Como pedir reforma antecipada?

Se costuma sonhar com a reforma antecipada, veja o plano Saldo Positivo para o conseguir.

A reforma é uma oportunidade para concretizar alguns sonhos adiados enquanto trabalhava. No entanto, as regras para pedir reforma antecipada e o cálculo da prestação mensal têm sido alteradas, dificultando as reformas antecipadas e diminuindo os valores recebidos mensalmente pelos aposentados.

Reforma Antecipada
Se quiser reformar-se aos 55 anos, conte com um corte de 60% na sua pensão

Antes destas alterações legislativas, o valor da reforma era calculado usando como base a remuneração dos dez melhores anos dos últimos 15. Agora, é utilizada uma média da remuneração de todos os anos da carreira contributiva. Tendo em conta a evolução dos salários ao longo da carreira de uma pessoa e a própria evolução dos salários na economia nacional, é fácil concluir que a pensão que irá receber quando se reformar vai ser inferior ao último salário recebido. No entanto, é possível minorar esta situação, caso comece a planear a sua reforma com alguma antecedência.

Um estudo realizado pelo Banco de Portugal depois das alterações legislativas indicava que, com a nova fórmula de cálculo, as pensões iriam sofrer, em média, uma redução de 20 por cento em relação à media anterior, sendo que este valor varia de pessoa para pessoa. Este texto não vai comparar o último salário recebido com a reforma que irá receber, analisando antes o esforço financeiro necessário para quem queira reformar-se mais cedo e veja a sua reforma diminuir por via das penalizações dos reformados antes da idade legal, fixada nos 65 anos.

Continue a ler este artigo na página seguinte

Continue a ler o artigo nas páginas seguintes: 1 2 3 | Ver artigo Completo

123 respostas a “Como pedir reforma antecipada?”

  1. João Lima

    gostaria de saber quanto eu receberia se me reformar antecipadamente, o valor que eu ganho ilíquido é de 1.103 €/mês

    Tenho 58 anos de idade e 43 de descontos, quanto ficaria a ganhar por mês

    Boa noite e muito obrigado se me puderem ajudar

    Responder
    • saldopositivo

      Caro João,
      O site da Segurança Social disponibiliza um simulador de pensões. O melhor conselho que lhe podemos dar é que se baseie nessa ferramenta para que o valor seja o mais correcto possível.
      Bons planos para a reforma,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  2. delio girao

    boa noite tenho 22 anos de descontos e 62 anos e estou desempregado ha bastantes anos, será possivel pedir ja a minha reforma e nao ter penalizacoes ?
    mto obrigado

    Responder
    • sp

      Caro Délio Girão,

      Para ter direito à pensão por velhice terá de ter pelo menos 65 anos de idade e ter completado no mínimo 15 anos civis de trabalho, com registo de remunerações e respectivos descontos para a Segurança Social. Além disto, existe a possibilidade de se reformar antes dos 65 anos em caso de desemprego de longa duração e dependendo dos anos de desconto para a Segurança Social. Para mais informações, consulte o site da Segurança Social http://www1.seg-social.pt/left.asp?03.02.02.

      Os melhores cumprimentos,
      A Equipa do Saldo Positivo

      Responder
  3. Maria Manuela Martins

    Boa tarde,
    Tenho 58 anos de idade, 30 anos de descontos e estou desempregada há alguns anos. Posso pedir a reforma antecipada sem penalização ?
    Cumprimentos,

    Responder
    • sp

      Cara Maria Martins,

      Efectivamente após ter completado 55 anos de idade e deter no mínimo 30 anos civis de trabalho com registo de remunerações, pode de facto solicitar a reforma antecipada. Para mais informações consulte o site da Segurança Social http://www1.seg-social.pt/left_topo.asp?03.

      Os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  4. Maria Emília

    Boa noite,

    Faço 58 anos no próximo dia 13/04. Tenho registo de remunerações com descontos de TSU desde 1979, sendo que em 1985 só tenho 60 dias com registo de remunerações.
    Se em 30/05/2011 rescindir, amigavelmente, o contrato de trabalho, terei direito a Sub. desemprego? Posso solicitar a reforma antecipada? com que penalização? Essa penalização vai sendo abatida conforme se vence cada ano?
    Agradeço a vossa ajuda. Fazem um trabalho óptimo.M/cumprimentos

    Responder
    • sp

      Cara Maria Emília,

      Para ter acesso ao subsídio de desemprego, uma condição fundamental é ter ficado numa situação de desemprego involuntariamente, isto é, ter sido despedida pela sua entidade empregadora. A rescisão amigável não encaixa neste requisito.
      Quanto à reforma antecipada, tem de ver se a sua história contributiva preenche os requisitos para pedir a pensão de velhice antecipada. As principais condições são ter mais de 55 anos e pelo menos 30 anos de descontos na altura em que tem 55 anos de idade.
      Contudo, neste caso, por cada mês de antecipação da reforma face à idade legal (65 anos) haverá lugar a um corte de 0,5% do valor da pensão. Ainda assim, pode abater a esta penalização 1 ano por cada 3 anos de descontos acima dos 30 anos na altura em que tinha 55 anos de idade.
      Alguém que tivesse, por exemplo, 58 anos de idade e 30 anos de descontos aos 55 anos, poderia pedir pensão de velhice antecipada com uma penalização de 120 meses (10 anos * 12 meses) com uma taxa de 0,5%, o equivalente a um corte de 60% do valor da pensão.

      Os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  5. Rosa

    Ola’!
    Sera’ que dava para me informar!
    Faço 57 anos em Outubro, tenho 40 anos de descontos, vou pedir a reforma anticipada.
    Se pedir este mês de Abril 2011 mas so’ para me reformar em Novembro se entretanto ouver a alteração a’ lei e passar a reforma para os 70 anos vou ser atingida?
    Por favor se poder informe-me, vou pedir a reforma estes dias.
    Obrigada!

    Responder
    • sp

      Cara Rosa Jorge,

      Pode solicitar a pensão por velhice antecipada três meses antes da data que quer receber a pensão. Até lá é válida a legislação que estiver em vigor. Portanto, se não existir nenhuma alteração na mesma, pode reformar-se por antecipação se detiver pelo menos 30 anos de desconto e 55 anos de idade. Para mais informações consulte o Guia Prático da Pensão por Velhice da segurança social (http://www2.seg-social.pt/preview_documentos.aspr=23107&m=PDF).

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  6. maria gloria pereira

    Boa noite, gostaria de saber como posso entrar no simulador de pensões ?
    Obrigada

    Responder
  7. Adelina

    Boa tarde desde já agradeço a vossa ajuda sobre o meu caso,como não trabalho á cerca de 15 anos e tenho 57 anos de idade gostava de saber se eu pedir a reforma antecipada será que tenho direito,pois não tenho os 30 anos civis só cerca de 24 anos.
    Cumprimentos

    Responder
    • sp

      Cara Adelina,

      Efectivamente, para ter acesso à pensão por velhice necessita de ter trabalhado pelo menos durante 15 anos com registo de remunerações e ter no mínimo 65 anos de idade. Se pretender pedir a pensão antecipada, necessita de ter pelo menos 55 anos de idade e ter registos de remunerações de 30 anos de trabalho com essa idade. Como não preenche os requisitos de ambas as situações, ainda não pode solicitar a pensão por velhice, mas para mais informações deverá consultar o site da segurança social http://www1.seg-social.pt/left.asp?03.02.02.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  8. João Lima

    Boa tarde
    Eu gostaria de saber, qual das reformas e mais vantajosa é por invalidez ou por antecipação.
    Muito Obrigada
    João L.

    Responder
    • sp

      Caro João,

      Cada pensão tem condições específicas para se ter acesso. No site da segurança social pode encontrar toda a informação associada sobre as duas pensões, assim como simuladores que lhe permitem calcular o valor e as condições de acesso. http://www1.seg-social.pt/left.asp?03.02.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  9. João Lima

    Olá
    João de Lima pergunta quanto tempo tenho para meter os papeis para a reforma antecipada, quando terminar o desemprego, porque não tenho direito ao Sub.Social.

    Responder
    • sp

      Caro João Lima,

      Para responder à sua questão, sugerimos-lhe que se informe junto das instituições de Segurança Social e consulte o Guia Prático das pensões por velhice – http://www1.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=23107&m=PDF.
      A pensão de velhice antecipada só é possível a partir dos 55 anos de idade, desde que cumpridos nessa idade pelo menos 30 anos de descontos para a Segurança Social.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  10. Manuel Barreiros

    Tenho 57 anos e trabalhei 44 anos…Descontando para a segurança social.Como vou entrar no desemprego, gostaria de saber quanto tempo de desemprego tenho direito, pois penso não trabalhar mais no final nos anos de desemprego.Quais serão os cortes no vencimento?

    Responder
    • sp

      Caro Manuel,

      Se cumprir os requisitos para ter direito ao subsídio de desemprego então poderá usufruir do subsídio durante 900 dias acrescidos de 60 dias por cada 5 anos com registo de remunerações nos últimos 20 anos, o que dará pouco mais de 3 anos.
      Com a sua idade e os seus descontos já poderia ter direito à pensão antecipada, contudo por cada ano de antecipação (face aos 65) a penalização atinge os 6% do valor da pensão, que podem no entanto ser amortizados pela sua extensa carreira de descontos.
      Informe-se da sua situação na Segurança Social.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  11. carlos Manuel

    Boa Noite,
    uma pergunta tenho 53 anos de idade e 28 anos de desconto, e a minha situação actual é desempregado pois onde procuro dizem que já estou velhote e infelizmente não consigo encontrar emprego. Será que nesta situação posso pedir a reforma antecipada? e qual seria a penalização.
    Obrigado aguardando uma resposta.

    Responder
    • sp

      Caro Carlos,

      A pensão antecipada em Portugal só é possível a partir dos 55 anos, sendo necessário a essa data ter, pelo menos, 30 anos de descontos. Por cada ano de antecipação da reforma até aos 65 anos existe uma penalização de 6%.
      No caso da pensão de velhice por desemprego de longa duração, também é condição uma idade igual ou superior a 55 anos.
      Saiba mais em: http://www2.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=23107&m=PDF

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  12. Joaquim Cruz

    Olá

    Sou cliente do Montepio Geral e Associado da Associação Mutualista do Montepio Geral,quero com isto perguntar se existe um produto melhor que Montepio Pensões de Reforma?Esse produto requer do cliente no minimo de 10 a 20 anos descontos,pode-se pedir a reforma a partir dos 55 anos de idade.

    Muito obrigado
    Joaquim Cruz

    Responder
    • sp

      Caro Joaquim,

      O Saldo Positivo é um site de educação financeira que não se foca na análise de produtos financeiros concretos.
      Poderá encontrar nesta área artigos relacionados com reforma: http://www.saldopositivo.cgd.pt/category/reforma/

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  13. Rita Fernandes

    em outubro faço 55 anos de idade e 31 anos dde descontos. Estou a pensar pedir a reforma antecipada, c/ a penalização perco bastante . Gostava de saber se quando atingir os 65 anos a minha reforma é actualizada para o valor sem penalização?

    Responder
    • sp

      Cara Rita,

      De facto, se já tiver aos 55 anos de idade, mais de 30 de descontos para a Segurança Social poderá pedir a pensão de velhice antecipada. Contudo, terá de contar com uma penalização de 0,5% por cada mês de antecipação relativamente aos 65 anos de idade legal que podem ser amortizados em 1 ano por cada três anos de contribuições além dos 30 legais.
      Quanto ao valor da pensão, a informação publicada aponta para a manutenção do valor com penalização, mesmo quando completar os 65 anos. Para mais informações consulte a Segurança Social ou leia o guia prático desta entidade: http://www2.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=23107&m=PDF

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  14. Manuel

    Boa noite este ano faço 55 anos de idade e 41 de descontos para a segurança social queria saber qual a minha penalização se pedir a reforma a partir de Janeiro de 2012 obrigado

    Responder
    • sp

      Caro Manuel,

      Segundo a informação publicada pela Segurança Social, a pensão de velhice antecipada pode ser requerida por quem tiver pelo menos 30 anos de descontos para a Segurança Social aos 55 anos de idade.
      Por cada ano completo de antecipação face à idade legal de 65 anos serão descontados 6% do valor da pensão. Contudo, segundo a mesma informação, por cada 3 anos acima dos 30 exigidos de descontos aos 55 anos o requerente pode abater um ano de penalização. Saiba como se calculam as pensões no documento (página 10): http://www2.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=23107&m=PDF

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
      • A Duarte

        Há um pequeno lapso no texto inicial. De facto o que consta na Lei, é que só pode requerer a reforma antecipada quem tiver pelo menos 55 anos de idade e que simultaneamente tenha registado já 30 anos de descontos aos 55 anos de idade. O texto do seu comentário está correcto e corrige o do blogue.

  15. LUIS MIGUEL DE BRITO GONÇALVES

    tenho 42 anos despedi me em dezembro e vim morar para o brasil, tentei melhorar a minha vida mas so a piorei. quero voltar para portugal mas nao tenho emprego. tenho direito a alguma coisa? eu e a minha mulher estamos desempregados tenho uma filha de 4 anos

    Responder
    • sp

      Caro Luís,

      Desde já, esperamos que a sua situação familiar melhore rapidamente. Quanto à sua questão, se se refere a ter direito a subsídio de desemprego, uma das condições é ter ficado desempregado involuntariamente, o que parece não ser o seu caso. Além disso, a prestação do subsídio tem de ser pedida normalmente até 90 dias depois do desemprego.
      Mas para melhor esclarecer todas as suas dúvidas pesquise a informação disponível no site da Segurança Social ou contacte os seus serviços.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  16. José Henrique

    Bom dia. Desde já agradeço a vossa resposta e felicitações pelos esclarecimentos e ajudas que têm prestado. Trabalho desde outubro de 1974 e faço 60 anos no dia 1 de julho. Qual a minha penalização se pedir a reforma antecipada este até final deste ano?
    Muito obrigado

    Responder
    • sp

      Caro José,

      Segundo a informação da Segurança Social para a pensão de velhice antecipada em regime de flexibilização, se aos 55 anos de idade já tinha 30 de contribuições poderá ter acesso a esta prestação.
      A penalização calcula-se tendo em conta os meses de antecipação face aos 65 anos e tendo em conta os anos que excedem os 30 anos de descontos legais aos 55 anos de idade.
      Por cada mês de antecipação da reforma antes dos 65 anos terá lugar a um corte de 0,5% (6% num ano) do valor da pensão que podem ser atenuados da seguinte forma: por cada 3 anos que excedam os 30 anos de descontos aos 55 anos de idade, a penalização é reduzida em 12 meses/1 ano.
      Veja o exemplo (página 10) neste guia prático da Segurança Social: http://www2.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=23107&m=PDF

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  17. LUIS MIGUEL DE BRITO GONÇALVES

    Gostaria de saber quais os documentos necessários para pedir insolvência. Vou chegar a portugal sem trabalho eu e minha mulher e com um monte de dívidas entre as quais a minha casa.

    Responder
  18. Carlos Matos

    Bom Dia
    Consultei pela 1ª vez v/site e de facto é na verdade é bastante útil.
    Gostaria de colocar umas questões a saber V/ opinião:
    Tenho 57 anos de idade(58 proximo jan).
    Tenho +40 anos de descontos para a SS.
    Estou a exercer profissão efectiva.
    As minhas questões são:
    1-Nesta situação poderei pedir a reforma antecipada??
    2-Ao pedir e/ou ser concedida a reforma antecipada(mesmo c/penalização),posso continuar a exercer a profisão??
    3-Qual a forma de obter o direito de reforma antecipada e continuar a exercer profissão (para o aumento da mesma até à idade de 65 anos(se conseguir lá chegar)???
    Agradeço V/ conselho/comentário.
    Obrigado

    Responder
  19. Francisca Mota

    Bom dia,
    Vou começar a receber a minha reforma a partir de Julho. Será que recebo já o subsídio de férias?
    Gostaria que a resposta fosse enviada para o meu e-mail

    Responder
    • rm

      Cara Francisca,

      Para informações de natureza tão pormenorizada, o melhor será informar-se junto da entidade competente, a Segurança Social da sua área de residência.

      Para nos acompanhar através do Facebook, visite a nossa página em http://www.facebook.com/saldopositivo

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  20. Arnaldo Ribeiro

    Boa tarde
    Gostaria de saber se tenho direito a alguma remuneração ou posso pedir a reforma antecipada. Trabalho desde Janeiro 1980 até hoje. Tenho 46 anos e sempre descontei para a SS. A minha empresa foi declarada insolvente pelo tribunal a 20 Fevereiro 2011.
    Boa tarde e muito obrigado pelo que me possam ajudar. ARibeiro

    Responder
    • rm

      Caro Arnaldo,

      A idade mínima de reforma em Portugal são os 65 anos, exceptuando alguns casos em que pode pedir a pensão de velhice antecipada. Como por exemplo se a sua profissão for de natureza desgastante ou em caso de desemprego de longa duração (mais de um ano à procura de emprego). Para ter acesso à pensão de velhice antecipada, terá que ter pelo menos 55 anos de idade e ter completado 30 anos de remunerações relevantes para cálculo da pensão nessa data (aos 55 anos).

      No seu caso, apesar de cumprir com os 30 anos de remuneração activa, não cumpre com a idade mínima, logo, à partida, não terá direito à reforma antecipada. No entanto, se trabalhou 450 dias nos últimos 24 meses antes da data de desemprego, poderá ter direito ao subsídio de desemprego.

      Será melhor informar-se junto da entidade competente, a Segurança Social da sua área de residência.

      Para nos acompanhar através do Facebook, visite a nossa página em http://www.facebook.com/saldopositivo .

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  21. Manuel Barreiros

    Estou no desemprego Pretendo reforma antecipada,Com 44 anos de descontos e 57 de idade. no espaço de tempo que espero pela reforma me aparecer um trabalho posso voltar a trabalhar.e ficar com a reforma.Ou tenho de esperar pela aprovação da reforma Já sei com quanto fico de reforma.

    Responder
  22. americo fernandes cadilhe

    Sou pescador profissional, tenho 57 anos de idade e 34 de descontos. Queria que me informasse se a pesca é abrangida por regime especial e se tenho direito a reforma. E se vou ser penalisado?

    Responder
    • sp

      Caro Américo,

      A pesca faz parte das actividas profissionais de natureza penosa e desgastante reconhecidas pela Segurança Social para poder pedir a pensão de velhice antecipada, segundo a informação da Segurança Social. O melhor que tem a fazer para conhecer o seu caso específico e para saber se será alvo de penalização é deslocar-se à Segurança Social da sua zona de residência.

      Acompanhe-nos também através do Facebook. Visite a nossa página em http://www.facebook.com/saldopositivo

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  23. joão barbosa

    Bom dia
    Por favor me pode dar um esclarecimento?
    Faço, em 26 de fevereiro de 2012, 55 anos, com cerca de 38 anos de descontos para a segurança social. Entretanto estou no desemprego há 32 meses e prestes a acabar. Qual a melhor opção para o meu caso?
    Muito obrigado pela atenção

    Responder
    • sp

      Caro João,

      Para os desempregados que terminam o subsídio de desemprego e se mantêm desempregados existe uma prestação social que se designa por subsídio social de desemprego subsequente. Contudo, para ter direito é necessário cumprir uma condição de recursos que dita que por exemplo o rendimento mensal por elemento do seu agregado familiar não seja superior a 335,38 euros. Para saber mais sobre a sua situação o melhor é mesmo contactar a Segurança Social e expor o seu caso. Com a sua idade e segundo a sua informação ainda não preencherá os requisitos para poder pedir a pensão de velhice antecipada.

      Acompanhe-nos também através do Facebook. Visite a nossa página em http://www.facebook.com/saldopositivo

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  24. Carlos Vieira

    Bom dia,
    Gostaria de saber a vossa opinião sobre o meu caso:
    - Tenho F. Desemprego até 16 de Janeiro de 2012.
    - Tenho o cálculo da reforma que pedi à SS em Dezembro de 2010, que me dá uma penalização de 11 meses, porque faço 61 anos em Novembro 2011 e passo a não ter penalização.
    - Com que data devo meter o pedido?
    1- Dia seguinte ao completar 61 anos?
    2- No dia 31-12-2011, para não entrar em 2012.
    3- No fim do F. Desemprego dia 17-01-2012?
    Obrigado

    Responder
    • rm

      Caro Carlos,

      Dada a especificidade do seu caso, o melhor será dirigir-se à Segurança Social da sua área de residência.

      Conheça também a nossa página no Facebook. Visite-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo .

      Com os melhores cumprimentos,

      Responder
  25. Aida

    Tenho 61 anos e 25 de trabalho na função publica + 2 para a segurança social.
    Sera, que mesmo penalizada me posso aposentar? QUal é a penalização.
    O facto de ter descontado 12 anos no Canadá podem ajudar em alguma coisa?

    Responder
    • jp

      Cara Aida,

      A pensão de velhice antecipada pode ser requerida normalmente aos 55 anos de idade desde que nessa data exista uma história de contribuições de pelo menos 30 anos. Segundo a Segurança Social “os períodos de descontos para outros sistemas de protecção social, nacionais ou internacionais, podem ser totalizados para cumprir o prazo de garantia. Neste caso, tem de haver, pelo menos, um ano de descontos no regime geral da Segurança Social.” Por cada ano de antecipação face aos 65 anos pode ter uma penalização de 6% no valor da pensão, mas existem atenuantes que passam pelos anos de contribuições aos 55 anos.
      De qualquer forma o melhor que deverá fazer é dirigir-se à Segurança Social e simular a sua situação.

      Conheça também a nossa página no Facebook. Visite-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo .

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  26. José Costa

    Trabalho num banco privado, onde aufiro uma retribuição base (Rb), diuternidades (D), e isenção de horário (IH). Desconto mensalmente para um fundo de pensões (sobre a Rb+D) e em simultâneo para a Segurança Social (sobre a Rb+D+IH+outros). Considerando o caso específico previsto no Dec.-Lei 327/2000, de 22/12, pergunto:
    1. enquadro-me na fórmula de cálculo a que alude o artº 4º, ou seja, “regime geral”, ou na do artº 6º, ou seja, “regime não contributivo”?
    2. O “total das remunerações” a que alude o nº 2 do artº 4º contempla que tipo de remunerações? Apenas Rb ou todas aquelas que estão sujeitas (como D e IH)?
    Desde logo obrigado pelos esclarecimentos.
    Cumprimentos.

    Responder
    • rm

      Caro José,

      Aconselhamos que se dirija à Segurança Social da sua área de residência e se informe dos seus direitos.

      Conheça também a nossa página no Facebook. Visite-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo .

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  27. Paulo costa chagas

    gostaria de saber se posso juntar o tempo de desconto do brasil com o de portugal, e com quantos anos de serviços ja posso dar entrada na reforma . obrigado

    Responder
    • rm

      Caro Paulo,

      Para a reforma aos 65 anos, o prazo de garantia para ter direito à pensão de velhice é de 15 anos civis, seguidos ou interpolados, com registo de remunerações. Se pretende a reforma antecipada, necessita ter completado 30 anos civis de registo de remuneração aos 55 anos.

      Em relação à primeira questão, sobre se pode juntar o tempo de desconto do Brasil com o de Portugal, sugerimos que se dirija à Segurança Social da sua área de residência para se informar melhor sobre o assunto.

      Conheça também a nossa página no Facebook. Visite-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo .

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  28. Alvaro

    Boa tarde
    Estou desempregado faz um ano e fui edif do C. Grande pedir uma simulação,depois de 3 H de espera lá chegou a minha vez coloquei à funcionária a minha situação desempregado ainda a decorrer,com 56 anos de idade e 41 anos de descontos a Srª que simpatia não tinha nenhuma disse que o computador é que dava os elementos,lá chegou a simulação e para espanto meu reparei que estava simulado uma antecipação de reforma por velhice,disse-lhe que eu na situação de desempregado tinha menos penalização e respondeu-me que não podia fazer nada porque o computador é que comandava.Entretanto não esclarecido voltei a lá ir e mais 2h30 m de espera e depois desta espera foi-me dito que só fazem uma simulação por ano e mais não disse. Pergunto isto é mesmo assim?

    Responder
    • rm

      Cara Álvaro,

      Não existe nenhuma indicação de que a Segurança Social só permita fazer uma simulação por ano. No entanto, se pretende fazer uma simulação de pensão de velhice antecipada, poderá fazê-lo no simulador de pensões da Segurança Social, basta preencher os seus dados e ser-lhe-á dado o valor mensal que deverá receber.

      Conheça também a nossa página no Facebook. Visite-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo .

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  29. Dores Gaspar

    Caro João,
    Gostaria de saber quais as indemnizações a receber da entidade pagadora, a que o funcionário público tem direito no mês em que vai para a reforma (e cessa o contrato)
    Cumprimentos,
    Dores

    Responder
  30. Joaquim Rocha

    Olá!
    Tenho 58 anos, 5 anos de descontos para a Segurança Social e 35 anos e 9 meses de Administração pública. A minha pergunta é: quantos anos tenho de bonificação e qual a percentagem de desconto na pensão? Creio que não é 6%,em cada ano, mas sim 4,5%, MESMO COM A NÕVA LEI, publicada em 10/2011.
    Joaquim Rocha

    Responder
  31. Paula

    gostaria de saber se com 12 anos de descontos em Portugal a minha mae tem direito a reforma ,ele tem 64 anos e vive no Canada ,mas quando atingir os 65 anos queria aplicar para a reforma em Portugal ,mas ha quem diga que c 12 anos de descontos para a seguranca social n tem direito a reforma,everdade? se souber me imformar agradecia,desde ja muito obrigado.

    Responder
    • jp

      Cara Paula,

      Efectivamente, para ter direito à reforma os 12 anos de descontos não são suficientes. No entanto, para esses casos existe a pensão social de velhice. Existe um Guia Prático da pensão social de velhice, realizado pela Segurança Social, que determina os requisitos mínimos para ter direito a esta pensão. Aconselhamos que contacte a Segurança Social e esclareça as suas dúvidas em relação a essa questão.

      Conheça também a nossa página no Facebook. Visite-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  32. teresa

    Gostaria de saber: tendo 33 anos de descontos e fazer 55 anos em junho 2012, posso pedir a simulação a reforma antecipada ou esperar por fazer os 55?

    Responder
    • rm

      Cara Teresa,

      Poderá fazer a simulação para reforma antecipada a qualquer altura, não precisa completar 55 anos. Até pode fazer a simulação no site da Segurança Social. Tenha em atenção que sofrerá uma penalização de 0,5% no valor mensal da pensão.

      Conheça a nossa página no Facebook, visite-nos em https://www.facebook.com/saldopositivo .

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  33. Maria pereira

    Boa tarde eu ja requeri a minha ´pré reforma pode-me pf informar quanto tempo demora? obgd

    Responder
    • rm

      Cara Maria,

      A Segurança Social demora, em média, 50 dias a dar uma resposta aos pedidos de reforma.

      Conheça a nossa página no Facebook, visite-nos em https://www.facebook.com/saldopositivo .

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  34. ANTONIO CARNEIRO

    olá,

    aqui há uns anos fui saber quantos anos tinha de descontos, fiquei admirado porque tinha um apagão de 7 anos. O que é que devo fazer, trabalho desde 1967 tenho 57 anos. Obrigado.

    Responder
    • rm

      Caro António,

      O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósito, não sabemos a resposta a essa questão. Aconselhamos que se dirija à Segurança Social da sua área de residência, munido de comprovativos dos anos que trabalhou mas cujos dados desapareceram, explique a situação e depois siga as instruções.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  35. Maria Elisa Malaquias Sequeira Martins

    Gostaria de saber quanto fico a receber de reforma, pois estou desempregada há cerca de 5 anos. Recebi do desemprego 36 meses de subsidio e depois me deram da seguranca social apoio igual ao subsido mas como sou doente e tive problemas de coluna e o medico me deu medicamentos para relaxar e dormir e meu cérebro não estava bom não fiz apresntacao que era obrigatoria em julho de 2011 pois fui ao medico e ele nao me quis passar baixa e fui a seguranca social e me disseram que nao receberia mais pois eu continuei a receber os ditos cheques ate outubro e me derigi ao desmprego da minha area e me disseram que tinha de pedir a anulacao de desemprego a partir de 07/julho /2011 e que teria de devolver todos os cheques prosteriores a esta data pois assim fiz fui a seguranca social e devolvi sera isto legal ou nao pois estou agora sem receber nada tenho 32 anos de descontos 58 de idade faco 59 em 19 de janeiro nao posso trabalhar e nao ha trabalho o meu marido recebe 498 EUROS de reforma nao da para os medicamentos e renda de casa e comer agua luz pois pedi uma analise quanto iria receber de reforma nada me disseram ainda que devo fazer ha minha vida nao sei por isso agradeco a vossa informacao

    Responder
    • rm

      Cara Maria Elisa,

      Aconselhamos que se dirija à Segurança Social da sua área de residência e se informe melhor sobre as suas opções.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  36. Raul Faustino

    Tenho 63 anos (em fevereiro 2012 faço 64), e 45 anos de caixa. Sei por informações que obtive na própria caixa nacional de pensões que já estou a dar mais tempo do que o necessário para me poder reformar.

    A minha pergunta é: Se me reformar a partir de Janeiro 2012 vou sofrer alguma penalização extra devido a todos cortes que a crise actual está a provocar?.

    Responder
    • rm

      Caro Raul,

      Aconselhamos que coloque essas dúvidas à Segurança Social.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  37. António Freire

    Descontei entre 1970 e 1980, para a Caixa Geral de Aposentações.
    Tenho 55 anos feitos em Abril 2011 e 37 anos de descontos para a Segurança Social.
    Agora pretendia reformar-me antecipadamente.
    A questão é se posso juntar os anos da CGA para ter menos penalização ou se apenas me é acrescentado um valor definido pela CGA.
    Obrigado

    Responder
    • rm

      Caro António,

      Aconselhamos que se dirija à Segurança Social para esclarecer as suas dúvidas.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  38. Eugenia

    Gostaria de saber qual a penalização de uma pessoa com 55 anos 32 anos de desconto que peça a reforma antecipada.
    Obrigada

    Responder
    • jp

      Cara Eugénia,

      Segundo o Guia Prático da Pensão de Velhice, da Segurança Social, e com as suas condições que apresentou, terá uma penalização de 0,5% no valor da pensão, por cada mês de antecipação até aos 65 anos. Para mais informações, dirija-se à Segurança Social da sua área de residência.

      Conheça também a nossa página no Facebook. Visite-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  39. Fernando

    Boa tarde gostava de fazer uma pergunta,tenho 59 anos e 45 anos de descontos para a segurança social e penso pedir reforma antecipada gostava de saber se o tempo que estive em Angola como Militar tem algum sentido também para a mesma.
    Obrigado

    Responder
    • rm

      Caro Fernando,

      De acordo com o guia prático sobre Pensão de Velhice, da Segurança Social, “o tempo efectivo de serviço militar obrigatório e respectiva bonificação conta para efeito de reforma, desde que seja certificado pelo Ministério da Defesa Nacional (MDN) e não tenha sido considerado em qualquer outro regime de protecção social”.

      Para pedir a reforma antecipada necessita ter 30 anos de descontos aos 55 anos de idade (o que corresponde à realidade). Ao pedir a reforma antecipada, o valor da mesma irá sofrer uma penalização de 0,5% por mês, até completar 65 anos. No entanto, por cada 3 anos de descontos acima dos 30, tem direito a tirar 12 meses ao número de meses de antecipação. Sugerimos que se dirija à Segurança Social da sua área de residência e faça uma simulação.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
      • Fernando

        Obrigado pela informação só não compreendi esta situação por cada 3 anos de descontos acima dos 30, tem direito a tirar 12 meses ao número de meses de antecipação.Se eu tenho 59 anos e 45 anos de desconto para a SGS quanto meses tenho de antecipação na vossa opinião.
        Cumprimentos Fernando

      • jp

        Caro Fernando,

        Segundo o Guia Prático da Pensão de Velhice, da Segurança Social, e com as suas condições que apresentou, se tivesse aos 55 anos 41 de descontos (actualmente tem 59 anos e 45 de descontos) poderia abater 36 meses à penalização. Para mais informações, dirija-se à Segurança Social da sua área de residência.

        Conheça também a nossa página no Facebook. Visite-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo.

        Com os melhores cumprimentos,
        A equipa do Saldo Positivo

  40. Carlos

    Boa noite, gostaria de saber o valor da minha pensão de invalidez, tenho 45 anos de idade,30 anos contributivos entre 1979 a 2009

    Responder
    • rm

      Caro Carlos,

      O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos. Para dúvidas dessa natureza, aconselhamos que se dirija à Segurança Social da sua área de residência.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  41. luis

    tenho 15 anos de descontos tenho uma divida com a segurança social e 64 anos a duvida e a seguinte vou ter a reforma?

    Responder
  42. Anabela Costa

    Boa tarde,
    Gostaria de saber o seguinte: Vou terminar o recebimento do subsidio de desemprego em Fev 2012, com 54 anos e 33 anos de descontos, dado que há 3 anos que me encontro desempregada, existe alguma excepção, para estes casos, de obter o subsidio antes de completar os 55 anos
    Obrigada

    Responder
    • jp

      Cara Anabela,

      Como o seu caso é muito específico o melhor será expôr a sua situação junto da Segurança Social. Consulte ainda o Guia Prático da Pensão de Velhice, da Segurança Social. Além disso, tente saber se, no seu caso, há a possibilidade de receber o subsídio social de desemprego subsequente.

      Conheça também a nossa página no Facebook. Visite-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  43. Maria Luisa Oliveira

    Boa-tarde
    Nasci em 12/08/56. Fiquei desempregada em 30 de Junho de 2006. A um mes e e meio de completar 50 anos. Comecei a descontar para a SS em 1982, logo nao possuo 30 anos descontos e de acordo com o dec.119 nao tinha 50 anos à data do desemprego. Fiz em agosto 55 anos. Nao terei direito à reforma antecipada devido a ser desempregada de longa duraçao? Os anos de inscriçao no centro de emprego sem registo de qualquer subsidio contam como anos de descontos??
    Obrigada pela vossa atençao
    MLuisa

    Responder
  44. mario

    tenho 45 anos e tenho 23 de descontos tenho problemas de saude gostaria de saber se sou muito penalizado se pedir a reforma por invalidez

    Responder
  45. andre diogo

    Estou a pensar me reformar, tenho 58 anos sou desempregado de longa duração,meu sb de desemprego termina em junho, tenho 42 anos de descontos, gostava de saber se vou ser penalizado, obrigado

    Responder
    • jp

      Caro André,

      Segundo a pagina 11 do Guia Prático da Pensão de Velhice, da Segurança Social, e segundo as suas condições, irá sofrer uma penalização de 0,5% por cada mês de antecipação em relação aos 62 anos. No entanto e para informações mais concretas, dirija-se à Segurança Social da sua área de residência.

      Conheça também a nossa página no Facebook. Visite-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  46. José Marques

    Boa noite. Nasci a 15/11/1956, Completo este ano 45 anos de descontos. Qual a percentagem que perco se pedir a reforma antecipada?

    Cumprimentos

    Responder
    • sp

      Caro José,

      Por cada mês de antecipação da reforma face à idade legal de 65 anos de idade, existe uma penalização de 0,5%, isto é, 6% por ano. Contudo, se aos 55 anos de idade o trabalhador tiver mais de 30 anos de descontos pode ver reduzida a penalização. Por exemplo, uma pessoa com 55 anos e 45 de descontos para a Segurança Social poderá, segundo a informação presente nos guias da Segurança Social, abater 5 anos à penalização que teria. Isto porque a cada três anos de descontos acima dos 30 legais aos 55 anos corresponde um ano que pode ser suprimido à penalização da pensão de velhice antecipada. Sendo assim, e faltando ainda 10 anos para a idade legal de reforma, depois de reduzidos os 5 anos de penalização por via dos descontos acima do legalmente exigido teria de contar com uma penalização de 30% (5 anos*6% por ano) no valor da pensão. Para mais informações o melhor é contactar a Segurança Social da sua área de residência.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  47. jose miranda

    A minha situação é identica à do André, desempregado de longa duração a terminar em outubro, 58 anos de idade e 42 de descontos, a minha duvida é a seguinte, penso que nesta situação se pode reformar aos 62 anos e não aos 65, e para alem disso, desconta um ano por cada grupo de 3 que tenha para alem dos 32 de descontos,neste caso dá 3 grupos, portanto 62-3=59,podia reformarme aos 59,apenas era penalizado um ano.Será que estou certo,aguardo esclarecimento.
    Com os melhores cumprimentos,
    José Miranda

    Responder
    • jp

      Caro José,

      Segundo a pagina 11 do Guia Prático da Pensão de Velhice, da Segurança Social, e segundo as suas condições, irá sofrer uma penalização de 0,5% por cada mês de antecipação em relação aos 62 anos. No entanto e para informações mais concretas, dirija-se à Segurança Social da sua área de residência.

      Conheça também a nossa página no Facebook. Visite-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
    • andre diogo

      Caro amigo,eu penso que é a partir dos 30 anos de desconto que se tem os tais três em um,mas ninguem tambem sabe dar uma informação precisa,olhe eu penso que não vou ter qualquer penalização, assim como o senhor,no entanto não tenho uma certeza,de qualquer maneira vamos esperar pra ver.Um abraço.

      Responder
  48. Pedro

    Boa noite, gostava de saber o seguite se fosse pocivel nasci a 20 de junho de 1956 vou fazer 56 anos desconto desde os 15 anos ou seja á 40 anos será que posso pedir a reforma antecipada e qual a penalização que vou ter,tenho tambem 40 anos de serviço feito á comenidade como bombeiro o que me permite ter 10 anos que posso vir a acrescentar aos descontos pagando, gostava de saber qual a penalização que virei a ter. Obrigado

    Responder
    • sp

      Caro Pedro,

      Como o seu caso é mais complexo de perceber neste pequeno espaço, o melhor será expôr a sua situação na Segurança Social ou na Caixa Geral de Aposentações. No entanto, saiba que para ter direito à pensão de velhice antecipada terá de ter pelo menos 30 anos de descontos aos 55 anos de idade. Por cada ano de antecipação face aos 65 anos de idade, terá uma penalização de 6% (0,5% por cada mês), mas esta penalização pode ser reduzida. Cada 3 anos de descontos acima dos 30 exigidos aos 55 anos de idade valem uma redução de 12 meses (1 ano) na sua penalização. Por exemplo, com 39 anos de descontos aos 55 anos de idade, existiria uma redução de 3 anos na sua penalização no valor de pensão, ficando com uma penalização equivalente a 42% (7×6% por ano).

      Acompanhe-nos também no Facebook. http://www.facebook.com/saldopositivo

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  49. Raquel Rocha

    Boa tarde,

    Tenho 58 anos, 28 anos de descontos e estou numa situação de desemprego involuntário de longa duração. Gostaria de saber se tenho direito a pedir a pensão de velhice antecipada.
    Agradeço a atençao dispensada,
    Raquel Rocha

    Responder
  50. Raquel Rocha

    tenho 58 anos e 28 de descontos e estou numa situação de desemprego de longa duração,terei direito á pensão de velhice antecipada.

    Responder
    • rm

      Cara Raquel,

      Estar numa situação de desemprego involuntário de longa duração é uma das condições para poder aceder à Pensão de Velhice Antecipada, mas atenção porque poderá sofrer penalizações no valor da pensão. Para mais informações, leia o Guia Prático da Pensão de velhice, da Segurança Social – na página 10 irá encontrar a fórmula de cálculo da reforma antecipada .

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  51. Alexandre

    Boa tarde
    Faço 62 anos em setembro e 40anos de desconto em outubro estou pensar em ir para a reforma antecipada no final do ano.Gostava de saber qual a minha penalizaçao,e se possivel a formula como sera calculada a minha reforma.
    Obrigado
    Cumprimentos

    Responder
    • rm

      Caro Alexandre,

      Para saber mais sobre a reforma, aconselhamos que leia o Guia Prático da Pensão de Velhice, da Segurança Social. Na página 10 irá encontrar a fórmula de cálculo da Pensão de Velhice Antecipada.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  52. Manuel Jose Lamas

    Tendo calculado no simulador da CGA a minha reforma, gostaria de saber quais os descontos legais e obrigatórios para a reforma quer por velhice quer por incapacidade.
    O agregado é composto por 2 pessoas tendo a minha esposa uma incapacidade de 80%. Mt Obrigado.

    Responder
    • jp

      Caro Manuel,

      De acordo com os Guias Práticos da Pensão de Velhice e da Pensão por Invalidez, da Segurança Social, terá de ter pelo menos 15 anos de descontos para Segurança Social, no primeiro caso. No caso da Pensão por Invalidez, o grau de invalidez terá de ser confirmado pelo Sistema de Verificação de Incapacidades (ver pagina 5 do referido Guia Prático).

      No entanto e para informações mais concretas, dirija-se à Segurança Social da sua área de residência.

      Conheça também a nossa página de Facebook. http://www.facebook.com/saldopositivo.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  53. Alexandre

    Um obrigado a equipa de Saldo Positivo pelo vosso esclarecimento
    Cumprimentos
    Alexandre

    Responder
  54. Almeida

    Boa Tarde

    Estou aposentado pela C.G.Aposentações, á alguns anos e só agora tive conhecimento que o tempo que exerci como Bombeiro contava para acrescer á minha actual pensão, como devo proceder para regularizar a situação? Com os meus atenciosos cumprimentos

    Responder
    • rm

      Caro Almeida,

      Aconselhamos que se dirija à CGA e se informe sobre essa situação. Aqui ficam os contactos.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa Saldo Positivo

      Responder
  55. maria júlia ferreira leal almeida

    boa noite: tenho 55 anos ( faço 56 em 20 maio 2012 ) termino em junho o desemprego de longa duração,tenho descontos desde 1971 ganhei sempre na base do salario minimo, queria pedir pre reforma , quanto ficarei a receber.

    obrigado…

    Responder
    • jp

      Cara Maria,

      Para saber mais sobre a reforma, aconselhamos que leia o Guia Prático da Pensão de Velhice, da Segurança Social. Na página 9 e seguintes irá encontrar a fórmula de cálculo da Pensão de Velhice Antecipada.

      Responda ao inquérito do Saldo Positivo e ajude-nos a melhorar. As suas opiniões são fundamentais para compreendermos os nossos leitores. Carregue aqui.

      Visite a nossa página no Facebook, conheça-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  56. Manuel Vasconcelos

    Cumprimentos. Tenho 61 anos, estou na situação de longo desemprego, tenhos 27 anos de descontos para a Caixa de Empregados Bancários e +/- 10 anos de Segurança Social. Tenho direito à reforma antecipada?

    Responder
    • jp

      Caro Manuel,

      Para saber mais sobre a reforma, aconselhamos que leia o Guia Prático da Pensão de Velhice, da Segurança Social. No entanto, o Governo suspendeu todas as reformas antecipadas, excepto no caso de desemprego de longa duração. Ainda assim, no seu caso, poderá ter acesso. Dirija-se à Segurança Social da sua área de residência para mais informações.

      Responda ao inquérito do Saldo Positivo e ajude-nos a melhorar. As suas opiniões são fundamentais para compreendermos os nossos leitores. Carregue aqui.

      Visite a nossa página no Facebook, conheça-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  57. Jorge Almeida

    Boa noite.

    Pedia o favor se me souberem informar se em 2012 vai ser publicada nova portaria de revalorização de remunerações.
    Vou pedir a reforma antecipada em Junho de 2012.
    A portaria actual foi publicada em Junho de 2011.
    Obrigado
    J.A.

    Responder
    • jp

      Caro Jorge,

      aconselhamos que se dirija à Segurança Social da sua área de residência para mais informações.

      Responda ao inquérito do Saldo Positivo e ajude-nos a melhorar. As suas opiniões são fundamentais para compreendermos os nossos leitores. Carregue aqui.

      Visite a nossa página no Facebook, conheça-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  58. Pedro

    fui despedido no dia 31 de Março com 20 anos de casa e hoje fui tratar do fundo de desemprego eu tenho 54 anos de idade e tenho neste momento 29 de descontos, gostava de saber quanto tempo tenho direito ao fundo de desemprego e tendo eu um vencimento de 1.280.00 Euros quanto será que fico a receber do fundo de desemprego. Obrigado pela atenção

    Responder
    • jp

      Caro Pedro,

      Para saber mais sobre a reforma, aconselhamos que leia o Guia Prático do Subsídio de Desemprego, da Segurança Social. Dirija-se à Segurança Social da sua área de residência para mais informações.

      Responda ao inquérito do Saldo Positivo e ajude-nos a melhorar. As suas opiniões são fundamentais para compreendermos os nossos leitores. Carregue aqui.

      Visite a nossa página no Facebook, conheça-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  59. j Bartolomeu

    Tenho 56 anos 29 de desconto para a caixa geral de aposentação 12anos para o regime geral e descontei 16 meses que cumpri de tropa…gostava de saber qual é a minha penalização

    Responder
    • jp

      Caro Joaquim,

      Para saber mais sobre a reforma, aconselhamos que leia o Guia Prático da Pensão de Velhice, da Segurança Social. No entanto, o Governo suspendeu todas as reformas antecipadas, excepto no caso de desemprego de longa duração. Dirija-se à Segurança Social da sua área de residência para mais informações.

      Responda ao inquérito do Saldo Positivo e ajude-nos a melhorar. As suas opiniões são fundamentais para compreendermos os nossos leitores. Carregue aqui.

      Visite a nossa página no Facebook, conheça-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  60. Carlos

    Boa tarde.
    Tenho 46 anos e 30 anos de descontos, estou desempregado, fui ao médico e detectaram 70% de falta de audição.
    Posso pedir a reforma de invalidez?
    Obrigada, resposta mais breve possível.

    Responder
    • jp

      Caro Carlos,

      aconselhamos que leia o Guia Prático da Pensão de Invalidez, da Segurança Social. Aconselhamos, ainda, que leia a página 4 e seguintes para saber se tem acesso à Pensão por Invalidez. Para mais informações, dirija-se à Segurança Social da sua área de residência.

      Responda ao inquérito do Saldo Positivo e ajude-nos a melhorar. As suas opiniões são fundamentais para compreendermos os nossos leitores. Carregue aqui.

      Visite a nossa página no Facebook, conheça-nos em http://www.facebook.com/saldopositivo.

      Com os melhores cumprimentos,
      A equipa do Saldo Positivo

      Responder
  61. José Silva

    Boa tarde
    Estou no desemprego de longa duração, tenho 57 anos e 39 de desconto. Gostava de saber qual a percentagem que vou receber no caso de pedir reforma antecipada.
    Obrigado

    Responder
    • Saldo Positivo

      Bom dia Sr. José,
      Para cálculos específicos nós recomendamos que se dirija directamente aos serviços da segurança social da sua área de residência, pois só eles poderão dar-lhe com exactidão os valores exactos da penalização que irá sofrer por estar a pedir a reforma antecipada.
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB