Prendas úteis para as suas finanças

Costuma oferecer dinheiro no Natal? Dê um passo em frente e pense numa verdadeira prenda financeira.

Por tradição, os presentes trocados na noite de Natal são surpresa. No entanto, há prendas que embora não sejam surpresa, podem ser bastante úteis para o futuro. Se está farto de oferecer os mesmos presentes e pretende oferecer bem-estar duradouro em vez de alegria momentânea, as prendas que o Saldo Positivo enumera abaixo podem ser mais do que originais, uma autêntica demonstração de afecto. E por que é que estas prendas não serão surpresa? Porque precisam dos dados e da assinatura da pessoa que as vai receber, pois vão ficar em nome do destinatário da oferta.

prendas
Opte por prendas mesmo originais este ano

Conta poupança criança

Quem tem filhos ou sobrinhos até aos 15 anos tem a possibilidade de abrir uma conta à ordem em nome deles. O objectivo principal de uma conta deste género é acautelar o futuro da criança em termos financeiros, com valores que poderão ser úteis para eventuais estudos universitários ou outras despesas. Esta conta pode ser utilizada para ensinar a criança a poupar desde pequena e a utilizar o dinheiro que lhe é confiado de maneira a obter o maior proveito possível dele. Esta conta a prazo paga juros sobre o valor depositado e pode ser movimentada pelos pais. Não tem despesas de manutenção na maior parte dos bancos.

Conta poupança jovem

Este tipo de conta é o ideal para um jovem com idade entre os 12 e os 15 anos, idade que varia consoante o banco. Esta conta à ordem traz como principais vantagens o baixo valor de abertura e a possibilidade de efectuar reforços, para a poupança aumentar. Paga juros sobre o valor depositado, podendo ser utilizada para uma melhor gestão da semanada ou mesada, permitindo que as crianças juntem dinheiro para comprarem alguma coisa de valor superior à mesada. Não tem comissões, sendo os levantamentos e transferências da conta limitados ao montante mínimo de subscrição da conta.

Conta jovem

Esta conta à ordem pode ser aberta para um jovem com idade entre os 12 e os 15 anos, dependendo do banco. Traz como principais vantagens o baixo valor de abertura e a oferta da anualidade do cartão de débito. Um outro benefício é a não cobrança de comissão de gestão da conta, ao contrário da maior parte das contas à ordem tradicionais. O principal objectivo de uma conta destas é permitir aos jovens gerir o dinheiro que têm disponível e efectuar alguns pagamentos de compras ou carregamentos de telemóvel.

Planos Poupança Reforma

Os Planos Poupança Reforma (PPR) são uma prenda a ter em consideração para adultos. Embora o dinheiro que se investe no produto só fique disponível na reforma, pode constituir-se nessa altura como uma importante fonte de rendimentos extra, especialmente importante devido às mudanças na Segurança Social e às previsões de que a curto prazo a reforma recebida será bastante inferior ao último salário recebido. O mercado dos PPR é bastante vasto, sendo comercializados por bancos ou por seguradoras. O investidor deve analisar sempre bem o produto que pretende subscrever e as suas rendibilidades até à data da aquisição (não devendo esquecer que as rendibilidades passadas não garantem rendibilidades futuras). Os PPR têm também associados benefícios fiscais, um benefício que irá diminuir no ano de 2011.

Certificados de aforro e do tesouro

Os certificados de aforro e os certificados do tesouro são produtos emitidos pelo Estado português. Destinam-se a fomentar a poupança e são uma das fontes de financiamento do Estado. Ao contrário dos produtos anteriormente descritos, os certificados não têm um objectivo definido, tendo como principal meta conseguir um rendimento extra do dinheiro poupado. O prazo de investimento máximo destes produtos é de dez anos, devendo ser tomado em consideração porque é ao fim desse prazo que se apresenta a melhor remuneração de juros. Para comprar esta “prenda”, as estações dos CTT são o local de comercialização, mas o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), entidade emitente, também os comercializa.

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB