ABC do Empresário: O que é o ‘break-even’?

O ‘break-even’ é uma variável importante pois permite verificar quando é que um projeto começa a ser rentável.

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O que é o ‘break-even’?

A gestão empresarial está repleta de termos contabilísticos e financeiros nem sempre fáceis de entender. Mas um conceito que todos os empreendedores devem ter presente no momento em que estão a lançar um negócio ou um produto é o de ‘break-even’.

Esta expressão refere-se ao momento a partir do qual um projeto deixa de perder dinheiro e começa a gerar receitas suficientes para recuperar o capital investido no seu lançamento. Ou seja, é o ponto em que um projeto atinge um equilíbrio entre as receitas e as despesas que gera.

Para se calcular o ponto do ‘break-even’ é necessário ter em conta as seguintes variáveis: total de custos fixos; preço de venda por unidade e o custo variável por unidade. O resultado do cálculo dá ao empresário o valor das receitas que tem de arrecadar para cobrir os custos de produção e de comercialização dos seus produtos e serviços.

 

Exemplo prático:

Imagine o caso de uma empresa que vai lançar um produto para o mercado por um valor de 20 euros, sendo que o custo de produção por unidade desse mesmo produto é de 10 euros. Além disso, a empresa tem de suportar custos fixos na ordem dos 1.000 euros.

Neste caso o ponto do ‘break-even’ seria atingido quando a empresa vendesse a 100ª unidade do produto, seguindo a seguinte fórmula:

1000/(20-10)=100

Se a empresa tomasse a decisão de vender ao público o produto por um preço mais elevado (Ex: 35 euros) o ‘break-even’ seria atingido mais cedo (na 40ª unidade)

1000/(35-10)= 40

 

Apesar do ‘break-even’ ser uma variável importante que permite verificar e antever quando é que um negócio começa a ser rentável, este indicador não deve ser analisado de forma isolada. Isto porque embora um empresário possa aumentar o preço de venda ao público do seus produtos e serviços para atingir o ‘break-even’ mais rapidamente, a verdade é que o aumento do preço pode dificultar a colocação do produto junto do mercado e levar ao adiamento do momento em que se atinge o ponto de equilíbrio entre despesas e receitas, como explica o site financeiro Investopedia.

 

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