Qual é a melhor forma de ir ao banco?

Até há alguns anos havia uma única forma dos clientes bancários se relacionarem o seu banco: através do atendimento ao balcão. Hoje há mais opções....

mobile1Até há poucos anos havia sobretudo uma única forma dos clientes bancários se relacionarem o seu banco: através do atendimento ao balcão. Era muito frequente vislumbrar longas filas à porta das agências dos bancos com os clientes a esperarem a sua vez para serem atendidos. Nos últimos anos, e graças aos desenvolvimentos tecnológicos, este retrato mudou.

Ainda existem muitos consumidores que continuam a privilegiar o contacto presencial com o gestor de conta. Mas são cada vez mais os portugueses que optam por fazer operações financeiras recorrendo a outras soluções. Tais como: a linha telefónica do banco de apoio ao cliente, as caixas de multibanco e o serviço de homebanking seja através do computador, do telemóvel, ou outro tipo de dispositivo com acesso à internet.

Existem várias vantagens destes canais automáticos em detrimento do tradicional atendimento ao balcão. A primeira vantagem é a comodidade: não precisa de se deslocar até ao balcão e esperar pela sua vez para fazer uma transferência bancária ou requisitar um livro de cheques. Pode fazê-lo através da internet ou do multibanco a qualquer hora do dia e onde estiver. A segunda grande vantagem prende-se com o custo destas operações. Geralmente, as instituições financeiras cobram comissões mais baixas nas operações financeiras que forem realizadas pelos canais automáticos. Em alguns casos, as operações financeiras ficam mesmo isentas de quaisquer encargos caso sejam executadas pelo canal online.

Isso ajuda a explicar o crescente número de clientes bancários que cada vez mais está a ir ao banco através do computador e do telemóvel. Os números do Banco de Portugal, relativos a 2012 mostram que 26% das contas de depósito à ordem em Portugal são contas com acesso online.

Cuidados com a segurança

Apesar de ser uma solução cómoda, recomenda-se alguns cuidados de segurança aos clientes que optem por aceder ao banco através da internet ou do telemóvel, para evitar que pessoas terceiras tenham acesso aos seus dados bancários. Por isso, mantenha os seus dados confidenciais e certifique-se que o seu computador ou dispositivo móvel está devidamente protegido por anti-vírus e com o sistema operativo atualizado.

Leia neste artigo mais detalhes sobre como aderir ao serviço de homebanking.

 

 

 

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB