Garanta uma casa igual

Subscreva um seguro que cubra a totalidade da sua casa. Assim pode ficar tranquilo.

Se é dono de uma casa, segure-a a cem por cento do valor que teria de gastar para a substituir por uma nova ou para a reconstruir. Assim, em caso de incêndio, explosão ou qualquer outro acidente doméstico grave, consegue repor a situação original, sem ter de pagar as despesas do seu bolso.

casa
Não cruze os braços depois dos imprevistos. Esteja preparado.

O seguro contra incêndio é obrigatório por lei nos apartamentos em regime de propriedade horizontal, cobrindo também os estragos feitos no combate ao incêndio e rescaldo, mas não se fique só por aí. Há outras garantias que pode comprar, habitualmente aglomeradas no chamado seguro multirrisco.

Uma das garantias mais comuns é a cobertura do recheio, que assegura os bens móveis da habitação. Uma boa maneira de se proteger é fotografar e fazer uma breve descrição dos bens mais valiosos, guardando essa informação fora de sua casa ou até online, numa página de acesso fechado. Contabilize o custo de substituição das suas posses em novo e vá actualizando esses valores. Perde algum tempo nesse processo, mas em caso de furto, roubo ou incêndio, tem dados que podem ser preciosos para ser ressarcido das suas perdas.

A responsabilidade civil extracontratual também pode ser coberta (especialmente útil para quem tem filhos, empregados ou animais domésticos). Não precisa de ter muita imaginação para pensar nas despesas em que terá de entrar se os seus filhos forem de jogar à bola na rua, ao pé de montras, por exemplo, se o seu cão morder o vizinho do lado ou se a sua empregada deixar cair uma janela quando a está a lavar. Este seguro cobre as despesas com pedidos de indemnização por danos corporais ou materiais causados a terceiros, no âmbito da vida diária.

Dependendo de aceitação pela companhia de seguros, pode contratar outras garantias, contra actos de vandalismo ou terrorismo, aluimentos de terras, estragos feitos pela água ou outros. Atenção às exclusões do seu seguro: no geral, as seguradoras ficam isentas no caso de tremores de terra, guerras ou tumultos, entre outras situações.

Para saber quanto dinheiro deve segurar, contabilize tudo na sua casa, excepto os terrenos, incluindo o valor das partes comuns em caso de propriedade horizontal. É fundamental que vá actualizando o valor do capital seguro. Porque a sua casa também não vale sempre o mesmo.

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB