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Opinião: Como ser chamado a uma entrevista de emprego

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Uma empresa pode receber centenas de candidaturas espontâneas por semanas e ainda mais quando colocam um anúncio na internet ou jornal. O interesse da empresa é encontrar O candidato… O recrutador vai fazer o possível por contratar alguém parecido com o Super-Homem, com enormes qualificações, fantástica experiência, uma atitude de sonho e por meia dúzia de tostões. Como o Super-Homem não existe, a organização vai procurar de entre a “multidão” de candidaturas por alguém que seja especial e indicado para o lugar.

Aquele candidato que mais se conseguir destacar positivamente dos demais vai marcar a diferença na organização. Enquanto candidato quero mostrar à empresa todo o meu potencial, logo desde o primeiro momento, para que seja chamado a uma entrevista e possa ficar com lugar.

E como fazê-lo? Como conseguir que o recrutador perceba que não sou “mais um”? A resposta é simples… não sendo! Se quero marcar a diferença e mostrar que sou diferente e mando a minha candidatura da mesma forma que todos os outros, como é que a empresa vai perceber a minha diferenciação?

Das centenas de processos que já acompanhei, é notório que a empresa procura que cada um de nós mostre na prática as suas competências desde o primeiro contacto e isso implica uma filosofia diferente de abordagem às empresas. Daqui surge a dinâmica do “envio criativo”. O propósito base desta abordagem é garantir que o recrutador vê a nossa candidatura e ganha respeito e curiosidade suficiente para nos chamar a uma entrevista.

Como fazer isso?

Em muitos casos a melhor hipótese é fazer a entrega da candidatura presencialmente e em mão ao responsável pelo processo de seleção.

O nosso melhor cartão de visita deverá ser a nossa presença e isso permitirá logo criar impacto na pessoa em questão, pois mostramos empenho ao apresentarmo-nos pessoalmente, persistência pois vamos provavelmente ter de esperar para ser atendidos, criatividade ao fazermos algo diferente dos outros, etc.

O que criaria melhor impressão em si? Um candidato que manda um email como os outros 200 ou alguém que tirou do seu tempo para o ir conhecer e lhe mostrar logo desde início que é a melhor pessoa para o lugar?

Provavelmente acontecerá que em algumas empresas será mais difícil saber quem o responsável ou conseguir falar com ele. É especialmente nessas que a sua capacidade de contornar as situações e encontrar uma solução, será mais valorizada, por isso é que ainda mais vale a pena investir tempo para nos destacarmos dos outros.

No caso de a empresa ser muito distante ou de uma dimensão que torna quase impossível conseguir a pretendida reunião, teremos de encontrar uma maneira de impressionar à distância.

O objetivo mantém-se o mesmo, mostrar logo desde o primeiro segundo que temos as competências que a empresa pretende.

E como fazer isso? Aqui entra em cena a criatividade…

Todos nós temos criatividade, acontece que por vezes a deixamos adormecer e ficamos demasiado dentro de regras e pressupostos que nem sequer são válidos ou nos ajudam.

Imagine que estava a candidatar-se espontaneamente a uma empresa de software informático para hospitais.

A empresa teve um crescimento extraordinário desde 2003, a sua missão é ajudar profissionais de saúde a salvarem vidas e ser o motor inspirador de inovação no sector. Está implementada em mais de 70 países e é um dos líderes de mercado mundiais. Definem-se como uma equipa motivada, dinâmica e com foco em solucionar problemas. Como seria o seu primeiro contacto (com base nestas informações)?

Nota: Só o envio da Carta/CV através de carta registada suscitaria, de certeza, mais interesse que um email (que possivelmente até ia direto para SPAM), sendo que o que procuramos com este exercício é ir muito mais longe.

Apliquemos agora a nossa criatividade… Que formas teria eu de mostrar que sou motivado, dinâmico e focado em soluções? Que formas seriam inspiradoras e inovadoras?

1. Enviar uma maçã com um envelope com a nossa candidatura e uma frase na face do envelope a dizer “uma por dia dá saúde e alegria, eu também”

2. Enviar uma caixa com uma lupa e uma folha A4 a dizer “Solução” em letras grandes e num envelope com a nossa candidatura que diria na parte de fora “Habituado a encontrar a Solução”

3. Enviar a candidatura dentro de uma caixa de primeiros-socorros com um sinal a dizer “abrir em caso de necessitar de profissional motivado!”

4. Enviar uma caixa com uma corda de saltar e uma maçã com um envelope com a nossa candidatura e uma frase que diz “Tal como a saúde precisa de que investamos no fundamental, também os resultados de uma empresa necessitam dos colaboradores certos”

5. Enviar um modelo anatómico do tronco humano e em vez do coração tinha uma folha que diria “a saúde, tal como a motivação, vem de dentro” e um envelope com a candidatura.

 

Estas são apenas algumas formas de criar impacto, sendo que acredito que as que vai encontrar serão muito melhores.

Quero reforçar ainda que o envio de uma candidatura por email é a, provavelmente, a pior forma de entrar em contacto com um potencial empregador. O motivo é muito simples… 99% das candidaturas chegam até à empresa por esse meio, logo fazê-lo, na melhor das hipóteses coloca-nos no mesmo barco que todos os outros e não é isso que queremos, pois não?

Caso a empresa exija que a candidatura seja feita online podemos, no mínimo, fazer por esse meio e depois apresentamos a mesma candidatura de uma forma que comece de imediato a mostrar ao empregador que somos mais indicados que os outros e que temos o que ele procura.

O único objetivo da candidatura é levar-nos a uma entrevista… aja sempre de acordo com isso.

 

Consulte o site da INSIDEOUT- Talent Placement Solutions aqui. [2]