Faça você mesmo: Quatro redes sociais onde pode tirar ideias

Pinterest, instagram, youtube ou o tumblr. Veja como pode tirar partido destas redes sociais para tirar ideias para projetos 'do it yourself'.

redessociaisartigoReutilizar, reaproveitar, rearranjar e economizar. O contexto económico dos últimos anos conduziu a um consumo mais consciente e à adoção de um estilo de vida mais frugal. O consumidor, pelo facto de ter menos recursos financeiros, tem cortado nos gastos e apostado em práticas mais amigas da carteira e também do ambiente. O movimento ‘do-it-yourself’ (faça você mesmo) é uma das manifestações máximas desta nova tendência, que consiste em aproveitar objetos que já tem em casa e dar-lhes um novo ar e uma nova utilização.

Na internet pode encontrar vários ‘sites’ onde pode descobrir novas formas de redecorar a cozinha sem gastar praticamente dinheiro ou fazer presentes de Natal para oferecer à família e amigos. Porém, se é um adepto do movimento “faça você mesmo”, o ideal é seguir páginas de redes sociais que tenham novidades sobre o assunto, novas técnicas e novas ideias. Fique a conhecer quatro redes sociais e páginas onde pode ir buscar inspiração.

 

1. Pinterest

Se gosta de estar a par das últimas e mais inovadoras ideias de ‘do-it-yourself’ (DIY), o Pinterest é a rede social ideal para si. Trata-se de uma plataforma que vive da imagem e por isso pode ser considerado o paraíso do DIY. Aqui pode partilhar conceitos, encontrar ideias e imagens e seguir grupos/pessoas que tenham os mesmos interesses, como comida, roupa ou sapatos. Imaginando que encontra uma imagem com uma ideia interessante, que pretende colocar em prática quando tiver tempo, poderá fazer o ‘repin’, ou seja, colocar essa imagem no seu mural, por forma a conseguir encontra-la quando quiser.

Se colocar a designação “DIY” ou “Faça Você Mesmo” no motor de pesquisa, o Pinterest irá filtrar todos os tutoriais dedicados ao tema. Se encontrar um utilizador que goste poderá “segui-lo” e, a partir daí, tudo o que publicar aparecerá na sua plataforma. Fique a conhecer algumas as páginas do Pinterest que deverá ter “debaixo de olho”.

 

Saiba mais aqui:

  • Martha Stewart LivingSe quer transformar os seus acessórios em novos adornos espreite esta página da veterana Martha Stewart.
  • Real SimpleEsta página feita pelos editores da revista feminina Real Simple, apresenta boas ideias de reaproveitamento de objetos antigos.
  • LearnVest: O site de organização financeira tem inúmeras dicas de poupança para o dia-a-dia. Na sua página de Pinterest pode encontrar dicas de organização e decoração que lhe podem ser úteis.

 

2. Tumblr

Caso se inscreva nesta rede social também pode encontrar muitas ideias do movimento ‘do it yourself’. O Tumblr é um sistema de rede social e ‘microblogging’ que permite aos utilizadores partilhar ‘links’, textos, vídeos e, principalmente, fotografias.

Além de ter a possibilidade de ter o seu próprio blogue onde poderá postar o que bem entender, pode seguir outros blogues que lhes interessem. Aqui ficam alguns blogues que pode ter interesse em seguir.

 

Saiba mais aqui:

 

3. Youtube

É uma rede social que dispensa apresentações, uma vez quase todas as pessoas que utilizam computadores e internet já utilizaram este canal de vídeos por algum motivo. Aqui pode encontrar informação de toda a natureza, nomeadamente vídeos de faça você mesmo. Aqui ficam alguns exemplos de canais com tutoriais de faça você mesmo que vale a pena seguir.

Saiba mais aqui:

 

4. Instagram

Existem muitas páginas desta plataforma dedicadas a temas de “faça você mesmo”. Mesmo que não encontre todos os passos para chegar ao resultado final, encontrará muitas sugestões e links para os respetivos sites. Por ser uma rede social dedicada à fotografia é possível encontrar verdadeiras peças de arte, deixando-o com vontade de por mãos à obra.

Para além de poder “seguir” as personalidades que mais admira, o instagram também vive das ‘hashtags’. Ou seja, se fizer uma pesquisa com este sinal e a palavra que pretende pesquisar irá aparecer-lhe tudo o que foi publicado sobre esse tema. Por exemplo, se quiser pesquisar por DIY, basta colocar “ #diy “. Conheça algumas contas de instagram que deve seguir se é amante do DIY.

 

 

Leia também os seguintes artigos relacionados com o mesmo tema:

– Como renovar a sua casa sem gastar muito dinheiro

– Faça você mesmo: Seis sugestões de presentes de Natal

– 13 sites de “Faça Você Mesmo” que podem ajudá-lo a poupar neste Natal

 

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB