OE 2015: Como vai evoluir a economia no próximo ano?

O Orçamento do Estado para 2015 contém projeções económicas para o próximo ano que podem afectar a atividade das empresas. Conheça-as.

O Executivo não tem uma bola de cristal, nem poderes de adivinhação. Mas com base nas projeções que técnicos e economistas do ministério das Finanças fazem regularmente sobre como vão evoluir as principais variáveis económicas, há possibilidade de se antecipar as linhas gerais do ambiente para as empresas. Por exemplo, as receitas que o Estado vai arrecadar com a cobrança de impostos e apurar o nível de despesas a assumir com o pagamento das prestações sociais (Ex: subsídio de desemprego), entre outros.

Para os empresários e para os gestores, estas projeções podem também ser uma ferramenta importante já que lhes dá uma visão geral sobre como vai evoluir a economia nacional e sobre como será o comportamento do consumo interno. Tendo presente estas preocupações, aqui ficam as principais previsões macro-económicas do Governo para 2015 que constam na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano.

Nota para o facto de alguns analistas terem já alertado para algum otimismo destas previsões.

 

Leia os artigos relacionados com o OE 2015

O que vai mudar nos impostos em 2015?

OE 2015: As medidas que vão afetar a vida dos pensionistas

Função Pública: O que esperar para 2015?

Tudo o que tem de saber sobre o OE 2015

OE 2015: Saiba tudo o que muda na vida das empresas

 

Para saber mais detalhes consulte aqui a proposta de lei do OE para 2015 e veja o relatório que acompanha a proposta do orçamento aqui. 

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB