- Saldo Positivo - http://saldopositivo.cgd.pt -

European Money Quiz 2019 abre inscrições

Literacia Financeira
European Money Quiz

As escolas nacionais estão já a mobilizar-se para marcar presença nesta I etapa do concurso, de onde resultará a seleção dos dois candidatos a quem caberá representar Portugal na grande final de Bruxelas, a 7 de maio. A Associação Portuguesa de Bancos (APB) já confirmou a presença de mais de 50 escolas nacionais mas, até 8 de fevereiro, data de fecho das inscrições, este volume poderá aumentar.

O concurso destina-se a alunos entre os 13 e 15 anos que, através das suas escolas, podem participar na prova nacional e assim habilitarem-se a uma viagem a Bruxelas para a grande final europeia. As inscrições têm um número limitado de vagas, com as escolas a garantir a sua presença nos portais do Banco de Portugal (BP) e da Associação Portuguesa de Bancos (APB).

O primeiro ano desta competição, em 2018, elegeu a dupla polaca como a mais bem preparada sobre Literacia Financeira. Os dois alunos, de 14 anos de idade, foram escolhidos pela escola vencedora no concurso nacional e acabaram por ganhar a final de maio em Bruxelas. A ideia é que, da etapa nacional, com uma participação coletiva de cada escola, resulte a dupla de estudantes a eleger na etapa seguinte.

O European Money Quiz é um jogo em formato digital, disponível para computador e smartphone que, com base na plataforma Kahoot, coloca em competição direta milhares de alunos a nível europeu, pondo à prova os seus conhecimentos em áreas como a poupança, sobre-endividamento, segurança online e gestão das finanças pessoais.

Este jogo foi criado pela Federação Bancária Europeia (EBF), que integra as associações de bancos da Europa, entre elas a Associação Portuguesa de Bancos, para fomentar a educação financeira junto dos mais jovens. O projeto é poor sua vez acompanhado pelo Grupo de Trabalho Nacional para o tema da Literacia Financeira, protagonizado pelos bancos a operar no nosso mercado –  com destaque para a Caixa Geral de Depósitos [1]-, e que visa fomentar o grau de literacia financeira das famílias e dos mais jovens.

 

Saiba mais em https://www.ebf.eu/europeanmoneyquiz/