Goze o Verão tranquilamente

Ao fazer a bagagem, não se esqueça do cartão de saúde e duma farmácia de primeiros-socorros.

Férias são sinónimo de descanso, por isso, é importante que viaje tranquilo, seguro de que deixou a casa protegida ou accionou o seguro em caso de acidente. Como diz o velho ditado, “mais vale prevenir do que remediar”. Ponha-o em prática e verifique se tomou as devidas precauções.

Passaporte Azul

Se escolheu um país comunitário ou a Suíça para passar as suas férias, peça o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CEDS). Também conhecido por “passaporte azul”, este documento assegura a prestação de cuidados de saúde aos beneficiários de um sistema de segurança social de um dos Estados-membros da União Europeia ou Suíça quando se deslocam temporariamente para outro país da Europa.

O “Passaporte Azul” é válido por três anos, em todos os países da União Europeia, Suíça e ainda Islândia, Liechtenstein e Noruega. O cartão garante o acesso aos cuidados de saúde do sector público (consultas médicas, farmácias, hospitais ou centros de saúde públicos). Se for necessário receber tratamento médico num país em que certos cuidados de saúde não sejam gratuitos, o portador do cartão será reembolsado imediatamente ou mais tarde, quando regressar ao seu país de residência.

Consultas especializadas

Ao viajar, pode estar sujeito a um clima diferente, novos ambientes e agentes transmissores de doenças que podem pôr em risco a sua saúde. Desta forma, é imperativo que minimize certos riscos e que tenha alguns cuidados antes e depois de viajar. As consultas de medicina tropical e do viajante são efectuadas por médicos especialistas em doenças infecciosas e em medicina tropical, que dão aconselhamento médico de acordo com o seu estado de saúde, destino e características específicas da sua viagem.

O viajante é informado sobre os riscos de saúde a que estará sujeito e obtém aconselhamento médico sobre as medidas preventivas que deve tomar, nomeadamente sobre vacinação, prevenção de doenças transmitidas por insectos, higiene alimentar, malária e sua profilaxia, diarreia do viajante, outros riscos locais específicos, estojo farmacêutico básico, etc.

Deve ir à consulta do viajante de preferência quatro a seis semanas antes da partida, levando consigo o boletim de vacinas, lista dos medicamentos que toma regularmente, assim como qualquer outra documentação médica que julgue ser relevante.

Existem centros de vacinação internacional por todo o país, que oferecem assistência médica com médicos e técnicos de saúde especializados em medicina tropical e do viajante, onde pode deslocar-se antes de partir em viagem.

Seguro de Viagem

Quando se está longe de casa, ainda é mais aconselhável que tenha um seguro para a eventualidade de sofrer um acidente. Imagine que está num país extra-comunitário, ou nalgum destino exótico. Quem lhe garantirá assistência médica ou transporte em caso de necessidade?

Os seguros de viagem são importantes porque possibilitam à pessoa segura cuidados médicos urgentes, envio de medicamentos de emergência, o adiantamento de fundos em caso de perda da bagagem, meios de traporte e despesas com alojamento.

Apesar do cartão europeu de seguro de doença garantir assistência médica em todos os países da União Europeia e em alguns países europeus, as despesas com deslocações, estadia ou repatriamento não estão incluídas.

Além disso, nunca garante capital por morte ou por invalidez permanente causados por acidentes durante a viagem. No entanto, quem já possui um seguro de vida beneficia geralmente de comparticipação destas despesas extra. Por todas estas razões, é importante que pondere a necessidade de subescrever um seguro de viagem, de acordo com o país de destino e a situação em que viaja.

Farmácia de primeiros socorros

Além dos medicamentos que costuma tomar regularmente, não se esqueça de incluir na bolsa de higiene os seguintes produtos:

* Termómetro;

* Analgésicos e anti-piréticos;

* Regulador intestinal e solução de rehidratação;

* Pomada para eventuais dores musculares;

* Creme preventivo para e de tratamento para pés cansados, queimados ou com bolhas;

* Repelente e pomada para picadas de insectos;

* Protector solar;

* Comprimidos para o enjoo.

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB