7 ideias para melhorar o desempenho da sua equipa

Conheça sete estratégias para melhorar o desempenho da sua equipa ao longo de 2017.

desempenhoequipa1Com a entrada num novo ano surgem momentos de avaliação e de reflexão sobre as estratégias e os objetivos que irão guiar a empresa. Cada gestor tem um modo de avaliar a sua equipa, mas o que acontece se os objetivos a que se tinha proposto no ano anterior não foram atingidos ou se a sua equipa não está motivada? Nestas situações, é necessário perceber os motivos que o justificam e delinear soluções para aumentar a produtividade e a motivação. Sugerimos-lhe aqui sete estratégias para melhorar o desempenho da sua equipa ao longo de 2017.

 

1. Tire partido das novas tecnologias

Segundo o Huffington Post, o teletrabalho pode ser uma forma de melhorar o desempenho dos seus colaboradores. Esta modalidade permite que os trabalhadores possam gerir melhor o seu tempo e conjugar melhor as suas responsabilidades profissionais com as familiares. Em última análise, os seus colaboradores podem sentir-se mais motivados e produtivos. Se está a pensar em implementar esta modalidade de trabalho na sua empresa, não se esqueça de algumas ferramentas – como o Evernote ou o Asana – para coordenar a equipa e controlar as tarefas concluídas. Desta forma, a equipa consegue partilhar ideias e comunicar através de um ambiente de trabalho mais flexível e adepto da mudança.

 

2. Estabeleça objetivos

Manter objetivos claros e diretos é uma das formas de conseguir manter uma equipa focada nas tarefas do dia-a-dia. Mas, por vezes, é necessário esclarecer quais as tarefas em que a equipa se deve centrar durante o horário de trabalho. O Harvard Business Review aconselha a que antes de estabelecer os seus objetivos, dê um passo atrás e defina claramente quais as tarefas de cada colaborador. Registe os objetivos chave e analise a capacidade da sua equipa para responder positivamente ao que pretende. Esta é uma das formas de cada membro da equipa perceber a sua responsabilidade e de que forma contribui para o êxito coletivo.

 

3. Dê o exemplo

Se pretende manter a motivação e um bom desempenho da sua equipa é importante que dê o exemplo. Organize o seu tempo de gestão e aloque as suas horas de trabalho de forma eficiente, especialmente, no que toca às reuniões em que precisa de comparecer, aos ‘emails’ que responde e até aos projetos em que é inserido. Assegure que tem o comportamento que espera dos seus colaboradores e mostre que tem tempo para as tarefas que interessam.

 

4. Esclareça as expectativas

Outro aspecto fundamental, segundo as sugestões da Harvard Business Review, passa por esclarecer as expectativas da equipa. Agende uma reunião com cada membro e explique quais as prioridades e expectativas que é suposto alcançar e quais as principais áreas de foco. Ajude a perceber o nível de qualidade de trabalho que espera da sua equipa; defina os objetivos que deve atingir e dê-lhe autonomia para seguir o caminho traçado.

 

5. Facilite a comunicação

Não é só da parte do gestor que devem surgir ideias de melhoria de desempenho das equipas. Ouvir as sugestões dos seus colaboradores é uma das recomendações do Business 2 Community. Se os colaboradores se sentem ignorados, a sua motivação e, consequentemente, a sua produtividade pode sair afectada. Dê importância às ideias e propostas da sua equipa. Ela é a verdadeira força motriz da sua organização.

 

6. Encoraje sessões de ‘brainstorming

O Huffington Post sugere também que uma das formas de facilitar a comunicação e chegar a novas ideias é através de sessões de ‘brainstorming’ ou de eventos de ‘team building’. Agende sessões periódicas de troca de ideias para melhorar processos instituídos. Discuta as situações que não estão a criar valor e mude os passos aplicados. Esteja também atento às relações interpessoais da sua equipa. Se existem colaboradores que não têm qualquer tipo de relação, isso é um sinal que a comunicação pode melhorar entre os membros da equipa.

 

7. Analise todos os dados

Para perceber se a sua estratégia está a resultar, estabeleça indicadores que possam medir de forma eficaz o desempenho da equipa ao longo do tempo. Deve estabelecer um período mais alargado que inclua o de adaptação aos novos processos, mas também métricas que sejam indicadas para a sua equipa. O número de projetos ou o tempo despendido em cada tarefa são factores de evolução do desempenho a ter em conta.

 

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