado, mas faça-o de forma sincera e não apenas para obter um favor em troca.

Saiba quais as Seis pessoas a ter na sua lista de contactos neste artigo

 

Por: Bárbara Silva/Saldo Positivo

Nota: Este artigo foi originalmente publicado a 23 de julho de 2014.

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB