Glossário: Conheça o ABC dos seguros

Há muitos termos que deve conhecer para perceber o "segurês". Espreite o glossário de seguros do Saldo Positivo.

glossárioartigoQuando se fala de seguros, há muitas palavras que convém saber o que são. Dá-lhe mais capacidade para entender aquilo que lhe é proposto e simplifica as negociações. Se encontrar mais palavras que não conhece, envie-as para o Saldo Positivo. E nós explicamos.

A

Acidente – Acontecimento súbito imprevisto, de natureza ocasional, que sucede independentemente da vontade do segurado, por razões que lhe são exteriores. Algo que efectiva as coberturas e garantias expressas no contrato do seguro.

Acta adicional – Documento escrito, onde constam as alterações efectuadas às condições da apólice resultantes da decisão conjunta do tomador do seguro e da seguradora.

Actualização automática de capital – Actualização do capital seguro em função das variações das taxas de juro, desconto, inflação, desvalorização de veículo, anos de carta, etc.

Agente de seguros – Mediador que exerce a sua actividade junto de uma ou mais seguradoras.

Agregado familiar – Conjunto de pessoas que coabitem com a pessoa segura, tais como o cônjuge, e ou seus filhos, enteados e adoptados, que correspondam às regulamentações para a concessão do abono de família.

Agravamento do risco – Quando a seguradora decide alterar o risco, por se tornar mais grave aos seus olhos, aumentando assim o prémio do seguro, ou reduzindo as responsabilidades por si aceites.

Alienação – Venda, troca, doação ou qualquer tipo de transferência para outra pessoa da propriedade ou de outro direito sobre determinado bem objecto do seguro.

Anulação – Procedimento jurídico que leva à cessação do contrato por invalidade do mesmo.

Apólice – Documento escrito, comprovativo da existência do contrato estabelecido entre o tomador do seguro e a seguradora, onde constam as condições gerais, particulares e eventualmente especiais.

Arbitragem – Intervenção de uma terceira pessoa, com legitimidade para emitir decisões vinculativas para as partes envolvidas na ausência de acordo entre ambas.

Assistência – Prestação de auxílio aos beneficiários de um contrato. A função mais conhecida é a “assistência em viagem”, que consiste em activar meios para intervir em avarias de automóveis nas vias rodoviárias através de reboques ou assistência técnica, no repatriamento de doentes ou feridos em caso de acidentes, no adiantamento de despesas médicas ou hospitalares, etc.

Continue a ler este artigo na página seguinte

Continue a ler o artigo nas páginas seguintes: 1 2 3 4 | Ver artigo Completo

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB