Como pedir reforma antecipada?

Se costuma sonhar com a reforma antecipada, veja o plano Saldo Positivo para o conseguir.

A reforma é uma oportunidade para concretizar alguns sonhos adiados enquanto trabalhava. No entanto, as regras para pedir reforma antecipada e o cálculo da prestação mensal têm sido alteradas, dificultando as reformas antecipadas e diminuindo os valores recebidos mensalmente pelos aposentados.

Reforma Antecipada
Se quiser reformar-se aos 55 anos, conte com um corte de 60% na sua pensão

Antes destas alterações legislativas, o valor da reforma era calculado usando como base a remuneração dos dez melhores anos dos últimos 15. Agora, é utilizada uma média da remuneração de todos os anos da carreira contributiva. Tendo em conta a evolução dos salários ao longo da carreira de uma pessoa e a própria evolução dos salários na economia nacional, é fácil concluir que a pensão que irá receber quando se reformar vai ser inferior ao último salário recebido. No entanto, é possível minorar esta situação, caso comece a planear a sua reforma com alguma antecedência.

Um estudo realizado pelo Banco de Portugal depois das alterações legislativas indicava que, com a nova fórmula de cálculo, as pensões iriam sofrer, em média, uma redução de 20 por cento em relação à media anterior, sendo que este valor varia de pessoa para pessoa. Este texto não vai comparar o último salário recebido com a reforma que irá receber, analisando antes o esforço financeiro necessário para quem queira reformar-se mais cedo e veja a sua reforma diminuir por via das penalizações dos reformados antes da idade legal, fixada nos 65 anos.

Continue a ler este artigo na página seguinte

Páginas: 1 2 3 | Ver artigo Completo

123 respostas a “Como pedir reforma antecipada?”

  1. José Silva

    Boa tarde
    Estou no desemprego de longa duração, tenho 57 anos e 39 de desconto. Gostava de saber qual a percentagem que vou receber no caso de pedir reforma antecipada.
    Obrigado

    Responder
    • Saldo Positivo

      Bom dia Sr. José,
      Para cálculos específicos nós recomendamos que se dirija directamente aos serviços da segurança social da sua área de residência, pois só eles poderão dar-lhe com exactidão os valores exactos da penalização que irá sofrer por estar a pedir a reforma antecipada.
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB