Feriados e pontes em 2017: Comece a preparar as miniférias

O próximo ano vai ser fértil em fins de semana prolongados. Agarre no calendário, faça contas e comece já a planear nas possíveis miniférias.

pontes1O próximo ano vai ser fértil em fins de semana prolongados. Existem inúmeros feriados que calham a terças ou quintas-feiras, podendo os portugueses começar a fazer contas aos dias de férias que querem colocar para poderem gozar de várias miniférias ao longo de 2017. Conheça doze oportunidades que terá para tirar uns dias extra de licença. Saiba como poupar nas férias.

 

Carnaval: 28 de fevereiro

O dia de carnaval não é um feriado oficial, pelo que o gozo do mesmo depende de decisão da empresa onde trabalha. No entanto, muitas empresas privadas costumam seguir o exemplo do Governo que, no ano passado, deu tolerância de ponto aos funcionários públicos. Assim, se a companhia onde trabalha der o feriado de carnaval, que se celebra sempre a uma terça-feira, poderá tirar o dia 27 de fevereiro para um fim de semana prolongado.

 

Páscoa: 14 de abril

É tradição: muitos portugueses aproveitam a Páscoa para fazer as primeiras miniférias do ano. Em 2017, a Sexta-feira Santa celebra-se a 14 de abril, pelo que poderá começar a fazer planos para esta data. Quanto mais cedo tomar uma decisão relativa ao destino melhor, porque muitos hotéis aproveitam esta época para aumentar um pouco os preços.

 

Dia da Liberdade: 25 de abril

O Dia da Liberdade celebra-se, em 2017, a uma terça-feira. Os portugueses que preferem passar a Páscoa em família, optam muitas vezes por aproveitar esta oportunidade para dar uma escapadela. Se o fizer com a devida antecedência, poderá tirar o dia 24 de abril (uma segunda-feira) e gozar de quatro dias de descanso.

 

Dia do Trabalhador: 1 de maio

Se não conseguiu tirar a segunda-feira antes do dia 25 de abril, pode aproveitar o dia um de maio, que calha a uma segunda-feira. Assim, todos os portugueses têm direito a três dias de descanso, sem ser necessário recorrer a dias de férias.

 

Corpo de Deus: 15 de junho

O Dia do Corpo de Deus é um feriado nacional religioso que é celebrado sempre a uma quinta-feira. Em 2017, comemora-se no dia 15 de junho. O verão está à porta e esta pode ser a altura perfeita para tirar um dia de férias (16 de junho) e gozar o calor que já se costuma sentir.

 

Santos populares: 13 de junho ou 29 de junho

Os mais festeiros podem preferir tirar umas miniférias nos santos populares. O Santo António celebra-se a 13 de junho, que é uma terça-feira, e o São Pedro calha a uma quinta-feira (dia 29 de junho). É certo que estes não são feriados nacionais, mas os habitantes nos concelhos que os celebram podem tirar uns dias de descanso. Em 2017, os portugueses que gozam do feriado de São João estão com menos sorte, uma vez que o dia 24 de junho calha um sábado.

 

Dia da Assunção de Nossa Senhora: 15 de agosto

O feriado da Assunção de Nossa Senhora comemora-se todos os anos no dia 15 de agosto e em 2017 calha a uma terça-feira. Sendo este um dos meses de eleição dos portugueses para tirarem férias, podem guardar, assim, um dia de férias para gozar mais tarde. Se não costuma tirar férias nesta altura, pode aproveitar o pico do calor para fazer um fim de semana prolongado.

 

Dia da Implantação da República: 5 de outubro

Em Setembro não há feriados, nem oportunidades para fazer uma ponte. No entanto, logo no início de outubro (dia 5) comemora-se o Dia da Implantação da República. Em 2017, este feriado calha a uma quinta-feira, podendo tirar a sexta-feira seguinte (dia 6 de outubro), para aproveitar quatro dias de férias.

 

Dia de Todos os Santos: 1 de novembro

O Dia de Todos os Santos é comemorado todos os anos no dia 1 de novembro e em 2017 calha a uma quarta-feira. Se ainda tiver dois dias de férias para gozar, aproveite agora para tirá-los (segunda e terça ou quinta e sexta) e usufruir de cinco dias de descanso.

 

Restauração da Independência: 1 de dezembro

Em dezembro existem três feriados. O primeiro começa logo no dia 1 de dezembro, que é quando se comemora a Restauração da Independência. Em 2017, calha a uma sexta-feira, permitindo, assim, a todos os portugueses gozarem de três dias de folga.

 

Dia da Imaculada Conceição: 8 de dezembro

Exatamente uma semana, depois do dia da restauração da independência, comemora-se o Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro). Mais uma vez, calha a uma sexta-feira, o que faz com que, por duas semanas consecutivas os portugueses trabalhem apenas quatro dias por semana.

 

Dia de Natal: 25 de dezembro

É o último feriado do ano e, para muitos, o mais simbólico de todos. Em 2017, o dia de Natal comemora-se a uma segunda-feira, perfazendo três dias para preparar as comemorações de Natal sem grandes pressas. Alguns portugueses optam por comemorar esta quadra de forma diferente e preferem tirar uns dias de férias para passar em família. Se é o seu caso, prepare-se o quanto antes, porque muitas unidades hoteleiras esgotam nestas datas.

 

Leia também

Oito passos para construir um orçamento para férias

Quatro atividades gratuitas para fazer com as suas crianças

Três formas de poupar no alojamento em férias

 

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB