Invista na sua formação

A formação ao longo da vida é uma boa aposta para progredir na carreira, para aprender mais e para se sentir mais activo.

Com o actual ritmo de evolução de conhecimentos a formação contínua é essencial para se manter actualizado. E para concorrer com os jovens acabados de formar.

Aproveite todas as hipóteses de formação que lhe surgirem
Aproveite todas as hipóteses de formação que lhe surgirem

Um empregado actualizado é um empregado mais motivado que conseguirá melhores resultados para si próprio em termos profissionais e também para a empresa. Por isso, a formação é vista como um bom investimento para todos e, muitas vezes, são as próprias empresas que oferecem cursos de formação aos seus empregados. Se não for esse o seu caso, pode sempre negociar com a empresa o pagamento do curso – desde que faça sentido para a empresa. Com a previsão de retorno que poderá vir a ter, até pode marcar pontos junto dos seus chefes por dar provas de dinamismo.

Não cruze os braços

Se estiver desempregado, pense na sua situação como uma oportunidade para evoluir. Em vez de ficar sozinho em casa a pensar no que está a perder, faça cursos de formação e, ao mesmo tempo, aproveite para conhecer pessoas diferentes e envolver-se num projecto. Faça cursos na sua área ou numa área diferente. Pense em cursos de línguas, de informática ou de outras áreas que possam fazer sentido para a sua empresa ou carreira profissional, mas também em cursos de socorrismo, de escrita ou de teatro. Todos trazem algo de diferente.

O Instituto de Emprego e Formação Profissional oferece uma vasta gama de cursos de formação, sendo um bom ponto de partida. Outro bom local para começar é a faculdade onde estudou, se tiver sido esse o seu caso. Aí terão seguramente uma oferta de formação pós-graduada na sua área ou noutras.

Se pensa na hipótese de ir para o estrangeiro para aprender nos centros de excelência da sua profissão, o melhor é começar por pesquisar no google. Escreva os termos que pretende pesquisar e fique a par das ofertas existentes.

Diversifique a sua formação

A super especialização pode ter bons resultados, mas é um pouco limitativa. Cruzar experiências e práticas beneficia todas as partes, permitindo multiplicar o famoso think outside the box. É a chamada polinização cruzada em que, tal como sucede com as abelhas, as ideias de uma área são aplicadas a outra e vice-versa para benefício de ambas.

Assim, aprender línguas pode melhorar o seu relacionamento com clientes. Estudar artes pode melhorar a sua capacidade de visualização. Aprender mais sobre informática e a falar inglês são incontornáveis para progredir. Resumindo, quase todas as áreas podem proporcionar ensinamentos que representam benefícios, mesmo que oriundos de áreas que possam parecer estranhas. E, não menos importante, tudo o que fizer que fuja à rotina, pode melhorar o seu bem-estar. Afinal, pessoas motivadas dão melhores resultados às empresas.

Uma resposta a “Invista na sua formação”

  1. Angelina Lupito

    Muito ótimo aprendi muito….

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB