Há uma nova nota de 50 euros. Saiba o que muda

Esteja atento aos detalhes de segurança das novas notas, para que possa distinguir entre exemplares verdadeiros e falsificações.

O que muda na nova nota de 50 euros?Uma nova versão da nota de 50 euros está em circulação desde 4 de abril. Poderá encontrá-la, por exemplo, ao levantar dinheiro de uma caixa multibanco ou nos balcões das instituições bancárias. Tem notas de 50 euros da antiga série na sua posse? Não se preocupe, porque não é necessário trocá-las por novas. Este é um processo gradual de atualização das notas e, por isso, exemplares antigos e novos serão igualmente aceites na Zona Euro.

Tenha em atenção os novos elementos de segurança, para que possa facilmente fazer a distinção entre notas verdadeiras e falsificações. Para cada nota, toque, observe e incline – assegurando-se assim da sua veracidade.

 

Cinco detalhes da nova nota de 50 euros

1. Impressão em relevo: Passe o dedo pela nota e sinta as pequenas linhas impressas em relevo, presentes nas margens. Além disso, pode ainda tatear a maior espessura da tinta na impressão da imagem principal, das inscrições e do “50” de grande dimensão, que representa o valor da nota.

2. Marca de água com retrato: Observe a nota contra a luz e repare como se torna visível um retrato da deusa Europa, figura mitológica grega. Esta imagem aparece no espaço entre a bandeira da União Europeia e o “50” em verde-esmeralda. Contra a luz, observe também mudanças no desenho principal e nos algarismos representativos do valor da nota.

3. Janela com retrato no holograma: Continue a manter a nota contra a luz, mas concentre agora as atenções na banda holográfica que está na margem. Repare que, na janela da parte superior, surge um retrato da deusa Europa, visível na frente e verso da nota. Quando inclina a nota, aparecem também linhas multicolores na janela, em redor dos algarismos. No verso, a janela apresenta algarismos multicolores.

4. “50” em verde-esmeralda: O número “50”, que surge na parte inferior com cor verde-esmeralda brilhante, apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente, quando a nota está inclinada. Consoante o ângulo de inclinação, poderá ver também uma mudança de cor, do verde-esmeralda ao azul-escuro.

5. Banda holográfica: Incline a nota e poderá ver na faixa prateada holográfica diversos números “50”, uma miniatura do desenho principal e o símbolo do euro (€).

 

Notas de 50 euros_antiga e nova

Para mais informações sobre os elementos de segurança das novas notas, consulte o folheto informativo do Banco de Portugal. Pode também fazer a comparação entre notas de 50 euros antigas e novas no website oficial da série Europa, em português.

 

Sabia que…

A nota de 50 euros é a mais utilizada na zona euro, mas também a mais falsificada.

O custo de produção destas notas varia entre 6 e 10 cêntimos.

 

Novas notas para reforçar segurança

As alterações na nota de 50 euros fazem parte de um esforço do Banco Central Europeu (BCE) para aumentar a segurança contra falsificações. No âmbito desta segunda série de notas de euro, sob o nome Europa, já foram lançadas novas versões das notas de 5, 10 e 20 euros, atualmente em circulação.

Caso faça questão de trocar as suas notas antigas por novos exemplares da série Europa, dirija-se ao balcão de um banco ou ao Banco de Portugal.

 

Calendário da série Europa

A série de notas Europa é a primeira mudança das notas de euro, desde o seu lançamento oficial. Tem este nome devido ao retrato da deusa grega que surge na marca de água e no holograma. Consulte o calendário de entrada em circulação da série, que começou em 2013 e tem sido prosseguido de forma gradual:

Notas de 5 euros – 2 de maio de 2013

Notas de 10 euros – 22 de setembro de 2014

Notas de 20 euros – 25 de novembro de 2015

Notas de 50 euros – 4 de abril de 2017

Notas de 100 e 200 euros – final de 2018 (a confirmar data específica)

 

De fora da nova série ficam as notas de 500 euros. Isto porque o BCE as considera um facilitador de atividades ilícitas, pelo seu valor elevado. Como tal, não só ficam excluídas da nova série, como deixarão de ser emitidas, totalmente, em 2018.

Créditos das imagens: © Banco Central Europeu 

 

Leia também:

Conheça os principais elementos da nova nota de 20 euros

Conheça a nova nota de 10 euros

Conheça a nova nota de 5 euros

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB