Porquê arrendar casa?

Saiba quais são as vantagens de arrendar casa em vez de comprar um imóvel.

Para muitas pessoas, não faz sentido comprar uma casa e pedir um empréstimo que tem de se pagar ao longo de uma série de anos. Com os custos de documentos e registos, escritura e impostos, imobiliária, seguros e juros, a sua casa tem de se valorizar 15 por cento para conseguir recuperar desse embate. Por isso, compre casa apenas se a mantiver por três (idealmente cinco) anos, senão não faz sentido económico para si. A opção de arrendar casa é especialmente indicado para quem tem de mudar muitas vezes de cidade. Mas há outras vantagens. Saiba quais são os benefícios do arrendamento.

arrendar casa
Se a casa for arrendada há muitas coisas com que não tem de se preocupar

Simplicidade

É mais fácil encontrar uma casa para arrendar do que uma casa para viver (e pagar a maior parte da vida, que tem de ser perfeita e bem localizada e a um preço simpático). É uma decisão menos comprometida. Quando vai comprar tem de pensar no financiamento, nas burocracias e nos registos, entre outras imposições. Para arrendar, basta abrir o jornal ou ver os anúncios e telefonar.

Despreocupação

Nas casas arrendadas, há uma série de trabalhos e preocupações que não incomodam os inquilinos. São os proprietários que lidam com as questões do condomínio (despesas e reuniões incluídas), com avarias e reparações ou com a manutenção da casa.

Liquidez

Comprar uma casa exige um impulso financeiro inicial grande e várias despesas mensais e ocasionais. Ao arrendar, sabe que paga todos os meses o mesmo e não tem despesas inesperadas.

Diversificação

O dinheiro que poupa quando arrenda (e que não está a gastar a comprar uma casa) pode ser aplicado em acções, obrigações ou na sua empresa. Pode inclusivamente investir em fundos imobiliários, por exemplo, com bons resultados no longo prazo.

Experimentação

Quando estiver cansado da casa que arrendou ou quiser ir experimentar viver noutro ponto da cidade, pode mudar para outra, bem mais facilmente do que se a casa fosse sua.

Uma resposta a “Porquê arrendar casa?”

  1. maria

    Tanto a nível pessoal como profissional, estou completamente de acordo com este artigo, não existe nada melhor do que poder ter a liberdade de mudar de sitio quando mais nos convém.

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB