“Lisboa é a Meca do empreendedorismo neste momento”

Considerado o guru das startups e empreendedorismo, o britânico esteve em Lisboa para o Digital Tech Summit 2015.

mikeartigoÉ editor da TechCrunch, a maior publicação na área de ‘startups’ e tecnologia do mundo. Mike Butcher foi nomeado como um dos 50 britânicos mais influentes na área de tecnologia, pelo conhecido The Daily Telegraph. Butcher já perdeu a conta às vezes que escreveu sobre o ecossistema português. Em entrevista ao Saldo Positivo, à margem do Digital Tech Summit 2015, Mike referiu que Lisboa está a emergir num novo ecossistema tecnológico da Europa, com os preços mais baixos do que Berlim e com um clima maravilhoso.

 

1. Web Summit, ICT2015, Digital Tech Summit …Todos estes eventos passaram ou vão passar por Lisboa. Na sua opinião, quais são as grandes mais-valias de Portugal?

Confesso que estou muito surpreso com os projetos de tecnologia que têm surgido em Lisboa e em Portugal. É engraçado porque agora toda a gente vem para a cidade velha, para Lisboa, todos querem conhecê-la ou estar aqui.

Neste momento, existem empresas a correr atrás de ‘startups’ portuguesas, a competir, a partilhar informação, marcar reuniões com investidores. Ao mesmo tempo, estas ‘startups” querem mostrar como o seu negócio está a crescer. O ambiente é muito bom. Os empreendedores tornam-se amigos, os engenheiros encontram-se e falam de códigos e sistemas de ‘software’, trocam opiniões e ideias. E quando se consegue atingir este patamar, cria-se uma atmosfera fantástica.

 

2. Como foi possível Lisboa afirmar-se como capital do empreendedorismo da Europa do Sul?

Lisboa está a viver o que aconteceu em Londres ou em Berlim, cidades do empreendedorismo, há alguns anos atrás. Ou até mesmo o ambiente que se viveu há muitos anos atrás em São Francisco, com o Silicon Valley. Os últimos cinco anos têm sido muito produtivos neste ambiente tecnológico.

Outra coisa interessante é que os investidores estão a prestar imensa atenção a Portugal, àquilo que se passa cá. Tudo o que sai de Lisboa está a ser acompanhado por eles. Quer sejam ‘startups’, fundos de investimento, empreendedores. Olham para Portugal como um pequeno país europeu mas que está a tornar-se internacional neste mundo da tecnologia. Lisboa é a meca do empreendedorismo neste momento. Os mercados cá não são muito grandes, os empreendedores portugueses têm que se virar para fora para crescer e vender. O que se torna uma vantagem para a Europa. As ‘startups’ têm que pensar mais global para atingir os seus objetivos e os investidores adoram este tipo de visão.

 

3. Mas não é fácil?

Nada. Olhem para a dimensão do vosso país! Quando se é um grande país como Alemanha ou Inglaterra onde tudo se passa, onde há indústria de tudo, há o mercado financeiro, media, cultura, etc. É muito mais simples criar uma empresa nos mercados alemães e ingleses porque rapidamente a ‘startup’ torna-se internacional. Para crescer mais rápido e de forma mais sustentável, é muito melhor para uma ‘startup’ nascer num país mais pequeno como Portugal.

 

4. O que Portugal tem para oferecer?

Boas empresas e ideias. Até a ponte (25 de abril) parece igual à de São Francisco. Em Portugal, há talento, universidades ótimas e de muita qualidade. Outra grande vantagem é que a maioria dos estudantes e profissionais domina perfeitamente o inglês, o que se torna uma mais-valia face a outros mercados. Principalmente quando falamos em internacionalização.

 

5. E o Mike, gosta de Lisboa?

Tinha ouvido muito sobre Lisboa no último ano e decidi vir cá. Trouxe o TechCrunch Disrupt em agosto, com ‘pitches’ e para as ‘startups’ receberem ‘feedback’ em algumas sessões relâmpago. Lisboa é ideal para as companhias que estão a arrancar. Tenho passado tempo muito interessante cá.

 

Leia também: 

Conheça cinco comunidades ‘online’ para empreendedores

– Portugal 2020: 10 passos para elaborar a sua candidatura

– Dicas para ter sucesso num programa de aceleração

10 sinais de que a sua ‘startup’ está em perigo

– Guia Portugal 2020: Tudo sobre os novos fundos comunitários

– Conheça o novo código fiscal ao investimento

– Conheça sete benefícios fiscais para a sua empresa

– Como financiar a sua empresa com o papel comercial

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB