Como planificar a tesouraria da sua empresa para 2014

Apesar dos sinais positivos é importante seguir algumas dicas essenciais para planificar a tesouraria para o próximo ano.

Publicado em: Empresas Gestor Tesouraria

tesouraria 2014O novo ano que se avizinha promete algumas boas notícias para as empresas portuguesas. Para 2014 está prevista a redução da taxa de IRC, novas linhas de financiamento para setores específicos, melhores condições de acesso ao financiamento por parte das empresas, sem esquecer o novo regime de IVA de Caixa, pensado para ajudar na gestão diária da tesouraria.

E é precisamente na área de tesouraria que as empresas enfrentam mais desafios, com a gestão dos pagamentos e dos recebimentos a revelar-se muitas vezes como uma verdadeira dor de cabeça para os empresários, que nem sempre conseguem manter a liquidez necessária. Apesar dos sinais positivos para as empresas em 2014 é importante seguir algumas dicas essenciais para planificar a tesouraria para o próximo ano.

 

Inclua a gestão da tesouraria no orçamento anual

Ao elaborar o orçamento para o próximo ano, além de identificar as previsões de receitas e de custos associados a cada área ou departamento da empresa, contemple também a realidade financeira, definindo como será feita a gestão da tesouraria da empresa durante o próximo ano. É a partir do orçamento anual da empresa que deverá projetar todos os fluxos financeiros da sua empresa.

 

Elabore um mapa de tesouraria

A par do orçamento deve igualmente traçar um mapa de tesouraria, de preferência a seis meses e com atualizações trimestrais. Baseie-se no histórico do ano anterior. O objetivo é ter à disposição um documento que permita ter uma visão global no ano, mas atualizado com maior frequência, para saber com tempo se existe capital suficiente para cumprir as obrigações da empresa, de forma a não entrar em incumprimento.

Continue a ler o artigo na página seguinte

Continue a ler o artigo nas páginas seguintes: 1 2 | Ver artigo Completo

PUB

Conheça a oferta da Caixa

Uma resposta a “Como planificar a tesouraria da sua empresa para 2014”

  1. Hemitério

    Gostava de aprender dicas mais recentes de tesouraria…

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB