Estagiar no estrangeiro: Conheça o InovContacto

Abriram esta semana as candidaturas aos estágios no estrangeiro do Inov Contacto. Saiba como apresentar uma candidatura.

INOV ContactoEstão abertas as candidaturas ao Inov Contacto, o programa de estágios internacionais promovido pela AIECP Portugal. No total, há cerca de 300 vagas para estágios dirigidos a jovens com formação superior, que tenham vontade de ter uma experiência profissional fora de Portugal. Os interessados podem submeter a sua candidatura até ao dia 15 de setembro. Se é um dos interessados saiba como fazê-lo.

 

1. O que é o Inov Contacto?

Como já foi referido, é um programa de estágios internacionais, que tem como principal missão a qualificação dos jovens num contexto internacional. É promovido pela AIECP e tem o apoio da União Europeia. Ao longo dos últimos 20 anos, o Inov Contacto já promoveu mais de cinco mil estágios em mais de mil entidades, espalhadas por 78 países diferentes.

 

2. A quem se destina?

Para se poderem candidatar, os jovens têm de cumprir com vários requisitos obrigatórios. Entre eles, destacam-se os seguintes: ter idade igual ou inferior a 29  anos à data do início do estágio; ter qualificação superior (concluída); ser fluente em português, em inglês e, de preferência, em outro idioma; não trabalhar, nem estudar, nem estar a frequentar formação. Uma informação importante: todas as áreas de formação são aceites. No entanto, a organização do programa dá preferência aos candidatos das seguintes áreas: gestão/economia, marketing, engenharias, tecnologias de informação.

 

3. Posso escolher o país onde quero estagiar?

Os jovens candidatos não podem escolher as entidades onde vão fazer o estágio internacional, nem os países de destino. Essa seleção é feita pela AIECP, que faz o cruzamento dos perfis dos candidatos aptos com os planos de estágio apresentados pelas entidades inscritas no Inov Contacto.

 

4. Quanto tempo duram os estágios?

De acordo com a informação que consta no site da AICEP Portugal, os estágios podem durar entre seis e nove meses. Sendo que o programa está estruturado em três fases distintas: a primeira é feita em Portugal e consiste num curso de preparação das práticas internacionais. A segunda fase é realizada no estrangeiro. E, por último, quando os estagiários regressam a Portugal frequentam um seminário de encerramento do programa.

 

5. Como se apresenta uma candidatura?

Os interessados podem apresentar a sua candidatura até às 15 horas do dia 15 de setembro de 2016. Sendo que o processo é feito exclusivamente pela internet, através do Portal  Inov Contacto. Os candidatos têm de preencher o formulário de candidatura e apresentar ainda a informação exigida (Ex: certificado de habilitações, comprovativo das Finanças e da Segurança Social em como tem a sua situação regularizada perante estas entidades, currículo em modelo Europass)

 

6. Que apoios são dados?

Os jovens que integrem o programa Inov Contacto têm direito a uma bolsa, tanto na fase em que ainda estão em Portugal como na fase em que estão a estagiar no estrangeiro. Os apoios são os seguintes:

– Uma bolsa mensal equivalente a duas vezes o IAS (indexante de Apoios Sociais), desde o primeiro ao último dia de estágio (1ª e 2ª fases).

– Durante a 2ª fase de estágio a bolsa será complementada com um subsídio de estadia de permanência no exterior,

– Seguro de acidentes de trabalho e de acidentes pessoais durante todo o estágio, e complementado por um seguro de saúde, durante o período de residência no estrangeiro;

  – Viagem de ida e volta, entre Portugal e o local de estágio.

Veja nesta tabela quais os valores mensais que os estagiários (da edição do Inov Contacto que ainda está a decorrer) estão a receber.

 

Leia também os seguintes artigos:

– Oito sites para quem quer estudar no estrangeiro

– Estudantes Universitários: Seis passos para organizar as suas contas

– 10 ditados que incentivam a boa gestão das poupanças

– Como o programa Erasmus pode ajudá-lo a conseguir um emprego

– Como obter uma bolsa de estudo?

– Onde procurar ajuda se vai emigrar?

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB