Nova diretiva europeia vem revolucionar os seus pagamentos

A Nova Diretiva Europeia de Pagamentos ou DSP2 já foi transposta para o nosso ordenamento jurídico.

 

Um exemplo prático – Mais funcionalidades

Imagine um cenário em que o seu Banco lhe garante a possibilidade de um interface integrado entre as suas diversas contas – mesmo que sedeadas noutros bancos do mercado. Esta funcionalidade de acompanhamento real e integrado de toda a sua vida bancária será uma realidade muito em breve e isto vem trazer-lhe mais transparência; maior volume de informação e benefícios significativos na gestão das suas contas. Trata-se na realidade de um passo importante no sentido de um novo conceito de Open Banking.

 

O que é a Autenticação Forte?

Trata-se de um procedimento de validação da identidade ou do uso do instrumento de  pagamento que permite reduzir substancialmente fraudes em contexto de pagamento. É que esta autenticação vem exclusivamente habilitar operações que cumpram dois dos seguintes passos de validação:

• Um elemento que seja do conhecimento do pagador, ou seja PIN ou password;

• Um elemento que esteja na posse do cliente pagador (pertencente à chamada categoria de posse), por exemplo o telemóvel (com número registado e certificado em seu nome e para onde pode ser, inclusive, enviado um SMS Token – como medida adicional de segurança);

• Um elemento biométrico (pertencente à chamada categoria da inerência), por exemplo uma impressão digital.

Na prática, esta Diretiva obriga a que o cliente bancário passe a autorizar cada pagamento reclamado pelo banco, ou que lhe esteja ser solicitado por uma entidade externa, em várias etapas que passam a salvaguardá-lo de maneira reforçada. Não estranhe por isso que esse pedido de dupla validação lhe possa acontecer muito em breve. Os prestadores de serviços de pagamento ficam obrigados a aplicar esta autenticação a partir de setembro deste ano.

Continue a ler o artigo nas páginas seguintes: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Ver artigo Completo

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB