Seguros de saúde: Para situações mesmo importantes

Saiba o que deve ter em conta na hora de escolher um seguro de saúde.

Os seguros de saúde existem por causa da incerteza e do desejo de viver uma vida saudável, longe de médicos, técnicos de saúde e hospitais ou clínicas. Esse factor e as sucessivas exclusões às comparticipações têm feito prosperar o mercado dos seguros de saúde em Portugal.

Avalie as necessidades da sua família antes de decidir
Avalie as necessidades da sua família antes de decidir

Estes produtos servem para proteger a sua saúde e este é um caso em que mais vale jogar pelo seguro, pensando especialmente nas situações que possam ser mais complicadas. Mas não compre o primeiro produto que lhe aparecer. Opte pela seguradora que lhe oferecer as melhores condições, seja ao nível dos preços ou das situações cobertas, seja ao nível da rede de médicos e hospitais.

O que deve assegurar sempre é a possibilidade de aceder a tratamentos mais dispendiosos, para salvaguardar a eventualidade de doenças verdadeiramente graves. As consultas e exames mais baratos, com a comparticipação automática nos locais com acordo, são um chamariz, porque poupa imediatamente, mas deve estar protegido para as situações mais graves.

Uma boa dica é optar por uma seguradora que lhe permita ir ao médico que quiser. Se fizer parte do seu plano, as consultas num consultório sem acordo com a seguradora podem ser reembolsadas em parte. Os planos variam muito de seguradora para seguradora, tanto ao nível dos custos como dos benefícios, por isso, informe-se bem sobre os planos que pretende subscrever.

Seja objectivo. Avalie as reais necessidades da sua família (se é um homem não faz sentido fazer um plano a pensar na maternidade ou se os seus filhos já são crescidos não precisa de manter um seguro orientado para crianças, por exemplo). Não se esqueça que os seguros de saúde têm um período de carência, durante o qual não pode beneficiar do plano (especialmente importante se pretende utilizar o seguro para uma gravidez). Se já tiver seguro de saúde através da sua empresa e estiver satisfeito com a seguradora, considere estender o acordo à sua família, evitando assim uma multiplicação das despesas com seguros.

Uma resposta a “Seguros de saúde: Para situações mesmo importantes”

  1. Para que serve um seguro de saúde? | Saldo Positivo - O site de literacia financeira da Caixa

    […] Com um seguro de saúde pode aceder a cuidados médicos mais completosExistem várias modalidades para este tipo de seguro, bem como várias seguradoras com diversos planos de seguro de saúde. Por isso, o ideal é informar-se bem sobre as garantias, coberturas e percentagens de reembolso das despesas de saúde no produto que pretende escolher, de acordo com as suas principais necessidades. Pense no seu historial médico: costuma ser seguido só por um médico que não tem acordo com a seguradora ou vai ao médico que calhar, podendo, por isso, beneficiar mais do seguro? A sua história de saúde é o melhor indicador do seguro que precisa. A melhor opção para si e para a sua família é comprar um seguro de saúde que cubra mesmo as situações importantes. […]

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB