Oito questões comuns nas entrevistas de emprego

Se quer brilhar na entrevista de emprego, conheça oito questões bastante comuns e saiba como responder de forma airosa.

entrevista2A entrevista de emprego é como uma dança a dois: o empregador faz perguntas para determinar se o entrevistado é a pessoal ideal para o trabalho e o candidato utiliza a entrevista para demonstrar como se encaixa perfeitamente na vaga.

Embora não haja um guia pelo qual se possa reger, existem algumas questões que surgem frequentemente numa entrevista de emprego. É importante que saiba responder de forma inteligente e que transpareça uma boa imagem para o entrevistador. A sinceridade é sempre apreciada, mas o ritual de preparação para a entrevista deverá incluir o ensaio para algumas perguntas para não ser apanhado desprevenido. Conheça oito questões comuns durante a entrevista de emprego.

 

1. Pode falar um pouco sobre si?

Pratique bastante a resposta a esta pergunta, porque geralmente inicia a conversa entre empregador e potencial empregado e dá a primeira impressão. A resposta deve ser sucinta, direta e focada no percurso profissional. Poderá começar pelo ponto mais alto da sua carreira e depois percorrer todos os trabalhos que já fez, dando exemplos das suas competências e trabalhos realizados.

 

2. Quais os seus pontos fortes?

Escolha algumas características que o representem como profissional (responsável, proactivo, persistente, etc.) e dê exemplos práticos de como essas características foram importantes em determinadas situações de trabalho. Os pontos fortes também podem ser competências específicas que o distingam dos demais como, por exemplo, dominar uma língua que poucos conhecem e que pode ser útil ao negócio da empresa.

3. Quais os seus pontos fracos?

Esta questão deve ser respondida com cuidado. Não seja demasiado negativo. Um truque que poderá utilizar é pegar algumas características positivas mas exagerá-las para que se tornem negativas, como por exemplo: “Sou demasiado exigente comigo mesmo”. O mesmo se aplica a alguma competência que possa ser importante para o trabalho, mas que não domine por completo. Se o seu conhecimento sobre determinado programa informático utilizado não é o melhor, diga que está a trabalhar para melhorar a situação através de um curso pós-laboral que pretende tirar.

4. Porque devemos contratá-lo?

Terá que saber “vender-se”, foque-se nas suas capacidades e valorize o seu perfil. Nunca se esqueça que o que o empregador pretende é obter mais lucro, faça-o perceber como é que a sua contratação poderá ser uma mais-valia neste campo.

 

5. Quais os seus objetivos?

Fale sobre o cargo que gostaria de ocupar se eventualmente a oportunidade surgisse e os passos necessários para lá chegar, como por exemplo, o cargo para o qual está a ser entrevistado. Isso irá demonstrar ambição e vontade de ser o melhor profissional possível. Esqueça respostas relacionadas com o ordenado ou a reforma dos seus sonhos.

 

6. Porque quer trabalhar aqui?

Esta é uma das suas oportunidades para brilhar. Demonstre que fez o trabalho de casa e fale sobre a atividade da empresa, como sempre teve vontade de trabalhar num dos seus projetos. Nunca deverá ir a uma entrevista sem fazer uma pesquisa sobre a empresa e as áreas onde opera.

 

7. Que salário procura?

Prepare-se para esta questão antecipadamente. Tenha uma noção de quanto valem as suas competências no mercado de trabalho, mas procure não dar um número específico pois poderá coloca-lo numa má posição na hora de negociar. Sugira que seja o empregador a fazer a proposta, se não agradar faça uma contraproposta.

 

8. Porque saiu da sua empresa?

Não deverá mentir. Se tiver sido despedido, explique a razão mas sem entrar em pormenores. O mais importante é não criticar em demasia a empresa onde trabalhou nem os colegas, pois corre o risco de o empregador achar que tem uma personalidade conflituosa irá voltar a acontecer.

 

Leia também os seguintes artigos relacionados com o mesmo tema:

– Sete regras de ouro para arrasar numa entrevista de emprego

– Opinião: Como ser chamado a uma entrevista de emprego

– Sete dicas para conseguir emprego através do LinkedIn

– Como o Erasmus pode ajudá-lo a conseguir um emprego

– Oito dicas para o primeiro dia no novo emprego

 

 

 

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB