Poupe no IRS com donativos

Como ajudar as instituições de solidariedade social e abater nos impostos ao mesmo tempo.

Sabia que ao realizar um donativo para uma Instituição de Solidariedade Social pode deduzir 25 por cento desse montante de ajuda em sede de IRS? Isto quer dizer que, além das despesas de saúde, educação, habitação, seguros, pensões e lares, os donativos também são dedutíveis até ao limite de 15 por cento da colecta.

Os donativos que fizer podem servir para abater no IRS

Imagine que realizou um donativo de 200 euros a favor de uma associação de apoio ao combate à fome. Com essa ajuda pode abater até 50 euros no valor a pagar de IRS.

Impostos convertidos em donativos sem custo

As deduções fiscais premeiam os mais preocupados com as causas sociais, mas não terminam aqui as possibilidades de ajudar instituições ligando-as aos seus impostos. Se assinalar no impresso do IRS o número de identificação fiscal da instituição que pretende ajudar, estará a doar 0,5 por cento dos seus impostos em sede de IRS a essa instituição, sem lhe custar nada.

É simples: basta que assinale com uma cruz a opção “Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública” no quadro 9 do anexo H – relativo aos “Benefícios fiscais e deduções”, com o número de identificação fiscal da entidade.

Exemplificando, se liquidou cinco mil euros de IRS só com esta cruz pode contribuir com 25 euros que serão revertidos a favor de uma boa causa sem custo para si. Assim, fica a saber que meio por cento da colecta paga ao Estado teve como destino apoiar uma obra de caridade.

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB