O que são e para que servem as Lojas de Exportação?

Saiba como funcionam estes espaços que dão apoio às empresas no seu processo de internacionalização.

ABC2

O que são e para que servem as Lojas de Exportação?

Para muitas empresas portuguesas, a internacionalização foi a via encontrada para fintar a crise económica e financeira vivida nos últimos anos em Portugal. Não é por isso de estranhar que as exportações tenham crescido nos últimos anos (1,9% em 2014 e 4,6% em 2013). A procura de novos mercados e a necessidade de mais informação por parte dos empresários e gestores sobre procedimentos e exigências legais num processo de internacionalização conduziu à criação, no final de 2009, do conceito das Lojas de Exportação.

Lançadas no âmbito de uma iniciativa conjunta entre a AICEP e o IAPMEI, as Lojas da Exportação têm como objetivo ser um canal de proximidade das empresas ao universo da exportação, através da prestação de um serviço de informação e de apoio técnico. As empresas que consultam estas lojas podem, ou não, ter uma experiência internacional.

A ideia subjacente a estes espaços é ajudar os empresários nas suas estratégias de abordagem a mercados internacionais, na prestação de informação sobre tipos de financiamento para  apoio à internacionalização e no contacto com parceiros locais. Este apoio é prestado durante as quatro fases do processo de internacionalização identificado pelas Lojas da Exportação: Saber, Agir, Promover e Vender.

Entre outros aspetos é possível obter nas Lojas da Exportação fichas e dossiers de mercado; listas de potenciais clientes estrangeiros; informação sobre feiras no estrangeiro e missões empresariais ou sobre seguros de crédito.

Segundo as informações que constam no site da AICEP Portugal Global, existem 14 Lojas da Exportação dispersas pelo País. Para conhecer qual é a loja mais perto da sede da sua empresa, consulte esta área do site da AICEP.

 

 

Leia também os seguintes artigos:

– Saiba como funciona a nova linha de apoio às PME em Angola

– Portugal 2020: 10 passos para elaborar a sua candidatura

10 Passos para internacionalizar a sua empresa

– Saiba como financiar a internacionalização da sua empresa

– Guia Portugal 2020: Saiba tudo sobre os novos fundos comunitários

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB