Oito conselhos para fazer compras pela internet

Saiba como poderá fazer as suas compras na internet de forma segura.

Compras pela internetAo fazer as suas compras pela internet, não precisa de lidar com vendedores menos simpáticos, filas para pagar e pode comparar mais rapidamente o preço de um produto e comprar o que quiser, às horas que quiser. Por isso, muitas empresas já se dedicam a este espaço permitindo dar a conhecer os seus produtos, dando a hipótese de os comprar. No entanto, é necessário ter em conta algumas considerações antes de premir a tecla “comprar”. O Saldo Positivo, apresenta-lhe alguns conselhos que podem ser úteis para realizar as suas compras on-line.

 

1. Proteja o seu computador

Antes de qualquer compra, confirme se o computador que está a utilizar encontra-se seguro. Para isto é necessário confirmar se a ‘firewall’, o anti-vírus e uma versão recente do ‘spyware’ estão instalados. Se estiverem, proceda à sua atualização e à verificação das vulnerabilidades do seu computador. Este tipo de ‘software’ é importante para prevenir qualquer roubo de informação pessoal do seu computador. Tenha também presente algumas regras de bom senso, como nunca divulgar os seus dados pessoais e as suas senhas de acesso aos sites de compra on-line, nunca abrir anexos de email de origem desconhecida e evitar fazer as suas compras em computadores públicos.

 

2. Faça compras em páginas seguras

As páginas seguras são aquelas em que o URL começa por “https:\\”. Também podem ser chamadas de “páginas com cadeado” uma vez que é vulgar aparecer um pequeno cadeado na maioria dos ‘browsers’. Isto significa que a página que está a frequentar é certificada pelo protocolo de dados SSL, o que permite que ninguém tenha acesso à informação que está a partilhar com o vendedor. Se a página de compras não apresentar nenhum destes dados, verifique se tem algum número de assistência ao cliente por onde poderá informar-se melhor sobre a política de venda de produtos on-line.

 

3. Esteja atento ao seu extrato bancário após a sua compra

Após a realização da sua compra, verifique sempre os seus movimentos bancários, se a transferência foi realizada pelo valor total e se não existem despesas não autorizadas. Em caso de atividade anormal, contacte o seu banco e as autoridades locais.

 

4. Tente informar-se sobre o artigo que vai comprar

Tendo em conta que muitas vezes, só se tem acesso ao produto através do ecrã do computador ou do ‘tablet’, tenha em conta os comentários dos consumidores em relação ao produto ou até a classificação do vendedor. Algumas páginas de compras on-line, como a Amazon e o Ebay, disponibilizam este tipo de informação. Verifique também o preço do artigo, o seu custo total, a versão e a autenticação, para evitar comprar produtos fraudulentos. Faça também algum tipo de pesquisa sobre o produto em si, uma vez que se o comprar fora do Espaço Económico Europeu poderá ter que pagar IVA e direitos de importação.

Continue a ler o artigo nas páginas seguintes: 1 2 | Ver artigo Completo

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB