Férias de mochila às costas

Se as aulas já acabaram é altura de partir para férias. Aproveita as ofertas jovens e fica a conhecer a Europa.

É Verão, a época é de férias e os exames já terminaram. Uma mochila, um saco cama, uma tenda, algum dinheiro e pouco mais são precisos para partir à descoberta do mundo. Não penses em hotéis de cinco de estrelas nem em bilhetes de avião em classe executiva. Para quê gastar 300 euros num bilhete de avião para Itália, se com o mesmo dinheiro podes comprar um bilhete de InterRail que te permite viajar pela Europa toda?

Cartão Jovem

Se queres viajar pela Europa, ficar hospedado em pousadas da juventude, explorar os caminhos de Portugal e pernoitar em parques de campismo, deves aderir ao Cartão Jovem. Este cartão, que dá descontos aos jovens, é agora válido até aos 30 anos e pode ser requerido entre os 12 e os 29 anos. Com um custo de subscrição de oito euros, podes solicitar o teu e durante 12 meses teres acesso a variadíssimos descontos nos preços de transportes, alojamento, restauração, parques temáticos, cinemas, museus e monumentos, desporto, estética e educação.

Se vais viajar, o Cartão Jovem é bastante útil, pois podes ter descontos nos custos de Pousadas da Juventude, quer em Portugal, quer no estrangeiro, nos passes de InterRail, nos bilhetes de comboio a nível nacional e europeu, na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, em festivais de verão da produtora Música no Coração, etc.

O Cartão Jovem é uma iniciativa nacional e de âmbito europeu que existe desde 1986 e que te dá vantagens em várias áreas.

 

Pousadas da Juventude

Por pouco mais de dez euros por noite, podes escolher entre as 54 pousadas da juventude existentes de Norte a Sul de Portugal, incluindo as ilhas, para passares as tuas férias. O Cartão Jovem ainda te dá 15 por cento de desconto.

Nas pousadas, podes desfrutar de variadíssimas actividades, tais como piscina, bicicleta, canoagem, sala de jogos, paintball, etc. Mas não precisas de ficar apenas em território nacional, pois se partires à descoberta da Europa, poderás contar também com uma vasta rede de alojamentos concebidos a pensar nos jovens, tal como existe em Portugal, conhecidos internacionalmente por Hostels.

 

Aloja-te num sofá

Se o que procuras é um sítio barato para dormir, podes experimentar o Couchsurfing. O funcionamento é simples, basta inscreveres-te em sites na Internet e procurar uma cama, um pedaço de chão ou um sofá para passares a noite nos sítios por onde decidas viajar. Nesses sites o Couch Surfer cria um perfil onde faz a sua descrição, mostra a sua disponibilidade em acolher turistas, quais os requisitos que impõe e as condições que oferece. Normalmente quem procura um sofá em terra estrangeira, também oferece um em sua casa.

Quem já experimentou, diz que é uma experiência rica e segura. Actualmente, a comunidade de viajantes é composta por pessoas de todo o mundo que disponibilizam um sofá e procuram outro enquanto viajam. Quem quiser experimentar esta maneira diferente de viajar, pesquise Couchsurfing, Global Free Loaders ou Hospitality Club.

 

Voos Low Cost

Actualmente, existem cerca de cem companhias aéreas com voos baratos para vários países. Mesmo que a alimentação não esteja incluída no preço do bilhete, ou que exista limite de bagagem por passageiro, os preços são bastante competitivos, a ponto de conseguires comprar passagens ida e volta por menos de dez euros.

Basta fazer uma pesquisa rápida pela Internet para aceder a inúmeras promoções.  Todos os dias surgem várias promoções a preços baixos para os destinos mais comuns.

 

InterRail

Poder visitar 30 países na Europa durante um mês seguido por apenas 399 euros, é uma experiência para a vida e uma oportunidade única para explorar a diversidade paisagística e cultural que a Europa oferece.

Para poder comprar um bilhete de InterRail, basta residir há pelo menos seis meses num país europeu, apresentar o Cartão do Cidadão ou o Passaporte e partir em viagem com espírito de aventura, vontade de experimentar novas culturas e conhecer pessoas diferentes.

O Passe InterRail concede igualmente descontos ou possibilita o acesso gratuito a museus, transportes marítimos e fluviais, entre outros. Com o Cartão Jovem tens direito a cinco por cento de desconto no preço do bilhete. Podes optar por conhecer uma ou duas zonas da Europa, ou se preferires, fazer uma viagem global pelo continente europeu. É tudo uma questão de planeares bem a viagem com os teus amigos e definirem previamente os países que querem visitar. Actualmente, conseguem consultar os horários dos comboios, informações sobre hostels, parques de campismo, museus e os pontos atractivos de cada cidade através da Internet. Fica a saber mais sobre as condições, no site oficial do programa InterRail.

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB