Quatro estratégias de marketing digital para impulsionar o negócio

Conheça quatro técnicas de baixo custo para que a sua empresa se destaque na internet.

markdireto1Atualmente existem 7,5 milhões de internautas em Portugal, o que representa 70% da população nacional, de acordo com as conclusões preliminares do Estudo Economia Digital em Portugal’14, da ACEPI/IDC. Deste universo, 40% já são compradores ‘online’ e gastam, em média, mais de mil euros. Em 2020, o comércio eletrónico em Portugal valerá mais de 90 mil milhões de euros, conclui o mesmo estudo.

É incontornável. Hoje em dia, as empresas (pequenas, médias ou grandes) para difundir os seus produtos ou serviços têm de estar presentes na internet, quer seja sob a forma de ‘site’, ‘blog’ ou redes sociais. A internet surge como uma plataforma ‘low cost’ para as empresas darem a conhecer os seus produtos e serviços, permitindo-lhes angariar clientes em todo o mundo, ter uma loja aberta 24 horas por dia e conseguir preços mais competitivos.

Com tanta oferta no espaço digital, como é que uma, pequena ou média, empresa pode destacar-se dos demais concorrentes? Em primeiro lugar, tal como numa loja física, o mais importante é a qualidade dos serviços e produtos. Mas não só. Para que a sua empresa se destaque e surja, pelo menos, na primeira página do motor de pesquisa, é preciso investir em marketing digital. Fique a conhecer quatro técnicas de marketing digital que podem ajudar o site da sua empresa a destacar-se na internet.

 

1. Marketing de conteúdo

Mais conhecido pela sua terminologia em inglês, o ‘content marketing’ é uma prática contínua de criação de conteúdos relevantes para criar uma relação estreita com o consumidor. Uma das formas de o conseguir passa pela criação de um ‘blog’, onde se publique, com determinada periodicidade, conteúdos próprios que possam interessar à sua audiência. Por exemplo, dicas de “como fazer”, vídeos explicativos ou imagens cuidadas com exemplos de como utilizar ou manipular determinado produto. Este tipo de conteúdos (não objetivamente publicitário) gera interesse no seu público-alvo e ajuda a criar uma relação de confiança com os consumidores.

 

2. SEM

É a sigla da expressão ‘Search Engine Marketing’. Refere-se a um conjunto de estratégias que visam posicionar o ‘site’ ou ‘blog’ nos motores de pesquisa. A visibilidade pode ser gerada de forma orgânica, com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) ou através de ‘links’ patrocinados (Search Engine Advertising). Estas técnicas podem ser utilizadas para dar a conhecer o site ou ‘blog’ criado com o conteúdo que lhe interessa divulgar.

 

3. Redes sociais

Por regra, os cibernautas utilizam as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, entre outros) para comunicar com amigos e aceder a informação. Por isso, esta é uma ótima forma de criar, conquistar e estreitar o relacionamento da empresa com o consumidor, assim como dar a conhecer os seus produtos ou serviços. Aposte numa estratégia para as redes sociais – com conteúdo que possa interessar aos seguidores da empresa ou marca (ninguém gosta de ter o seu ‘feed’ cheio de publicidade). Tenha em consideração que as redes sociais deixam a empresa e marca muito exposta ao ‘feedback’ dos leitores, pelo que pode ser importante ter também uma estratégia de gestão de crise.

 

4. Email marketing

É uma das técnicas de marketing direto mais utilizadas pelas empresas. É uma boa forma de se relacionar com os consumidores, mas deverá ter cuidado ao utilizá-la. As caixas de correio eletrónico estão saturadas com informação e, muitas vezes, o recetor apaga os ‘emails’ imediatamente. Para que o email marketing seja relevante terá de criar um banco de dados eficaz e relevante ou seja, o objetivo é enviar os mails certos para a pessoa certa, com conteúdo que lhes possa interessar. O mais importante é não “maçar” o cliente com muitos emails e informação desnecessária.

 

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Uma resposta a “Quatro estratégias de marketing digital para impulsionar o negócio”

  1. Tiago

    Parabéns pelo artigo. Na minha opinião, conseguiram resumir alguns dos grandes pilares do marketing digital.

    Para todos aqueles que querem melhorar a visibilidade do seu negócio na Internet, recomendo 7 ferramentas de análise SEO totalmente grátis: http://www.estrategiadigital.pt/analise-seo/

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