Poupar na cozinha: Como aproveitar as sobras de refeições?

Para reduzir o desperdício alimentar e conseguir poupar na fatura do supermercado sugerimos-lhe algumas receitas feitas a partir de sobras.

especial_receiats610 × 253

Poupar na cozinha: Nove receitas para aproveitar as sobras de refeições

Sexta-feira é o dia de “limpar o frigorífico” na casa de Joana Roque, autora de livros de culinária e de blogues de receitas como o “As minhas receitas” e o “Economia cá de casa”. E o que significa exatamente limpar o frigorífico? É ver todos os ingredientes que estão lá dentro, verificar quais são aqueles que têm de ser consumidos mais rapidamente e preparar refeições com base nesses mesmo alimentos ou ingredientes. O objetivo? Aproveitar as sobras de refeições e evitar o desperdício.

As preocupações de Joana Roque encontram eco nas opiniões da generalidade das famílias portuguesas. Segundo o estudo “Primeiro Inquérito da Sustentabilidade em Portugal”, realizado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 76,6% dos portugueses inquiridos estão preocupados com o desperdício alimentar. E entre as atitudes e comportamentos adotados para reduzir o desperdício alimentar nas suas casas, os portugueses revelam um maior cuidado em conservar os alimentos em locais e temperaturas adequados;  fazer o reaproveitamento de sobras na confeção de alimentos e ainda o evitar fazer compras por impulso.

Estas estratégias têm o condão de reduzir o desperdício alimentar mas também a fatura que as famílias suportam com as despesas de supermercado. A pensar nisso mesmo, o Saldo Positivo pediu à autora Joana Roque que nos sugerisse nove receitas diferentes que podem ser feitas a partir de sobras com três ingredientes: carne, peixe e uma leguminosa. O objetivo é ajudar a estimular a criatividade na cozinha para se conseguir preparar diferentes refeições com os mesmos ingredientes e assim fazer diminuir o desperdício alimentar. Conheça as sugestões.

 

1º Ingrediente: Frango

 

Primeira receita: Frango Assado

Frango assadoIngredientes:

1 Frango

1 Limão

2 Dentes de alho

sal e pimenta q.b.

100 ml de Vinho branco

1 Colher de sopa de colorau

3 Batatas doces pequenas

1 Colher de sobremesa de ervas da provença

azeite q.b.

1 Cabeça de brócolos grande

 

Preparação:

Depois de limpo, tempere o frango com sal e pimenta e coloque-o numa assadeira. Na cavidade do frango coloque o limão cortado ao meio, os dentes de alho e polvilhe o frango com o colorau, regue com um pouco de azeite e regue com o vinho branco.

Tape com um pouco de papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h30. Ao fim desse tempo retire o papel, aumente o forno para 200ºC deixe o frango ficar dourado antes de servir.

Entretanto prepare os palitos de batata-doce. Descasque as batatas-doce e corte-as em palitos não muito finos. Coloque-os depois num tabuleiro e tempere a gosto com sal, pimenta, azeite e as ervas da provença. Envolva bem e leve-as ao forno durante cerca de 45 minutos ou até estarem cozinhadas e douradas.

Separe os brócolos em raminhos e leve-os a cozer a vapor até estarem macios.

Sirva o frango com os palitos de batata-doce e os brócolos cozidos.

 

Duas receitas para preparar com sobras de Frango:

 

a) Tarte de Frango com Ervilhas e Cenouras

Tarte de frangoIngredientes:

200g de Sobras de frango assado e respetivo molho do assado

150g de Ervilhas congeladas

100g de Cenouras baby

1 Placa de massa folhada retangular refrigerada pronta a usar

1 Gema de ovo para pincelar

sal q.b.

 

Preparação:

Leve ao lume uma panela com água e sal e deixe levantar fervura. Acrescente depois as ervilhas e as cenouras congeladas e deixe cozinhar alguns minutos até ficarem macias. Escorra e reserve.

Desfie o frango e junte-lhe o molho. Envolva bem na mistura de ervilhas e cenouras. Divida a placa de massa ao meio e com uma das metades forre uma tarteira retangular. Pique o fundo com um garfo e encha com a mistura de frango, ervilhas e cenoura. Com a restante massa folhada cubra a tarte, prendendo bem os bordos, e pincele tudo com um pouco de gema de ovo. Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC até que a massa folhe e fique dourada.

Sirva com uma salada verde.

 

b) Fritata de Frango com Cogumelos

FritataIngredientes para 2 pessoas:

4 Ovos

120ml de Natas

10 Cogumelos

100g de Carne de frango (sobras) partidas em pequenos pedaços

15 Azeitonas pretas

1 Raminho pequeno de salsa

azeite q.b.

75g de queijo mozarella

sal e pimenta q.b.

 

Preparação:

Lave e lamine os cogumelos. Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite e deixe aquecer um pouco. Junte depois os cogumelos e deixe saltear. Tempere de sal e pimenta e acrescente o frango em pedaços, as azeitonas partidas ao meio  e metade da salsa picada. Deixe saltear tudo até os cogumelos estarem cozinhados.

Entretanto bata os ovos com as natas e um pouco de sal e pimenta. Verta sobre os cogumelos e frango de modo a cobrir tudo bem e polvilhe com metade do queijo. Deixe começar a coagular os ovos e leve ao forno (atenção com a pega da frigideira que deve ser adequada) previamente aquecido a 180ºc até a fritata começar a ficar dourada. Nessa altura, retire do forno e polvilhe com o restante queijo deixando dourar e acabar de cozinhar.

Retire do forno, polvilhe com a restante salsa e corte em pedaços.

Sirva com uma salada verde.

 

2º Ingrediente: Peixe

 

Primeira receita: Peixe Assado com Pimento e Tomate

Ingredientes para 2 pessoas:

Peixe assado1 Pargo não muito grande, limpo e escamado

2 Tomates maduros

1 Cebola grande

1 Pimento verde pequeno

Azeite q.b.

Salsa q.b.

2 Dentes de alho

100ml de Vinho branco

Sal e pimenta q.b.

1 Malagueta seca

1 Colher de chá de chá de colorau em pó

10 Batatinhas pequenas

 

Preparação:

Corte a cebola, o tomate e o pimento em rodelas. Pique os dentes de alho. Num tabuleiro que vá ao forno coloque uma camada de cebola e outra de tomate maduro. Por cima disponha o pargo e tempere com um pouco de sal, pimenta e a salsa. Coloque a restante cebola, pimento e tomate por cima do peixe. A toda a volta disponha as batatinhas bem lavadas e cortadas ao meio e tempere-as com o alho, sal e pimenta e o colorau. Junte a malagueta partida em pedaços e regue bem com o vinho branco.

Tape com papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos, retirando o papel de alumínio 10 minutos antes do fim do tempo para dourar a superfície.

Sirva com uma salada.

 

Duas receitas para preparar com sobras de Peixe:

 

a) Bolinhos de Peixe com Gengibre e Coentros

BolinhosIngredientes para 4 pessoas:

400g de Peixe cozido e desfiado

2 Ovos

4 Colheres de sopa de farinha

3 Colheres de sopa de leite

1 Dente de alho ralado

1 Colher de chá de gengibre ralado

sal e pimenta q.b.

1 Colher de sopa de coentros picados

Sal e pimenta q.b.

 

Preparação:

Misture a farinha com o leite, os ovos batidos, o gengibre o alho e os coentros. Misture bem e acrescente depois o peixe desfiado e envolva bem, temperando com sal e pimenta a gosto.

Leve depois uma frigideira ao lume com um pouco de azeite ou óleo e frite colheradas de massa. Quando estiverem douradas de um lado, vire e frite do outro lado.

Escorra sobre papel absorvente e sirva com legumes salteados.

 

b)Tacinhas de Peixe com Croutons

tacinhasIngredientes para 2 pessoas:

1 Chávena de sobras de peixe partidas em pedaços

1 Cebola pequena

1 Tomate

½ Pimento verde

2 Dentes de alho

50ml de Natas

Sal e pimenta q.b.

1 Pão duro

 

Preparação:

Corte o pão duro em cubinhos (croutons) e coloque-os num tabuleiro que vá ao forno. Tempere com um fio de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que os cubinhos de pão fiquem louros e crocantes. Retire e reserve.

Entretanto leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e acrescente a cebola e os dentes de alho picados. Acrescente depois o tomate em cubinhos assim como o pimento e deixe saltear. Junte agora o peixe e tempere com um pouco de sal e pimenta. Envolva as natas para que fique cremoso e divida a mistura por dois ramequins ou tacinhas que possam ir ao forno.

Por cima cubra com os croutons previamente preparados e leve novamente ao forno para tostar mais um pouco.

Sirva com uma salada verde.

Continue a ler o artigo nas páginas seguintes: 1 2 | Ver artigo Completo

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB