O que fazer se ganhar o Euromilhões

Saiba o que deve fazer se for um dos contemplados do euromilhões.

euromilhões“O dinheiro não traz a felicidade, mas provoca uma sensação tão parecida que é necessário um especialista para verificar a diferença”. A expressão é atribuída a Woody Allen, mas quase toda as pessoas conseguem relacionar-se com a sua mensagem.

De certeza que lhe passou pela cabeça o que faria caso ganhasse este grande prémio, mas e se acontecesse mesmo? E se a chave milionária, que todos os Europeus desejam, fosse a sua? O que faria primeiro?

Existem algumas histórias públicas de vencedores do Euromilhões para quem o prémio não foi o passaporte para uma vida feliz, mas antes para um pesadelo. Quem não se lembra da recente história do casal de ex-namorados de Barcelos, que estiveram cinco anos em luta no Tribunal, por causa de 15 milhões de euros?

Como esta história existem outras, por isso, para Filipe Garcia, economista do IMF – Informação de Mercados Financeiros -, antes de levantar o dinheiro e começar a esbanjá-lo, o vencedor deverá parar para pensar. “Nesta altura, o principal conselho é que estejam calados e não façam nada que depois se arrependam. Tenham cabeça fria, humildade e fiquem quietos, é muito importante que tenham tempo para perceber o que lhes aconteceu”, diz o especialista. Numa primeira fase, o conselho mais importante é esperar até terem a certeza de que vão receber o dinheiro.

Depois, há uma série de considerações a ter. Segundo o economista, deverá começar a preparar o terreno, para isso deverá informar-se de algumas coisas, como por exemplo: como vai reclamar o prémio?, quanto e quando vai receber?, quanto vai pagar de impostos?, vai receber o valor todo de uma só vez ou vai receber às prestações?

 

Ter o dinheiro em vários bancos

Apesar de ser complicado guardar uma notícia destas só para si, deverá partilhá-la com o menor número de pessoas possível, para evitar abusos de confiança ou conflitos de interesse. Quando tiver levantado o dinheiro, defina um limite máximo anual para esbanjar, refere o economista do IMF.

Um outro economista contactado da área da banca, defende que a fortuna recebida deverá ser dividida da seguinte forma: 80% destina-se a investimentos e 20% será para gastar no que mais lhe aprouver.

Outro  aspecto  importante é que não deverá confiar toda a quantia num só banco, nem deve ouvir apenas um consultor financeiro, sob pena de ser mal aconselhado. Quantos mais especialistas ouvir, melhor informado pode ficar e terá mais capacidades para decidir onde aplicar a recém-adquirida fortuna.

 

Onde investir?

A natureza dos investimentos dependem do seu perfil de investimento e do risco que estão, ou não, dispostos a correr para rentabilizar e preservar o património adquirido. “Os investimentos vão depender de muita coisa, como por exemplo, o nível de literacia financeira do vencedor do prémio e dos seus objetivos de vida”, diz Filipe Garcia. “Há pessoas tão avessas ao risco que não conseguem ter investimentos”, exemplifica.

Para o economista do IMF, antes de investir, deverá fazer um exercício e perguntar-se quais as suas áreas de interesse ou que tipo de risco gosta de correr.

 

Ajudar, mas com moderação

Se quiser ser solidário com os outros, tenha cuidado com a forma como o faz. “As pessoas não vão mudar o mundo. Há a tentação de ajudar as pessoas, mas é um problema porque podem surgir abusos. As pessoas começam a olhar para quem ganhou o Euromilhões como o milionário que os vai ajudar”. Assim, quem pretender ajudar os outros ou contribuir para alguma causa deverá fazê-lo através de uma fundação.

Tributação: Até agora, apenas o valor da aposta era tributado, em sede de Imposto de Selo, à taxa de 4,5%. Mas a proposta do Governo para o Orçamento do Estado para 2013 traz novidades a esse nível. O documento prevê uma taxa de 20% sobre os jogos sociais do Estado, como o Euromilhões.

 

Leia também os seguintes artigos relacionados:

– O Euromilhões vai mudar. Conheça seis alterações deste jogo.

– Quatro factos sobre o Euromilhões

– Calculadora: Quando tem de poupar para ser milionário?

– Como chegar a milionário seguindo as dicas dos gurus

– Ganhe um mini-Euromilhões sem jogar

Uma resposta a “O que fazer se ganhar o Euromilhões”

  1. Maria Caldeira

    Conselhos muito importantes e úteis mesmo que não se ganhe o Euromilhões.

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB