Faça as férias com que sempre sonhou

Saiba como poupar para ter as férias com que sempre sonhou.

As férias com que sempre sonhou são normalmente caras e envolvem destinos aos quais só se vai uma vez na vida. Com a crise à porta, poderá pensar que nunca irá ter as férias que lhe enchem o imaginário aventureiro, como por exemplo um cruzeiro de luxo pelas ilhas gregas ou um safari por terras africanas. Contudo, não desespere.

Apesar dos tempos difíceis da economia portuguesa e das incertezas na economia mundial, não há memória de uma crise financeira que não tenha terminado, nem há registo de uma crise económica que não tenha sido ultrapassada. Além disso, se seguir as pistas certas e concretizar objectivos rigorosos, as suas férias de sonho poderão estar bem mais perto de se concretizarem. O Saldo Positivo indica-lhe algumas alternativas para conseguir realizar as férias com que sempre sonhou.

A concretização das suas férias de sonho poderão estar mais perto através de uma boa estratégia de investimento.

Amealhe dinheiro

Como a probabilidade de acertar no Euromilhões é de 1 em cada 116.531.800 vezes (200 vezes superior a ser atingido por um raio), talvez seja melhor pensar em encontrar alternativas para conseguir alcançar pela sua mão as suas férias de sonho. Existem algumas alternativas que devem ser consideradas, consoante o seu perfil de risco. Se é um investidor mais arrojado, informado e que lida bem com o risco, as acções e os fundos de investimento podem ser produtos a equacionar. Se foge das oscilações bolsistas, talvez o melhor seja apostar nos depósitos a prazo ou nas obrigações, activos financeiros com risco mais baixo que as acções. O espaço temporal também é bastante importante para escolher qual será a melhor maneira de fazer crescer o seu dinheiro para as tão ambicionadas férias de sonho.

As rendibilidades anuais históricas do índice bolsista nacional, PSI-20, situam-se perto dos 6 por cento,  e são um bom aliciante para equacionar o seu plano para as férias de sonho. No entanto, é preciso ter cuidado quando investe em acções, já que as rendibilidades passadas não garantem resultados futuros e o seu capital ficará ao sabor dos humores dos mercados financeiros. O investimento através deste instrumento financeiro é arriscado e apenas é aconselhado para longos períodos de investimento, acima de 5 anos, uma vez que a volatilidade das bolsas pode corroer o dinheiro em prazos curtos, como os últimos anos de crise financeira mostram. Se os retornos bolsistas passados do índice PSI-20 se repetissem anualmente, um investidor que tivesse exposição ao índice PSI-20 e que aplicasse 1500 euros, teria no final de 5 anos cerca de 2000 euros, um forte contributo para as suas férias paradisíacas.

Se prefere jogar pelo seguro, os depósitos a prazo são bons passaportes para os sonhos. Apesar de as taxas de juro de depósitos se apresentarem em máximos dos últimos anos, o investimento para conseguir ir na sua viagem de sonho, terá de ser a longo prazo. Segundo o boletim estatístico apresentado pelo Banco de Portugal, a média da taxa de juro para novos depósitos situou-se nos 3,13%, em Abril. Assim, para atingir os 2000 euros, investindo 1500 euros, terá que esperar 10 anos.

Destinos possíveis

Certamente que tem as suas férias de sonho pensadas. Ainda assim, o Saldo Positivo deixa-lhe alguns destinos exóticos para aguçar o apetite ao seu imaginário de viagem.

Se a sua paixão é o alto mar, talvez fazer um cruzeiro seja o seu maior sonho. Viajar no maior cruzeiro do mundo, o “Oasis of the Seas”, poderá ser o seu maior desejo. Este cruzeiro tem capacidade para 5400 pessoas e faz a sua rota pelo mar das Caraíbas.

Se a sua ideia de férias de sonho são as praias paradisíacas, então certamente quererá desfrutar das melhores praias do mundo. Águas límpidas, corais deslumbrantes, sol e umas bebidas frescas deverão fazer de si a pessoa mais feliz do mundo. Os destinos de eleição poderão ser as praias mediterrânicas ou as das Caraíbas.

Se em vez da calma da praia prefere aventuras mais vibrantes em destinos mais exóticos, os safaris africanos serão os mais indicados para si. Assim, entrará em contacto com a mãe natureza e poderá ver ao vivo o habitat natural de muitos animais selvagens. Aqui, os destinos poderão ser o Quénia, a Tanzânia, a Zâmbia entre outros países do continente africano.

Mas se é amante dos transportes, sobretudo dos comboios, o destino ideal não deve andar longe do Transiberiano. Esta é a viagem de comboio mais conhecida do mundo, que na sua rota original liga Moscovo a Vladivostok. Existem ainda outras rotas, como por exemplo de Moscovo para Pequim. Certamente será uma viagem única, com sensações inesquecíveis.

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB