7 livros que ensinam mais sobre gestão do que um MBA

Conheça os livros que trazem conceitos práticos e podem ser mais eficazes do que um curso de MBA.

livrosartigoHá especialistas que dizem que a leitura de um bom livro pode trazer mais valor ao empreendedor (com informações mais práticas e aplicação imediata) do que anos em aulas teóricas e apresentações de trabalhos nas universidades. O portal de empreendedorismo, Inc, recomenda a leitura de sete clássicos sobre gestão.

 

 

  1. 1. O Maior Vendedor do Mundo

Autor:  Og Mandino

Hafid é um humilde guardador de camelos que enriquece rapidamente. É com base na sua história de vida, na sua capacidade de vender e no sucesso do negócio que Og Mandino escreve a sua obra. Motivação, sucesso e desenvolvimento pessoal são alguns dos temas retratados. O livro é considerado o “guia clássico da filosofia do vendedor”.

 

2. Quem Mexeu no meu Queijo?

Autor:  Spencer Johnson

O livro conta a história de dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho que vivem num labirinto à procura por queijo, que os alimenta e os faz felizes. O queijo é uma metáfora daquilo que todas as pessoas sonham para a vida, bom emprego; um relacionamento amoroso; dinheiro e saúde. Nesta história, os personagens defrontam-se com mudanças inesperadas, sendo que cada um deles reage de forma diferente perante as dificuldades e mudanças que surgem ao longo da narrativa.

 

3. O Homem é aquilo que ele pensa

Autor:  James Allen

É considerado um dos melhores 10 livros motivacionais de sempre e a base de carreira de sucesso de muitos empresários. Foi publicado em 1902 mas continua atual. A obra passa ensinamentos importantes para o mundo dos negócios e lança frases-chave para os seus leitores como a que aqui se anuncia: “não são as circunstâncias que fazem o homem mas são elas que revelam o homem a ele mesmo”.

 

4. Gestor Um Minuto

Autor:  Kenneth Blanchard and Spencer Johnson

Várias empresas no mundo já adotaram o programa revolucionário criado por Kenneth Blanchard e Spencer Johnson. O manual tem três regras básicas, muito fáceis de serem aplicadas: “objetivos minuto”, “elogios minuto” e “repreensões minuto”. Segundo os autores, o método produz excelentes resultados numa empresa e num curto espaço de tempo.

 

5. Pai Rico, Pai Pobre

Autor  Robert T. Kiyosaki

É um livro importante sobre educação financeira e dá dicas sobre como poupar, controlar gastos e até explicar aos filhos como funciona o dinheiro. O autor pretende desmitificar a ideia de que uma pessoa que tenha trabalho e salário fixo tem mais segurança financeira. Neste livro, a autodisciplina é um fator fulcral para o sucesso.

 

6. Como mentir com as estatísticas

Autor:   Darrell Huff

Darrell Huff introduz o leitor nas subtilezas das amostras (aleatórias), as médias (incluindo a média, a mediana ou a moda), os erros (prováveis, padrão ou não intencionais), gráficos, índices e outras ferramentas de persuasão democrática. O autor pretende abrir os olhos dos leitores para a forma como a estatística é evocada por tudo e por nada, na política, na economia ou na publicidade. Depois deste livro, vai ficar mais atento a todos os truques que as pessoas utilizam para manipular os números e, consequentemente, a verdade sobre os fatos.

 

7. The Elements of Style

Autores:  William Strunk Jr. e E.B. White

Na era da comunicação digital e das abreviaturas nos ‘chats’ das redes sociais, este livro é um excelente exercício de escrita e aprendizagem. Contém regras de gramática que podem ajudá-lo a escrever corretamente, tal como na época que estava na escola. É fundamental que um empreendedor saiba comunicar e tenha uma escrita clara, simples e objetiva para o seu público.

 

Leia também os seguintes artigos:

 – 10 dicas para escolher o melhor MBA

– O que ler para investir

– 10 livros sobre literacia financeira

– Poupe dinheiro na compra de livros

– Como obter uma bolsa de estudo?

-Lições financeiras que deve saber antes de ir para a universidade

Uma resposta a “7 livros que ensinam mais sobre gestão do que um MBA”

  1. Armindo

    Já agora acrescentava uma compilação de 5 livros escritos pelos mais avançados cientistas nas áreas do Ser Humano e da Vida em Geral com ultima edição em 1960 “inédita” e que estão no momento atual 50 anos à nossa frente intitulada “HIGIENE MENTAL E RELAÇÕES HUMANAS”

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

  • FERRAMENTAS

    PUB
    PUB
    PUB