2017: Seis ferramentas para ser um melhor empreendedor

Blogs, 'apps' e livros são exemplos de ferramentas que podem ajudar os empreendedores a gerirem melhor os seus negócios.

empresas-artigoO início de um novo ano é sempre motivo para fazer balanços e projetar novos planos para os próximos meses. Se o seu objetivo é ser um melhor empreendedor, o Saldo Positivo dá-lhe uma pequena ajuda. Aqui fica a sugestão de algumas ferramentas (entre livros, aplicações, softwares, podcasts ou blogs) que poderão ajudá-lo a melhorar as suas competências e a gerir a sua ‘startup’ de uma forma mais eficiente ao longo de 2017. Conheça-as com mais detalhe.

 

1. Um livro: “The Power of Broke”, de  Daymond John

Daymond John é bem conhecido junto do público português. Ele é um dos tubarões americanos que fazem parte do famoso programa de televisão “Shark Tank”. Este empresário é autor de diversos livros sobre como vencer no mundo dos negócios mas a revista Fortune selecionou o seu “Power of Broke”, como um dos 10 livros de negócios que os gestores, empresários e empreendedores devem ter na sua mesa-de-cabeceira em 2017. O livro explica que o facto de muitas vezes os empreendedores iniciarem um negócio com um orçamento muito limitado não é uma contrariedade mas antes uma vantagem competitiva. Na prosa, Daymond dá pistas sobre como é que os empreendedores com poucos recursos financeiros podem atingir o sucesso. O livro está disponível na Amazon aqui.

 

2. Um forum para startups: Bright Journey

No início de vida das ‘startup’, os empreendedores são assolados com dúvidas sobre problemas práticos do dia-a-dia que vão surgindo na implementação do seu negócio e também sobre os caminhos que os seus negócios devem seguir. Quando os empreendedores são acompanhados por mentores ou estão a ser apoiados por incubadoras ou aceleradores, algumas dessas dúvidas são facilmente solucionadas. Mas quando não existe esse apoio, onde procurar ajuda? A comunidade Bright Journey pode ser uma solução. Esta comunidade online funciona como um fórum de partilha de ideias, mas sobretudo de partilha de dúvidas sobre o mundo dos negócios. Qualquer pessoa pode colocar uma questão, qualquer pessoa pode responder. O fórum é gerido por um conjunto de empreendedores. Questões sobre a propriedade intelectual; os registos de empresas; ou mesmo que benefícios podem ser oferecidos aos colaboradores de uma ‘startup’ são exemplos das dúvidas que estão no topo da discussão no Bright Journey. Mais informações aqui.

 

3. Um ‘podcast’: Entrepreneur on fire

Há sempre tempo e espaço para aprender coisas novas. Seja enquanto faz uma viagem de carro ou de transportes públicos, ou mesmo durante uma pausa no trabalho. Com os ‘podcasts’ poderá ficar a conhecer as grandes tendências do marketing, da gestão das redes sociais, da liderança e inovação que os grandes gurus do empreendedorismo partilham. Existem centenas ‘podcasts’ centrados no mundo dos negócios que poderá acompanhar, mas o Saldo Positivo escolheu este. Recomendado pelo portal Entrepreneur e pelo portal INC, entre outros, o ‘podcast’ ‘Entrepreneur On Fire’ destaca-se pelo facto de o apresentador John Lee Dumas entrevistar todos os dias empreendedores com histórias inspiradoras para contar. Com uma visão realista das dificuldades que o caminho do empreendedorismo implica (com muitos fracassos e insucessos à mistura), o programa consegue dar uma perspetiva humana e encorajadora do mundo do empreendedorismo.

 

4. Uma ‘app’: Wokflow

É certo e sabido que o melhor amigo de um empresário ou gestor é o seu ‘smartphone’. Através das inúmeras aplicações disponíveis é possível gerir uma empresa a partir do telemóvel. E como uma das muitas dificuldades de quem está a lançar um negócio é a gestão do tempo e de prioridades, selecionámos o Workflow como uma ‘app’ que os empreendedores devem ter instalada nos seus telemóveis. A BusinessInsider considerou esta aplicação como uma das mais inovadoras no ano passado. A ‘app’ permite criar um botão para qualquer tipo de atividade regular que tenha de realizar. Basta um simples clique para que a tarefa seja executada. Disponível apenas para iPads e iPhones, por 2,99 euros. Mais informações aqui.

 

5. Um evento: A Web Summit

Em 2016, e pela primeira vez, Lisboa acolheu o maior evento de tecnologia, empreendedorismo e inovação da Europa. Perto de 1.500 ‘startups’ de todo o mundo estiveram presentes na Web Summit para dar a conhecer os seus negócios a mais de 1.300 investidores. Foi um evento perfeito para os empreendedores portugueses fazerem ‘networking’ com ‘players’ importantes do mundo das ‘startups’, mas também para ganharem exposição mediática nacional e internacional para os seus negócios. Por todas estas razões, é um evento ao qual os empreendedores não devem faltar. Em 2017 este evento vai voltar a realizar-se em Lisboa, entre os dias 6 e 9 de novembro. Os bilhetes para a próxima edição já estão à venda. Mais informações aqui.

 

6. Um blog: Seth Godin

Seth Godin é empreendedor e autor de diversos ‘best-sellers’ na área do marketing. Mas a par dos livros, a popularidade de Godin advém também do seu blog. Recomendado pela BusinessInsider,  pelo portal INC e pelo Wisebread, entre outros, o blog de Godin caracteriza-se por os seus posts serem curtos e de rápida leitura, sempre um conselho ou uma reflexão prática sobre um tema chave de empreendedorismo. Aqui poderá tomar conhecimento das novas tendências do marketing.

 

Leia também os seguintes artigos:

– O que é e como se faz um aumento de capital?

-Três indicadores financeiros que deve dominar se quer atrair investidores

– Cinco indicadores para avaliar as finanças da sua empresa

– ABC do Empresário: O que é o break-even?

– Como elaborar um mapa de tesouraria?

– Conciliação bancária: Como fazer passo a passo

– Como financiar a sua empresa com o recurso ao papel comercial?

– Como gerir a sua empresa através de um smartphone?

– Como travar os pagamentos em atraso na sua empresa

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB
PUB
PUB