Qual o crédito certo para o seu carro?

Saiba qual o melhor crédito automóvel para si.

crédito automóvel

A compra de um automóvel novo para si e para a sua família, é um passo enorme na sua vida financeira. Escolher a marca, o modelo e as demais especificações do automóvel são só as primeiras etapas. Selecionado o automóvel que se ajusta ao seu perfil de consumidor, o pagamento assume o papel central. Pagar um carro a pronto não é certamente tarefa fácil para muitas famílias, por isso é essencial conhecer os tipos de financiamento que existem para que a compra do seu carro não ofereça surpresas na altura de escolher financiamento. O Saldo Positivo mostra-lhe quais são as principais diferenças entre as várias modalidades de crédito automóvel.

Antes de mais é necessário ao comprador decidir se deseja um crédito no concessionário ou ao balcão de uma instituição financeira. Apesar de as instituições financeiras apresentarem, na generalidade, melhores condições de financiamento, os stands de automóveis das marcas também oferecem soluções de crédito. Comparar a oferta do stand em relação à sua instituição financeira poderá ser o primeiro passo na busca pelo financiamento mais ajustado.

Entre os tipos de financiamento automóvel que existem, os mais comuns são o crédito automóvel normal, o ALD e o leasing.

Crédito automóvel

O crédito automóvel “normal”, é também conhecido por crédito com reserva de propriedade. Em termos de especificações, funciona exatamente como um crédito pessoal, ficando o bem como propriedade do mutuário desde o início do empréstimo. Tal como nos créditos pessoais, as taxas de juro podem estar fixas durante o período do contrato ou variarem com um indexante (Euribor).

Aqui as armas de quem pede emprestado serão a relação com o banco e o montante inicial (quanto maior melhores as condições) que possibilitam aos banco fazer uma avaliação do risco do cliente.

Se vai contrair um crédito para comprar automóvel saiba que o Banco de Portugal fixa taxas máximas para os diferentes tipos de crédito aos consumidores. As taxas de juro máximas do crédito com reserva de propriedade diferem em relação aos financiamentos para compra de carro novo ou usado. No caso de carro novo, a TAEG (taxa anual efetiva global) máxima fixada pelo Banco de Portugal para o 2º trimestre de 2012 é de 12,9 por cento. Já para carros usados chega aos 17 por cento. O crédito automóvel implica a subscrição de um seguro de responsabilidade civil.

ALD

O ALD é um contrato de Aluguer de Longa Duração. Neste contrato, a sociedade locadora cede a utilização do automóvel ao locatário em troca de um pagamento mensal que é o aluguer. No ALD, o cliente só pode comprar a viatura mediante o pagamento do seu valor residual, ficando a propriedade do veículo na sociedade locadora até ao final do prazo do empréstimo. Em relação aos seguros é obrigatório o seguro contra danos próprios e não apenas o de responsabilidade civil, o que poderá ser um entrave na escolha do crédito. Durante o período do contrato de aluguer o titular do veículo é a sociedade locadora, passando a propriedade apenas para o cliente no final do contrato. Em relação às TAEG máximas, para carros novos é de 9 por cento e para os usados é de 10,4 por cento.

Leasing

A locação financeira (Leasing) é, também, uma modalidade de aluguer. Em termos práticos, o veículo pertence à empresa de leasing que cede a sua utilização ao cliente durante um período de tempo mediante o pagamento de uma renda consoante o acordado. Esse pagamento vai sendo deduzido ao valor total do financiamento até ao final do contrato, sendo que nessa altura o cliente tem duas opções, contrariamente ao ALD: ou devolve a viatura ou compra-a ao preço do valor residual. Tal como no ALD, é exigido o seguro contra danos próprios e não apenas o de responsabilidade civil.

Taxas máximas

De três em três meses o Banco de Portugal publica as taxas de juro máximas para o crédito aos consumidores que vigoram no trimestre seguinte. Conheça as taxas máximas em vigor durante o 2º trimestre de 2012.

Tipo de FinanciamentoTAEG Máxima
Locação Financeira ou ALD: carros novos9%
Locação Financeira ou ALD: carros usados10,4%
Com reserva de propriedade e outros: carros novos12,9%
Com reserva de propriedade e outros: carros usados17%

Fonte: Banco de Portugal

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB