Nove sinais de que não é um bom chefe

Se tem dúvidas das suas qualidades de liderança, fique a conhecer nove sinais que podem indicar que é um mau chefe.

chefeNem todas as pessoas com cargos de liderança percebem como podem estar a dificultar a vida da sua equipa. Ou porque são pouco comunicativos ou porque têm pouco treino em gestão, a verdade é que nem todos os líderes assumem as responsabilidades dos cargos de chefia com naturalidade. Mas as empresas com maus chefes podem ver a produtividade diminuir e o ambiente de trabalho a piorar. Além disso, também o número de saídas da empresa pode ser superior ao esperado. Se quer saber se é um mau chefe, veja se o seu comportamento com a sua equipa enquadra-se em alguma das situações descritas. Leia também o artigo:  Sete dicas da “Guerra dos Tronos” para ser um bom líder

 

1. Não dá orientação

Não dar indicações à sua equipa de qual é o objetivo final de determinado projeto e quais as suas vantagens para a empresa pode ser um sinal de que não está a fazer o seu trabalho corretamente. Além disso, nem todos os seus colaboradores conseguem realizar trabalhos sem qualquer esclarecimento do que é necessário para alcançar o sucesso. Ser um chefe que dá poucas ou nenhumas orientações, do trabalho a ser feito, vai provavelmente resultar em trabalhos mal realizados e que não correspondem aos objetivos da empresa.

 

2. É um ‘bully’

Ser rude ou mal-educado para os seus colaboradores, mantendo um nível elevado de exigência, pode trazer maus resultados para a sua equipa. Ao fomentar um mau ambiente de trabalho está a dar um mau uso ao poder que tem dentro da sua equipa. Além disso, a prática frequente de ‘bullying’ pode levar a sentimento de impotência, baixa autoestima ou elevados níveis de stress dos seus colaboradores. Leia também o artigo: O que um chefe nunca deve dizer

 

3. Fica com os créditos

Ficar com os créditos do trabalho de outras pessoas é um mau sinal da sua atitude enquanto líder de uma equipa. Ser levado a pensar que, se a sua equipa trabalha para si, pode ficar com os seus louros, além de eticamente reprovável, produz anticorpos no relacionamento com os colaboradores. Há que reconhecer a validade que dá à sua equipa para continuar a apresentar resultados satisfatórios. Segundo um artigo publicado na revista Forbes, este é um dos 31 sinais de que é mau líder. Leia também o artigo: Conheça as 10 dicas de liderança da Disney

 

4. Nunca está errado

Ser brilhante e inteligente, sem cometer nenhum erro não é para todos. No entanto, enquanto chefe é isto que acontece consigo. Está sempre certo e por isso, nem todos conseguem conviver consigo. Saber reconhecer os seus erros é um passo para que a sua equipa veja a sua faceta mais humana. Para os especialistas da Business Insider, este é o erro número um de um chefe terrível. Leia também o artigo: Os 10 Mandamentos de um bom líder 

 

5. Há saídas constantes no seu grupo de trabalho

A sua equipa está em constantes mudanças devido a vários despedimentos e pedidos de transferência e não consegue encontrar um ponto de estabilidade. O mais certo é que tendo em conta o seu temperamento e atitude, nem todas as pessoas estejam dispostas a trabalhar consigo.

 

6. Mente

Já diz o ditado popular que “a mentira tem perna curta”, mas quando utiliza a mentira a seu favor pode rapidamente tornar-se num hábito. Lembre-se que mais cedo ou mais tarde irá ter problemas por mentir e será confrontado com a verdade. Leia também o artigo: 10 Erros a evitar pelos jovens líderes

 

7. É vingativo

Além de revelar alguma imaturidade, se é vingativo para com os seus colaboradores e funcionários criará um ambiente pouco saudável dentro da equipa. Se quer mostrar a alguém que está errado, opte por dizer-lhe numa reunião privada, em vez de preferir uma ação que pode produzir efeitos negativos também em si.

 

8. Tolera maus trabalhos

Tolerar maus trabalhos, ter favoritos e condescender com más atuações da equipa revelam uma atitude que faz de si um mau chefe. Esqueça as relações pessoais com a sua equipa. Escolha liderá-la da melhor forma que conseguir, corrigindo o que está mal. Este é outro sinal apontando pela Forbes de má liderança. Leia também o artigo: 10 ‘apps’ para ajudá-lo a ser um bom líder

 

9. Esconde informação da sua equipa

Esconder informação da sua equipa e deixar de fazer ‘updates’ regulares sobre a situação de projetos pode ser um problema. Especialmente, se fizer atualizações apenas a alguns colaboradores e deixar outros de fora. Se existem informações importantes que precisam de ser divulgadas, principalmente aquelas que podem afetar diretamente a vida dos seus colaboradores, é necessário que o faça ao mesmo tempo. Contar a alguns e deixar outros de fora pode gerar mal entendidos.

 

Nota: O artigo foi originalmente publicado a 18 de agosto de 2014

 

Leia também: 

Sete sinais de que não está destinado a liderar 

Como avaliar o desempenho na sua empresa? 

Como Mick Jagger pode ajudá-lo a gerir melhor a sua empresa

– Oito dicas para motivar os colaboradores

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB