Como se faz uma página de Facebook para empresas?

Aproveite o Facebook como parte da sua estratégia de marketing digital. Saiba como criar uma página empresarial.

Facebook para empresas: como fazer uma página

Como se faz uma página de Facebook para empresas?

Criar e manter uma presença da sua empresa Facebook com uma página institucional, é um passo essencial de uma estratégia de marketing digital vencedora. Os números falam por si, 4,6 milhões de portugueses são utilizadores registados no Facebook, tornando-o na rede social mais popular, o que torna o Facebook um meio privilegiado de comunicar e interagir com os seus clientes. E tudo isto sem grande investimento associado. Para criar uma página, siga os passos abaixo.

 

1. Escolha qual o perfil do seu negócio no Facebook para empresas

Aceda a www.facebook.com/pages/create. A partir daí, deverá completar a informação solicitada. Lembre-se que precisa de um perfil pessoal no Facebook antes de criar uma página de empresa.

– O primeiro passo é escolher o perfil do seu negócio. O Facebook para empresas apresenta-lhe seis tipologias distintas: “Negócio ou estabelecimento local”, “Empresa, organização ou instituição”, “Marca ou produto”, “Artista, Banda ou Figura Pública”, “Entretenimento” e “Causa e Comunidade”. Selecione o que mais se adequa ao seu negócio.

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– Assim que ‘clicar’ na categoria desejada, tem hipótese de escolher uma subcategoria e um nome para a sua página.

A cada categoria corresponde um conjunto de informações distintas que surgirão no separador “Sobre”. Se escolher, por exemplo, “Negócio Local” poderá incluir informação sobre o horário de abertura ao público e contactos na sua página de Facebook para empresas.

 

2. Preencha os elementos básicos da sua página

Assim que escolher uma categoria e um nome, a página é automaticamente criada. Antes de publicar conteúdo, complete a informação básica sobre a empresa e acrescente imagens.

– Na área central, encontrará uma listagem de elementos a adicionar (mesmo abaixo da mensagem de boas-vindas). Complete todos os elementos sugeridos, ao clicar em cada um dos itens da listagem:

“Adiciona uma foto de capa”: Aqui poderá escolher uma imagem de capa que cause uma boa impressão aos futuros visitantes. As dimensões oficiais são de 851x315px.

“Adiciona uma foto de perfil”: Selecione uma imagem de perfil, que servirá como identidade visual da sua página. As dimensões oficiais são de 180x180px.

“Adiciona uma pequena descrição”: Aqui poderá acrescentar um pequeno texto que surgirá ao público mesmo por debaixo da sua foto de perfil.

– “Cria um nome de utilizador para a tua página”: O Facebook permite-lhe obter um ‘link’ personalizado para a sua página, escolhendo o que surge a seguir a “www.facebook.com”. Por exemplo, se estiver a criar uma página para a “Gelataria X” poderá escolher o link “www.facebook.com/gelatariax”. Tenha em atenção que só pode alterar o URL uma única vez.

 

3. Complete o separador “Sobre”

A área “Sobre” permite que qualquer utilizador do Facebook tenha acesso à informação mais relevante sobre a sua empresa.

Clique em “Sobre” no menu vertical abaixo da imagem de perfil

Preencha dados, como “tópicos” (até três palavras/etiquetas que descrevam o seu negócio), “morada”, “horário”, “descrição da empresa” ou “missão”.

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4. Afine as definições da página

Com quem pode partilhar a administração da página? Que países podem ver a sua página? Aceder às definições permite-lhe controlar uma espécie de sala de controlo da sua página no Facebook para empresas.

Clique em “Definições”, no menu horizontal da página de empresa (mesmo acima da imagem de capa)

Escolha, no menu da esquerda, qual a área em que pretende efetuar alterações. O menu permite-lhe definir aspetos em “Geral”, “Mensagens”, “Editar Página”, “Atribuição de Publicações”, “Notificações”, “Cargos da Página”, “Público Preferencial da Página”, entre outros. Assim que escolher a área, terá acesso a um conjunto de opções (no lado direito da página) que poderá editar.

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5. Comece a publicar conteúdo

            – Clique em “Página”, no menu horizontal do topo, para voltar à ‘área de conteúdos’, o espaço para publicar ‘posts’. Escolha o formato pretendido (texto, imagem ou vídeo) e comece a preencher a página da sua empresa com publicações.

 

6. Faça “gosto” na sua própria página e convide amigos

Espere até criar publicações para “gostar” da sua própria página. Ao clicar no botão “gosto” a sua atividade poderá ser apresentada no seu ‘feed’ de amigos. Poderá fazê-lo nos botões, mesmo por baixo da imagem de capa.

 

7. Analise o impacto das suas publicações

Use a informação disponível sobre o alcance das publicações e o seu público-alvo para afinar a sua estratégia no Facebook.

Atenção que, para aceder às estatísticas do Facebook, é necessário ter, pelo menos, mil seguidores ativos.

 

Clique em “Estatísticas” no menu horizontal do topo da página.

Escolha o indicador que quer analisar. Poderá selecionar um dos ícones da área principal ou, em alternativa, escolher uma das opções do menu vertical da esquerda.

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