Onde procurar ajuda se vai emigrar?

Conheça dez sites que podem ajudá-lo a encontrar informação importante se vai emigrar.

emigrarEmigrar não é uma decisão que se tome de ânimo leve. E quando não se tem uma rede de contactos no local de destino, os receios em mudar de país são, naturalmente, maiores. A falta de informação ou esclarecimento no local de chegada, bem como o desconhecimento da legislação laboral podem muitas vezes tornar uma experiência de emigração mais difícil.

Por isso mesmo, antes de partir deve reunir o máximo de informação possível sobre o país de destino. Informe-se sobre questões relacionadas com o alojamento, o modo de funcionamento do mercado laboral e o sistema fiscal, a necessidade de fazer (ou não) um seguro de saúde, ou como fazer a inscrição no consulado do país para onde vai.

Este exercício é ainda mais relevante se o país de destino em causa for um país fora da União Europeia, onde muitas vezes se encontram maiores diferenças culturais.

Conheça então dez sites onde pode encontrar informação útil para quem está a pensar em emigrar.

 

1. Portal Europeu da Mobilidade Laboral

Se procura emprego dentro da União Europeia o primeiro lugar para procurar informação deve ser o Portal Europeu da Mobilidade Laboral. Neste portal encontra informação sobre as condições de vida e de trabalho em todos os 28 estados-membros. Além disso encontra também informações sobre perguntas frequentes como a procura de alojamento, condições e legislação referente ao trabalho ou até as informações necessárias para possuir carta de condução.

 

2. Comissão Europeia

Se procura mais informação sobre assuntos relacionados com os impostos ou direitos sobre a deficiência ou maternidade deve consultar o site da Comissão Europeia sobre Trabalhar e Reformar-se na UE. Aqui encontra também informação relacionada com o desemprego e pensões dentro dos estados-membros da União Europeia.

 

3. Emprego pelo mundo

Procurar emprego no estrangeiro pode nem sempre ser uma tarefa fácil. Mas neste site pode encontrar várias oportunidades que possam surgir e ainda dicas de gestão de carreira e de formação.

 

4. Como Emigrar

No Como Emigrar além de conseguir a aceder a várias oportunidades de emprego no estrangeiro, tem também acesso a testemunhos de portugueses que trabalham e vivem em outros países do mundo. Ao conhecer as suas experiências torna-se mais fácil organizar o que é necessário para partir.

 

5. Portal das Comunidades Portuguesas

O Portal das Comunidades Portuguesas é promovido pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e nele pode encontrar todas as informações sobre os postos consulares portugueses. Aqui pode conferir como fazer a inscrição no consulado ou o recenseamento eleitoral. Além disso pode também efetuar pedidos de vistos para países como França, Reino Unido, Espanha, República Checa, Rússia, Ucrânia entre outros.

Continue a ler o artigo nas páginas seguintes: 1 2 | Ver artigo Completo

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB