OPINIÃO

Opinião: Os seus objectivos financeiros para 2012

Tenha em conta quais são os seus objectivos financeiros no inicio do ano.

Os seus objectivos financeiros para 2012

Susana Albuquerque, Especialista em Finanças Pessoais, Autora de “Independência Financeira para Mulheres”

Sabe porque é importante definir os seus objectivos financeiros? Porque ao fazê-lo está a criar uma expectativa auto-realizável! Passo a explicar:

Está cientificamente comprovado, por inúmeros estudos conduzidos sobre o comportamento humano, que, quando definimos claramente aquilo que queremos e esses objectivos são realistas, activamos o nosso sistema SAR – sistema de activação reticular – que é o mecanismo visual através do qual detectamos as oportunidades que nos surgem para concretizarmos esses objectivos.

Ou seja, se definir objectivos a probabilidade de os conseguir atingir é muito maior do que se não o fizer! Essencial também é conhecer as características dos bons objectivos que, além de ambiciosos e realistas devem ser pessoais, i.e., depender de si, formulados pela positiva e no presente do indicativo (para que o seu cérebro acredite ainda mais na sua possibilidade de realização), específicos, mensuráveis e por último, devem ser escritos e colocados onde estejam permanentemente visíveis.

Muito importante também é que comece por definir os seus objectivos financeiros de longo prazo, depois passe para os de médio e por último para os objectivos para o próximo ano para que todos estejam alinhados e sejam ainda mais motivadores.

Tire um tempo para si, para as suas finanças e defina quanto gostaria de ganhar (em que tipo de trabalhos), de poupar (reserva financeira), de investir, de gastar e de doar daqui a 10 anos, daqui a 5 anos e no próximo ano.

No momento que estamos a viver é especialmente importante focar-se nos seus objectivos positivos, porque isso vai nortear a forma como trabalha, cria e detecta oportunidades de concretizar os seus objectivos financeiros!

Próspero Ano Novo!

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB