Oito informações que deve evitar colocar no seu CV

Se pretende ter um currículo eficaz, descubra oito informações que não devem estar presentes no seu CV.

cvPara concorrer a uma oferta de emprego não é necessário apenas ter experiência. Precisa também de um currículo bem elaborado a comprovar que é a pessoa certa para a posição. Mas muitas vezes, na tentativa de mostrar que é o candidato ideal pode sentir-se tentado a incluir informações que não são necessárias e até podem ser contraproducentes ao processo de recrutamento. Lembre-se que a maior parte dos recrutadores recebe centenas de currículos por dia e só dá atenção às características que procura. Fique então a conhecer oito informações que deve evitar colocar no seu currículo de acordo com site Aol Jobs. Leia o artigo “Oito questões para colocar durante uma entrevista de emprego“.

 

1. Experiência de trabalho irrelevante

Colocar todas as experiências de trabalho que já teve é uma das informações que deve evitar colocar no seu currículo, especialmente, se o seu currículo já é bastante longo. Faça uma análise ao que é pedido na oferta de emprego a que está a candidatar-se e elabore o seu currículo com a experiência profissional adequada ao cargo a que se candidata.

 

2. Dados demasiado pessoais

Deve igualmente evitar colocar dados pessoais como o seu estado civil, a sua religião ou o número de segurança social ou número de contribuinte. Apesar de serem informações que normalmente estão presentes nos currículos enviados aos recrutadores, a sua presença não é fundamental. Assim sendo, não precisa de os incluir. Leia o artigo “Três regras de ouro para procurar emprego“.

 

3. Referências

Há quem inclua os números de telefone de antigos empregadores no seu currículo. Não deve colocar este tipo de informação. Se o recrutador quiser alguma referência de um antigo empregador, irá pedir-lhe. Além disso, é sempre melhor avisar as referências em questão que vão ser contactadas por um recrutador.

 

4. Email pouco profissional

Ao candidatar-se a uma oferta de emprego deve manter uma postura profissional. Esse princípio deve aplicar-se igualmente ao seu mail de contato: Cuidado com o email que utiliza para responder a ofertas de emprego e evite utilizar mails demasiado descontraídos como miss_devil80@gmail.com ou super.benfica68@hotmail.com. Leia o artigo “Como o voluntariado pode ajudá-lo a encontrar emprego“.

 

5. Informação sobre salário

Não é muito comum, mas algumas pessoas incluem nos seus CV’s ou nas cartas de apresentação quando apresentam a sua candidatura a um emprego o valor do salário que pretendem ganhar. Deve evitar este tipo de informação neste documento, uma vez que o currículo é uma forma de mostrar as suas competências para o trabalho que é pedido. A discussão sobre o salário deve vir depois do processo de entrevista.

 

6. Evite um tipo de letra ultrapassado

Esta é uma questão de pormenor e de detalhe mas que pode fazer alguma diferença aos olhos dos recrutadores: Evite utilizar tipos de letra como o ‘Comic Sans’ ou o ‘Times New Roman’ no seu currículo. Estes tipos de letras estão ultrapassados e são considerados “fora de moda”. Leia o artigo “10 passos para transformar o seu estágio num emprego“.

 

7.Média final de conclusão de estudos

Desengane-se se pensa que é fundamental incluir sempre a média final dos seus estudos. Por exemplo, se acabou de sair da Universidade e tem pouca (ou nenhuma) experiência profissional e obteve uma boa média de final do curso faz todo o sentido incluir esta informação no seu currículo. No entanto, se já terminou os seus estudos há muito tempo ou se a sua média de final de curso for baixa, não vale a pena incluir esta informação no seu CV.

 

8. Foto

Este não é um ponto consensual entre os especialistas de recursos humanos. E há até anúncios de emprego que pedem aos candidatos o envio de uma fotografia que acompanhe o CV. Mas a não ser que seja obrigatório, não deverá incluir a foto no seu currículo. Lembre-se que o seu currículo serve para que o recrutador possa avaliar as suas competências para a vaga a que se candidata e não a sua imagem.

 

Leia também: 

10 Erros a evitar no currículo

Saiba como ter um currículo vencedor

Vale a pena apostar num currículo em vídeo?

Sete regras de ouro para arrasar numa entrevista de emprego

Como um “treinador” pode ajudá-lo a encontrar emprego

6 respostas a “Oito informações que deve evitar colocar no seu CV”

  1. Bruno Lopes

    Ponto 6 – Tipo de Letra
    Já que indicam quais os tipos de letra que estão ultrapassados poderiam também quais o tipos de letra a utilizar neste tipo de documento.

    Responder
    • Saldo Positivo

      Bom dia Bruno Lopes,
      O tipo de letra indicado pelo site AOL Jobs é o Arial, uma vez que este fonte já é considerado o tipo de letra padrão.

      Os melhores cumprimentos,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder
  2. carla Sofia Gouveia

    Dicas muito úteis… Parabéns…

    Responder
  3. Maria do Carmo

    Muito obrigada pelas dicas

    Responder
  4. Carolina G

    Obrigada pelas dicas.
    No entanto, penso que o ponto 8 não está correto, sendo que a maioria das empresas tende a pôr de lado currículos sem fotografia, porque tal demonstra falta de confiança…

    Responder
  5. Fábio Silva

    Existe uma dúvida muito comum a todos: Data de Nascimento. Sim ou Não?

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB