IRS: Oito passos para entregar via internet

O período de entrega de IRS pela internet começa em abril. Conheça já alguns cuidados que deverá ter em conta.

Entregar a declaração de IRS via Internet

Entregar o IRS pela internet tem várias vantagens, como o recebimento do reembolso mais rapidamente. Para além disso é cómodo, pois, para além de não ter que se deslocar fisicamente a uma repartição e esperar horas a fio pela sua vez, as Finanças já têm alguma informação preenchida, como a remuneração, descontos para a Segurança Social e retenção na fonte.

Ao entregar a declaração através da Internet também poderá fazer uma simulação e ficar a saber imediatamente qual o montante de imposto a pagar ou a receber. Se tem optado por entregar a declaração de IRS através desta via, já está habituado aos procedimentos. Mas se este ano é o primeiro em que vai aventurar, então não se esqueça de todas as fases para que tudo corra bem. Conheça os oito passos necessários para a entrega de IRS através da internet.

1. Senha. Verifique se tem a senha de identificação do contribuinte ou se a sua ainda está em vigor. Sem a senha não poderá aceder ao site e preencher a declaração via internet. Tenha também em atenção que se tiver que requisitar uma nova, este processo demora cerca de uma semana, por isso, adiante-se!

2. Documentação. Reúna toda a documentação relativa aos rendimentos auferidos e às despesas que pretenda declarar.

3. Preencher. Entre no Portal das Finanças (www.portaldasfinancas.gov.pt), selecione Cidadãos/Entregar/IRS e escolha a ação pretendida.

4. Verificar. Após preencher a declaração, verifique se os dados pré preenchidos (remuneração, descontos para a Segurança Social, retenção na fonte) estão corretos e corrija-os se for caso disso. Depois de ter verificado e corrigido possíveis erros, clique em validar.

5. Simular. Depois de preencher a declaração e verificado erros, poderá simular o valor do reembolso ou nota de cobrança.

6. Submeter. Apesar de ser opcional, é importante guardar a informação preenchida. Depois deverá submeter a declaração.

7. Corrigir. 48 horas após a submissão já poderá consultar a situação da declaração e corrigi-la, caso tenha erros centrais. Para o fazer tem um prazo de 30 dias após a submissão, através da opção “Cidadãos/Entregar/IRS/Corrigir”.

8. Comprovar. O comprovativo legal da entrega das declarações do IRS através da Internet, pode ser obtido por impressão do documento correspondente à declaração entregue, através da opção: Serviços Online/ Contribuintes/ Comprovativos/ IRS

Rute Gonçalves Marques

5 respostas a “IRS: Oito passos para entregar via internet”

  1. Manuel Dias

    Muitos parabéns pelo esclarecimento, apesar de eu já usar este meio há vários anos penso que é uma ótima ajuda para os muitos que vão começar agora

    Responder
  2. Carlos Lopes

    Escapa-me o ponto 1 relativo à senha.
    Tenho de pedir uma senha ou já a tenho e desconheço?
    Agradeço quem me possa ajudar.
    C.Lopes

    Responder
    • Saldo Positivo

      Boa tarde Sr. Carlos,
      Sim, terá de pedir a sua senha. Poderá fazer este pedido directamente no Portal das Finanças, na área dirigida para os novos utilizadores. O link é o seguinte: https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/adesaoForm.action . Depois de realizado o pedido ser-lhe-á enviada uma carta para a sua casa com a sua senha de acesso. Desta forma, poderá fazer a entrega da sua declaração de IRS pela internet.
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder
  3. Dulce Ramalho

    Dulce Ramalho
    21 de Abril de 2013
    Ainda não percebi como é que se vai guardando as informações à medida que fazemos o preenchimento do irs.
    Se alguém me puder esclarecer, agradeço.

    Responder
  4. adelaide

    Obrigada pela explicaçao!

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB