Oito dicas para fintar a timidez numa entrevista de emprego

É possível ultrapassar a sua timidez numa entrevista de emprego. Conheça oito técnicas para dar a volta à situação e conseguir o trabalho que deseja....

158996825A timidez pode ser um “handicap” na hora de procurar um emprego. A falta de confiança, o coração a palpitar, as mãos a tremer e o suor a escorrer podem atraiçoá-lo, mesmo que tenha consciência de que é o candidato ideal para o emprego em questão e que domina a sua profissão como poucos.

Mas ser tímido não tem de ser um impedimento na sua carreira. Existem formas de contornar a questão. Johnny Depp, Nicole Kidman ou Lady Gaga são algumas das celebridades de Hollywood mais tímidas e isso não as impediu de terem sucesso. Se é o seu caso, concentre-se nas suas melhores características e enfatize os pontos fortes.

 

1. Seja honesto

Isto não se aplica apenas aos tímidos: a sinceridade é valorizada numa entrevista de emprego. Nunca se venda por algo que não é e se a timidez é uma característica sua, seja honesto em relação a isso. Sem mostrar insegurança, procure estabelecer alguma empatia com o entrevistador ao revelar que considera o processo de recrutamento um pouco intimidante. Quase todas as pessoas já passaram por um processo de recrutamento e sabem como pode ser esgotante.

 

2. Enfatize as suas forças

Não se rotule como introvertido irrecuperável, mas enfatize algumas características comuns entre os mais tímidos como a criatividade, foco e aptidão para trabalhar em grupo. Estas costumam ser um trunfo na atividade profissional.

Uma forma de aliviar a ansiedade de uma entrevista é focar-se no campo profissional: fale sobre os trabalhos que realizou, em vez de se focar na sua vida pessoal e, desta forma, deixe a paixão pelo trabalho transparecer. Se se atrapalhar com as palavras, ajuda ter um portefólio profissional pois trata-se de um exemplo do que está a dizer.

 

3. Procure um trabalho adequado

Os tímidos podem dar excelentes vendedores, mas o contacto constante com o público poderá ser desgastante. Procure um trabalho que enfatize os seus pontos fortes e não “deixe a nu” as suas fraquezas.

 

4. Prepare-se: ensaie a conversa

Uma boa forma de controlar a ansiedade é preparar-se. Faça o trabalho de casa e pesquise sobre a empresa, sobre o trabalho que poderá desempenhar e, quem sabe, sobre as pessoas com quem vai trabalhar. A internet é um excelente meio para isso. Planeie e ensaie uma conversa inicial e até algumas questões. Para o ajudar, leia o artigo “Conheça as questões mais comuns numa entrevista”.

 

Continue a ler este artigo na página seguinte

Continue a ler o artigo nas páginas seguintes: 1 2 | Ver artigo Completo

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB