PME: já conhece a nova linha de crédito Capitalizar?

No total, as Linhas de Crédito Capitalizar têm 1.600 milhões de euros disponíveis para financiamento às PME. Saiba como funcionam.

Linhas-arigoSão boas notícias para as micro, pequenas e médias empresas portuguesas. O Governo anunciou novas linhas de crédito, no âmbito do Programa Capitalizar, que pretendem ajudar as PME portuguesas no acesso a financiamento para desenvolver projetos de investimento e criar emprego.

Em comunicado oficial, o ministério da Economia referiu que este novo instrumento visa “apoiar investimentos de longo prazo, criar condições mais vantajosas de financiamento para micro e pequenas empresas, alavancar a oferta de soluções de financiamento para investimentos em projetos com fundos comunitários, ampliar a oferta de operações de fundo de maneio, e ainda, alargar o acesso a ‘plafonds’ de crédito a todas as empresas”.

No total, as Linhas de Crédito Capitalizar têm 1.600 milhões de euros disponíveis para financiar as empresas portuguesas. Estas linhas serão geridas pela PME Investimentos em articulação com o Sistema Nacional de Garantia Mutua. Os montantes de financiamento por empresa variam entre os 25 mil euros e os dois milhões de euros e os empréstimos têm uma duração que varia entre os três e os 10 anos. As empresas que estejam interessadas em recorrer a este instrumento financeiro poderão fazê-lo junto de um dos bancos protocolados. Conheça os passos para conseguir uma Linha de Crédito Capitalizar

Cada uma destas linhas responde a objetivos específicos e tem dotações diferenciadas:

 

Linha “Micro e Pequenas Empresas”:

-Tem como principal objetivo potenciar o acesso a financiamento para investimentos e reforço de capital para micro e pequenas empresas. No total, a linha tem uma dotação de 400 milhões de euros.

 

Linha “Fundo de Maneio”

– Com uma dotação global de 700 milhões de euros, a Linha Fundo de Maneio dirige-se a empresas que queiram responder às suas necessidades de crédito através de financiamento de médio prazo. O objetivo é que seja uma alternativa ao crédito de curto prazo e, desta forma, ajude as empresas a ter uma maior estabilidade dos seus recursos financeiros.

 

Linha “Plafond de Tesouraria”:

Prevê-se que uma fatia do financiamento disponível seja direcionada para a gestão de tesouraria. Neste sentido, a linha “’Plafond’ de Tesouraria” tem uma dotação de 100 milhões de euros e servirá para alargar a oferta de crédito em sistema de ‘revolving’, com o objetivo de conferir maior flexibilidade à gestão da tesouraria das empresas.

 

Linha “Investimento Geral”:

Existem também 100 milhões de euros para ajudar as empresas no financiamento de investimentos com prazo estimado de recuperação de longo prazo.

 

Linha “Investimento Projetos 2020”:

As empresas que queriam recorrer aos fundos comunitários do Portugal 2020 poderão recorrer à linha “Investimento Projetos 2020”. No total, estarão disponíveis 300 milhões de euros. O objetivo é “alargar a oferta de crédito bancário para financiamento de projetos aprovados no âmbito do Portugal 2020, com enfoque em despesas elegíveis e outros segmentos de mercado em que a Linha de Crédito e Garantias IFD 2016-2020 possa vir a revelar-se insuficiente”, refere o Executivo.

 

O que é o Programa Capitalizar?

O Programa Capitalizar, lançado no verão de 2016 “tem como missão promover estruturas financeiras mais equilibradas, reduzir os passivos das empresas economicamente viáveis e melhorar as condições em que as micro, pequenas e médias empresas financiam os seus projetos e a sua atividade”. O  ano passado foram lançados dois novos instrumentos financeiros para as empresas, a Linha de Crédito com Garantia Mútua e a Linha de Financiamento a Operações de Capital Reversível. A estes dois instrumentos juntam-se agora as Linhas de Crédito Capitalizar.

 

Leia também os seguintes artigos:

– O que é o ‘break-even’?

– Fundo de maneio: Perceba a sua importância para a empresa

– Como elaborar um mapa de tesouraria?

– Conciliação bancária: Como fazer passo a passo

– Como financiar a sua empresa com o recurso ao papel comercial?

– Como gerir a sua empresa através de um smartphone?

– Como travar os pagamentos em atraso na sua empresa

PUB

CONHEÇA A LINHA DE CRÉDITO CAPITALIZAR DA CAIXA

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB