Oito blogues para fazer receitas económicas

Manter uma alimentação saudável não significa que tenha de gastar muito dinheiro. Conheça alguns blogues que aliam a comida saudável à poupança....

blogues-artigoA alimentação tem ganho um destaque cada vez maior nas cozinhas dos portugueses. Seja por existir uma maior preocupação com o que se come ou até porque a imaginação dá aso a novas receitas, a escolha de alimentos saudáveis tornou-se uma preocupação constante. Mas ao mesmo tempo, e fruto do contexto económico dos últimos anos, são também cada vez mais os portugueses que se preocupam com o controlo dos gastos e do desperdício na cozinha. A pensar nestas necessidades, o Saldo Positivo selecionou alguns blogues que procuram combinar a busca pela alimentação saudável com receitas económicas.

 

1. As minhas receitas

Quando iniciou o seu blogue em 2006, Joana Roque nunca imaginou que iria ter cinco livros publicados e um dos blogues de culinária mais conhecidos em Portugal. A autora refere no seu blogue que não gosta de desperdiçar alimentos e, como tal, acaba sempre por reutilizá-los em outras receitas. Por isso mesmo, não se espante se numa ou outra receita do “As Minhas Receitas” encontrar alimentos previamente cozinhados.

 

2. Sabor Intenso

O Sabor Intenso conta já com uma enorme comunidade no Youtube, sendo por isso um dos canais de cozinha mais conhecidos nesta rede social. Aqui pode encontrar desde vídeos explicativos de receitas tradicionais portuguesas, a sopas e sobremesas. Nos seus vídeos e publicações, Neuza Costa, a cara por detrás do projeto, dá sempre informações sobre o custo de cada receita para ajudar quem quer poupar na cozinha.

 

3. Ananás e Hortelã

Porque a imaginação é algo que nunca deve faltar numa cozinha, neste blogue pode encontrar formas alternativas de cozinhar com os ingredientes de sempre. Inês Ginja, a autora do blogue e veterinária de profissão, confessa que tira muitas vezes inspiração dos alimentos que tem no frigorífico e até dos restos que sobram (que podem resultar em saladas quentes ou frias).

 

4. Cinco Quartos de Laranja

O livro de Joanne Harris serviu de inspiração para o blogue de Isabel Zibaia Rafael, que conta com três livros publicados. Partindo sempre da base da culinária portuguesa e mediterrânica, Isabel Zibaia Rafael não tem medo de reinventar as receitas tradicionais. Utilizando outros ingredientes e dando lugar à imaginação é possível conseguir manter uma cozinha económica com a ajuda do Cinco Quartos de Laranja.

 

5. Receitas para a felicidade

Com um livro publicado, Mariana Teixeira diz no seu blogue que adora cozinhar e que a criação do blogue Receitas para a Felicidade surgiu por precisar de um escape. Entre as várias receitas partilhadas, os ingredientes são sempre acessíveis e podem ser encontrados até no mercado municipal. Além disso, pode facilmente adaptá-las aos ‘robots’ de cozinha.

 

6. Lemonaid

Para quem gosta de aliar receitas saudáveis e económicas, o Lemonaid de Joana Limão é uma boa opção. A autora do blogue junta a partilha de receitas com dicas em vídeo que ajudam os mais inexperientes cozinheiros a conhecer melhor a cozinha saudável. A inspiração para as receitas publicadas chegam dos sítios mais variados como blogues que a autora visita, revistas que lê ou até de idas ao mercado.

 

7. Marmita

De forma a aliar o design, a fotografia e a culinária Sandra Santos criou a Marmita onde partilha várias receitas que têm em comum o facto de terem um custo baixo e de serem fáceis de preparar. Por gostar de viajar, a autora partilha receitas inspiradas na culinária internacional, especialmente, de Espanha, Itália ou Ásia.

 

8. Nem acredito que é saudável

A necessidade de criar receitas saudáveis e inspiradoras levou Sara a criar o Nem Acredito que é Saudável. Pode encontrar facilmente os ingredientes numa simples ida ao supermercado, o que torna a preparação do prato bastante acessível. Se pretende seguir um regime alimentar mais contido nos próximos meses, este blogue pode ajudar na criação de receitas baixas em calorias e hidratos de carbono.

 

Leia também os seguintes artigos:

– Como fazer refeições por menos de 1,25 euros por pessoa

– Como organizar o orçamento quando está sem dinheiro

– Cinco formas de reduzir o desperdício alimentar

– Como poupar na cozinha

– Oito cabazes de frutas e legumes por menos de 16 euros

– Sete formas de poupar dinheiro nos restaurantes

– Seis dicas para fazer uma alimentação saudável low cost

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB