Colégio Vasco da Gama vence final nacional Money Quiz

A equipa I do Colégio Vasco da Gama, em Meleças - Belas representará Portugal na Grande Final deste Concurso Europeu que atesta os níveis de literacia...

A equipa I do Colégio Vasco da Gama, em Meleças – Belas representará Portugal na Grande Final deste Concurso Europeu que atesta os níveis de literacia financeira de jovens entre os 12 e 15 anos e decorre em Bruxelas já a 7 de maio

Depois de uma renhida prova em que as 64 equipas finalistas, presentes no Auditório da Universidade de Letras de Lisboa, deram o melhor para responder às 15 questões deste quiz, foi identificada a vencedora nacional.  O anúncio de Rita Machado, coordenadora do Plano Nacional de Literacia Financeira da Associação Portuguesa de Bancos (APB), levou ao palco João Simões e Bernardo del Rio, alunos do 3º Ciclo do Colégio Vasco da Gama, assim como as equipas classificadas em segundo e terceiro lugares. A chamada antecedeu a foto de grupo com todas a presenças, alunos e professores, que acompanharam a grande final nacional do Money Quiz.

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O ambiente à chegada era de alguma ansiedade – com dezenas de jovens adolescentes a acumularem-se nas imediações do recinto. Aguardavam entrada para fecho de uma experiência que, na opinião do presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), António Faria de Oliveira, a intervir no painel prévio de oradores, fomenta valores de referência para o futuro. Nas suas palavras, é importante que estes “jovens aprendam e adquiram conhecimento ao longo de toda a vida, assim como possam manter a sua capacidade de realizar e amar aquilo que fazem”. Uma verdadeira chave na ambição – que devem preservar – para fazer evoluir as sociedades onde se integrarem.

O mote estava dado para o Quiz que decorreu online na APP Kahoot. As perguntas fluíam e daí até ao apuramento das três melhores equipas, as mais rápidas e conhecedoras dos assuntos de literacia financeira, foi um instante. Tudo, sob a orientação de Rita Bogalho e Bruno Ramos, representantes do Junior Achivement Portugal que juntamente com a APB dinamizaram esta iniciativa europeia em Portugal.

Para trás, tinham ainda ficado os depoimentos da subdirectora-geral de Educação, Eulália Alexandre que, em linha com as declarações de Faria de Oliveira, fez notar a fundamental importância de se incrementarem os níveis de literacia financeira dos alunos, como uma valência crítica na sua integração e educação para a cidadania. Matérias que já constam do programa curricular e que “devem contribuir para o perfil do aluno”.

Tiago Aguiar, do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal (BP) falou da fundamental importância que esta preparação cívica deve ter – nomeadamente porque dela “depende a eficiência do sistema”. Ou seja, não basta que os bancos cumpram regras, é fundamental que os consumidores e clientes saibam ler e interpretar essas regras.
A iniciativa encerrou com a intervenção do secretário de Estado da Defesa do Consumidor João Torres que destacou a importância da literacia financeira no Documento Referencial para a Educação do Consumidor. Este documento, destinado às Escolas e seus professores, do pré-escolar ao secundário, visa preparar os futuros consumidores, tornando-os mais conscientes e responsáveis.

 

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Literacia financeira caminha com literacia digital

Fernando Faria de Oliveira falou com o Saldo Positivo à margem desta final nacional e o entusiasmo à volta da ação não podia ser maior. O presidente da APB sublinha a sua enorme relevância e situa-a na agenda da Federação Bancária Europeia para a literacia financeira (cujo grupo de trabalho a APB integra). Destaca “o elevado número de escolas e alunos participantes que induz a um verdadeiro efeito de contágio, nomeadamente junto dos adultos”.

Ainda bem que assim é. Faria de Oliveira é perentório quando diz que “a literacia financeira é hoje um elemento essencial para o desenvolvimento das sociedades. Isto porque “um cliente conhecedor é um cliente que oferece menor risco” e além de um beneficio para as famílias, isto representa garantia adicional na sustentabilidade dos bancos.

Num momento de mudanças tecnológicas, este responsável defende ainda que é preciso “criar condições para se entender impacte e benefícios da digitalização”. E concluiu que, a par da literacia financeira, “a educação digital é também uma prioridade absoluta”.

 

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Alunos empenhados têm professores dedicados

Os professores da escola vencedora dão conta do entusiasmo e grande empenho destas equipas, nomeadamente da vencedora (na fotografia, João Simões e Bernardo del Rio). O professor de geografia, João Jerónimo, que mais diretamente orientou esta dupla de alunos, reforçou o mérito dos jovens que, por sua vez, no curso do seu horário curricular preparam-se para a prova. Um testemunho reforçado por Conceição Piedade, coordenadora do 3º Ciclo.

 

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