Quando vou receber o reembolso do IRS?

Se já entregou a declaração de IRS e viu que tem dinheiro a receber do Estado saiba quando é que poderá contar com o reembolso do IRS.

610x253_artigo

Quando vou receber o reembolso do IRS?

O reembolso do IRS é utilizado por muitas famílias para fazer face a alguns compromissos financeiros extraordinários. Por isso mesmo, não é de admirar que muitos agregados familiares aguardem com alguma expectativa a data em que recebem o reembolso do IRS. Se já entregou a sua declaração de rendimentos – e na simulação realizada verificou que tem dinheiro a receber do Estado – veja quando é que poderá receber os montantes que pagou a mais com este imposto.

O Código do IRS prevê um prazo legal para o pagamento dos reembolsos do IRS. Segundo o artigo nº 77 a liquidação do IRS deve ser efetuada até 31 de julho, sendo que até 31 de agosto este imposto tem que ser pago (artigos nº 96 e 97). Esta é a data limite para que o Estado proceda ao pagamento dos reembolsos. 31 de agosto é também o prazo limite para os contribuintes que não tiveram direito a reembolso e vão ter de pagar IRS para realizarem o pagamento.

Apesar destes prazos legais, por norma, quando há direito a reembolso as famílias costumam receber os montantes devidos antes desta data.

Em declarações recentes à Comunicação Social, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha de Andrade, sinalizou a intenção da Autoridade Tributária em fazer a emissão dos reembolsos no prazo indicativo de 20-25 dias após a data de entrega da declaração, para os contribuintes que tenham apresentado a declaração sem divergências e que tenham a sua situação fiscal regularizada. A confirmar-se esta intenção, e se tudo correr sem sobressaltos, significa até ao final de junho as famílias deverão receber os reembolsos devidos. Ao Saldo Positivo, fonte oficial do Ministério das Finanças confirmou que os primeiros reembolsos vão começar a ser emitidos, na próxima semana, a partir do dia 25 de abril: “Os primeiros reembolsos serão efetuados dentro dos 25 dias a partir da data da primeira entrega de declarações, à semelhança de anos anteriores. Não se verificam assim razões para atrasos no pagamento dos restantes reembolsos”.

 

Quem recebe primeiro o reembolso?

A primeira condição para receber mais rapidamente o reembolso do IRS é entregar a declaração dentro do prazo. Há ainda outras situações que podem acelerar o processamento do reembolso. Por exemplo, para incentivar as submissões das declarações de rendimentos através da Internet, o Fisco costuma acelerar os reembolsos dos contribuintes que cumpram com esta obrigação declarativa usando a internet, em detrimento da submissão da Modelo 3 em papel.

Por outro lado, a modalidade de pagamento também pode influenciar os prazos de emissão dos reembolsos. Sendo que as formas mais comuns são a transferência bancária (o método mais rápido) e o cheque. Não se esqueça de que se quiser receber por transferência bancária precisa de indicar o seu IBAN na declaração de IRS (assinalando a referência no campo 9 da folha de rosto Modelo 3).

Um ponto importante para as declarações apresentadas em 2016: Se é casado ou vive em união de facto e optar pela tributação separada, e um dos cônjuges entregar o IRS na primeira fase (mês de abril) e o outro na segunda fase (mês de maio), o cônjuge que entrega em abril não vai receber o reembolso do IRS mais cedo pelo facto de entregar a declaração separada. Num artigo publicado no Jornal de Negócios, Ana Cristina Silva da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) explicava esta situação: “Quando em virtude da tributação separada, um dos cônjuges ou unidos de facto apresenta a declaração modelo 3 na primeira fase e o outro entrega na segunda fase, o processamento destas duas declarações não deixa de ser feita em conjunto, por causa do quociente familiar e das deduções à coleta que são do agregado. Não há, portanto, uma antecipação da liquidação do IRS e do reembolso (quando exista) para o contribuinte que entrega a declaração na primeira fase”.

 

Como saber em que fase é que se encontra o processamento do seu reembolso?

Os contribuintes poderão acompanhar através do Portal das Finanças em que fase se encontra o processo de análise da sua declaração de rendimentos por parte do Fisco (Ex: se a declaração se encontra pendente ou se já foi validada pela AT). Se houver lugar a reembolso os contribuintes poderão ir consultando uma área específica do Portal das Finanças para saber se ele já foi (ou não) processado. Para isso os contribuintes deverão:

 

1. Aceder ao Portal das Finanças; entrar na área dos “Serviços Tributários” e selecionar a opção “Consultar”

Slide1

 

2. Escolher a opção “Informação financeira” e de seguida clicar em “Movimentos Financeiros”

Slide2

 

3. Nesta fase, ser-lhe-á pedido que proceda à sua autenticação no Portal e, para isso, terá de colocar a sua senha de acesso.

Slide3

 

4. Os contribuintes deverão então escolher o ano dos rendimentos (neste caso, 2015) e escolher o imposto sobre o qual quer saber informação (neste caso, o IRS)

slide4-novo

 

5. Terão então acesso a uma tabela com a sua situação fiscal global relativa a este imposto e dentro das várias opções listadas, há um item de “Reembolsos”. Se o valor que aparece em “Reembolsos” se encontra a zeros, significa que o reembolso não foi emitido.

Slide5

 

6. Se na opção “Reembolsos” já aparecerem valores, clique em “Detalhes” para saber em que estado se encontra o seu reembolso.

Slide6-Novo

Leia também os seguintes artigos:

– Guia: Como preencher o IRS este ano?

– Como garantir que as despesas da casa entram no IRS

– Oito conselhos para preencher o IRS este ano

– Tenho de pedir a senha de acesso ao Portal das Finanças para os meus filhos?

– Quais as datas do IRS a que deve estar atento em 2016

– Quando tenho de entregar a minha declaração de IRS?

– Conheça a nova página do Portal das Finanças para consultar as deduções no IRS

– Guia do E-Fatura: Passo a passo para não perder deduções

– Saiba se está dispensado de entregar o IRS este ano

190 respostas a “Quando vou receber o reembolso do IRS?”

  1. Susana Tomás

    Uma questão, já fiz o irs. A simulação indicou me o valor de reembolso, mas agora q acedi ao portal das finanças p saber em q estado está, deparo me q o reembolso está a zeros. Isso quer dizer q n irei receber nada, ou ainda n foi processado? Muito obrigada

    Responder
  2. manuel antonio marques nunes

    A data anunciada para pagamento dos reembolsos não esta a ser cumprida, entreguei via internet no dia 01-4 a declaracão a mesma foi da como certa a 04-4 e ate a data não passou dessa situacão

    Responder
  3. Filipe Simões

    Será que a Autoridade Tributária está à espera de receber os pagamentos do IMI para proceder aos reembolsos do IRS?

    Responder
  4. ISABEL GONÇALVES

    Aconteceu-me precisamente o mesmo que ao senhor do comentario anterior…. as datas não estão a ser cumpridas.

    Responder
  5. carla

    O prazo não esta a ser cumprido. Entreguei via met a 30/03 e foi dada como certa a 01/04 . E ate agora Nada.

    Responder
  6. pedro

    So acho incrivel, muitos orgaos da comunicacao darem a noticias dos reembolsos e agora ninguem fazer referencia que afinal os prazos nao estao a serem cumpridos como tal foi anunciado!
    Este governo nunca me enganoou! Mas esperem porque muito ainda esta para vir!!!

    Responder
  7. fernando soares

    Mais uma mentira para causar confusão. Entreguei via net a declaração no dia 1 de Abril e até agora nada, Está só declaração certa. O ano passado foi mais rapido

    Responder
  8. Ana Bela Couteiro

    Entreguei declaração via net em 31.3.2016. Está validada desde 2.4.2016 sem evolução até agora. Mandaram-me uma mensagem a dizer que a declaração estava certa depois de validação central e mais nada. Fiz um contacto pelo e-balcão que ainda não foi respondido. Não há mais emails de contacto, estão todos descontinuados. Se a situação persistir terei que ir a uma repartição…

    Responder
  9. Ricardo Leitão

    Tal como os anteriores comentários, apesar de ter feito no ida 1 de Abril e ter sido validado no dia 4 de Abril até agora nada de reembolso

    Responder
  10. TeresaMM

    E o que dizer das divergências que só aparecem depois das declarações serem consideradas liquidadas?? Existem contribuintes que entregaram as suas declarações no dia 30 e que so hoje, depois das suas declarações aparecerem no portal como liquidadas, surge o estado de declaração com divergência…

    Responder
  11. maria teresa matos

    Pelos comentários apresentados ninguém rcebeu o reembolso…eu também não , desde dia 4 de abril….
    Será que não há dinheiro e estão à espera do pagamento do IMIi?” admirem-se…
    TOCA A PAGAR O IMI CASO CONTARIO….!!!!OU ESPERAR QUE SE RECEBA O ORDENADO…..

    Responder
  12. Miguel Ferreira

    Qual é a parte que não perceberam que o pagamento pode ser feito até 31.07.2016 ou até 31.08.2016? Se o Estado pagar antes é um ” favor ” que fazem! Se tivessem de pagar não estavam com tanta pressa!

    Responder
  13. Manel

    “Reembolso do IRS mais cedo pelo fato de entregar”…

    E se não for de fato, por exemplo com calças de ganga? E de vestido ou saia?

    PACÓVIOS!!

    Responder
  14. Helena

    Boa tarde
    Tenho constatado que este ano a declaração mantém-se certa até ao final do processo. Temos de consultar a SFI para ver a evolução. Entreguei a 1, certa a 5/6, mail a 15, liquidada sem valores no dia 29. Encontra-se assim ainda agora.

    Responder
  15. Rute Silva

    Ainda hj nao ta nada… simplesmente declaração certa só mais nada….. estes gajos andam a gozar cinseramente e bue estranho…..

    Responder
  16. Filipe Matos

    Este ano tem sido mentira em cima de mentira. A AT já dá o IRS como liquidado. Vai-se a movimentos financeiros e ainda não está contabilizado e na ordem de pagamento dá por tratar. Afinal em que Ficamos?
    Ficamos com mais uma jogada politica!

    Responder
  17. Alexandre Pereira

    Geringonça a aldrabar.

    Responder
  18. Jorge de Lencastre

    No dia 30 de março de 2016, um inspector de finanças informou-me que o anterior secretário de estado de impostos, paulo núncio, deixou o sistema informático completamente armadilhado.Daí este ano ir haver grandes atrasos.

    Responder
  19. Filipe Garcia

    Os prazos não estão a ser cumpridos. Entreguei o IRS no dia 1 de Março, tendo a declaração sido validada no dia 4 de Março e até à data ainda tenho declaração certa. Definitivamente o ano passado os reembolsos foram processados mais cedo, nesta altura já tinha o reembolso na conta. Mas já era de desconfiar que estas situações pudessem acontecer, derivado ao e-factura.

    Responder
  20. Sandra

    Meti o IRS no dia 1 de Abril, no dia 5 foi validado e no dia 14 recebi o mail a dizer k estava tudo correto. Contínuo com Declaração Certa e nos movimentos financeiros está a zeros, mas na Situação Fiscal Integrada aparece liquidada. É normal?

    Responder
  21. joana correia

    bem faz hoje um mês que meti o IRS, e no sistema deles diz liquidado, mas dinheiro nem velo??????!!!

    Responder
  22. Rute Silva

    Agora da maneira que ta lento. So la para miados de naio iiiiii se tiver mos sorte

    Responder
  23. miguel araujo

    de fato a lei diz que o reembolso pode ocorrer ate 31/07, agora se assim é, não venham aliciar as pessoas com datas que não conseguem cumprir. (20/25 dias)

    Responder
  24. Maria

    No dia 1 submeti a declaração de IRS – No dia 6 foi considerada como certa, e assim continua. Já estão atrasados em relação a anos anteriores. A propaganda de pagamento mais cedo para quem entregou no dia 1 é falsa.

    Responder
  25. Rui Duarte

    como muitos, tb eu submeti a declaração em 01/04, tendo sido considerada valida em 04/04, a ultima situação indica “liquidada” em 29/04 mas … com situação “a tratar..” por curiosidade consultei “as minhas interações” e lá muito escondido aparece data de emissao de reembolso a 08/05 e pagamento confirmado a 13/05…” parece que os 25 dias é mesmo para Inglês ver…

    Responder
  26. Mário

    Mas até ao dia de hoje alguém ja recebeu o reembolso do IRS..?

    Responder
  27. Rute Silva

    Ola bom dia hj fui consultar SFI e ja aparece nota de liquidação mas moviventos financeiros inda nada axo que agora e uma questao de dias pa cair na conta

    Responder
  28. Tugatento

    O estado não esta a fazer-me favor nenhum ao pagar-me o reembolso, é que este dinheiro é meu, o estado retirou-mo indevidamente.

    Responder
  29. António Andrade

    A “geringonça” não está a aldrabar. O praza para o reembolso só termina no dia 31 de Agosto. Convém que as pessoas estejam atentas às informações da AT e não embarquem nas notícias divulgadas por órgãos de informação povoados por jornalistas uns incompetentes e outros mal intencionados.

    Responder
  30. António Andrade

    A “geringonça” não está a aldrabar. O prazo para o reembolso só termina no dia 31 de Agosto. Convém que as pessoas estejam atentas às informações da AT e não embarquem nas notícias divulgadas por órgãos de informação povoados por jornalistas uns incompetentes e outros mal intencionados.

    Responder
  31. Rui Em

    De facto o prazo para o reembolso só termina no dia 31 de Agosto. No entanto, houvesse outro governo e o Carmo e Trindade já tinham caído. Com a “geringonça”, tudo bem

    Responder
  32. AJSRSS

    Conhecem alguém que já recebeu o IRS este ano? eu não! eu enviei o meu IRS em 31-03 e hoje (3-05) continua como declaração certa, enviei um mail mas nem responderam, aldrabice (este ano) quando dizem 25 dias para reembolso

    Responder
  33. Luis

    Acho que o estado anda a enganar novamente os contribuintes. Declaração entregue no primeiro dia, considerada válida deste o dia 4 de Abril e até agora nada. Nem na altura mais critica com o Passos Coelho e o seu gang isto aconteceu. Estamos todos a contribuir para as megalomanias deste governo de esquerda

    Responder
  34. Hugo

    Mas alguém já recebeu?

    Responder
  35. Sandra

    Boa Noite, pelo que li estão todos à espera do IRS, mas alguém se lembrou que os 25 dias de reembolso são dias ÚTEIS.Desde o dia 1 de Abril até hoje 3 de Maio só passaram 21 dias…

    Responder
  36. Rute Silva

    Pois amim tambem diz que esta reembolso a tratar…. fui ver agora demanha estava declaração com reembolso i agora tava reembolso a tratar….

    Responder
  37. ana raquel nunes

    Isso é uma vergonha o estado pegou o nosso dinheiro indevidamente e não quer devolver se vosse o contrário apagaria-mos com juros bem altos

    Responder
  38. Antonio Rodrigues

    Com esta “geringonça” é só “marketing” e chutar para frente. Trabalhar, cumprir é só blá…blá…blá e nada.

    Responder
  39. Joana Vieira

    Boa tarde . Alguém já recebeu o reembolso do irs? Até agora nos movimentos financeiros não aparece nada . No ano passado já tinha na conta o dinheiro . Que estranho !

    Responder
  40. Ana

    boa noite
    Já alguém recebeu IRS? Meti o meu dia 3/4 e hoje dia 5/5 diz que o reembolso foi emitido. Fui ver o valor a receber bate certo com a simulação mas onde fica o valor do e-fatura? alguém me sabe dizer se o vamos receber?

    Responder
  41. Paulo Franco

    É a maior das tretas, obrigar o Contribuinte a pagar, incentivar a entregar IRS o mais cedo possível, por internet (para não dar trabalho aqueles senhores que cheiram a suor) e é só coisas boas na Comunicação Social que, não, nunca é movida e orientada pelo Governo, só ajudou a incentivar ao cumprimento…e o pessoal cumpriu. O reembolso a quem tiver direito a ele, isso já é outra história! Votem mais e muito nos mesmos…

    Responder
  42. Alex Bras

    Realmente… não vejo ninguém a dizer que já recebeu o reembolso dentro dos prazos apontados…apenas irão cumprir o estipulado, ou seja, têm até Agosto. Boa sorte para todos!!!! Eu nestes não acredito e olhem, não paguei o IMI, pago quando receber o reembolso que é meu por direito! Porque não descontam o valor de lá? Haja paciência para este País que não olha pelo seu povo mas apenas pelos seus governantes!

    Responder
  43. Joaquim Campos

    António Andrade, convém que saiba que foi o Secretário de Estado das Finanças que disse que o reembolso seria efetuado em 25 dias. A Comunicação Social apenas transmitiu o que o Sec. Estado disse.

    Responder
  44. F.R.A.

    BOA TARDE, ISTO É ENGRAÇADO EM RELAÇÃO AOS REEMBOLSOS AS FINANÇAS DESCULPAM-SE QUE A LEI DITA O PAGAMENTOS DOS REEMBOLSOS ATÉ 31 AGOSTO, ESQUECENDO-SE DEPOIS QUE SE COMPROMETERAM O PAGAMENTO DE 20 A 25 DIAS, DEPOIS DIZEM QUEM TEM A SITUAÇÃO FISCAL EM DIA DÃO PRIORIDADE
    E NA REALIDADE EXISTE UMA MENTIRA MUITO GRANDE GOZANDO COM OS CIDADÃOS PORQUE NÃO CUMPREM COM PRAZOS NENHUNS E NÓS CASO ESTEJAMOS EM FALTA SAEM LOGO COIMAS.
    POR ISSO NO MEU EXEMPLO TENHO A DECLARAÇÃO DE IRS RECEPCIONADA EM 12-04-2016 E FOI DA VALIDADA OU DADA COM CERTA EM 15-04-2016 E COM ISTO MORREU ALI NAQUELA SITUAÇÃO ATÉ AGORA, ISTO NÃO É POSSÍVEL, É VERGONHOSO QUASE A FAZER UM MÊS DA DATA DA RECEPÇÃO E SEM RESPOSTA É ASSIM QUE ESTA GENTE LIDA CONNOSCO..

    Responder
  45. Ana Carvalho

    Bom dia.
    Submeti a minha Declaração no dia 01/Abril á noite, foi validada no dia 06/Abril.
    Ainda hoje li noticia que já foram reembolsados cerca de 250 milhões de euros, mas a mim ainda não efectuaram o reembolso e nem sequer foi processado.
    Alguém sabe me dizer quais são só critérios que a AT aplica para efectuar o Reembolso, uma vez que também submeti a Declaração no dia 01.
    Obrigada.
    Um bom dia para todos

    Responder
  46. jOSUE cASTRO

    Os reembolsos dependem quando se entrega e por transferência é mais rápido.
    O meu caso fiz dia 2 Abril e já está a aguardar pela ordem de transferência

    Responder
  47. Rute Silva

    Entao pessoal ja receberam os reembolsos….????

    Responder
  48. Joana Teodoro

    Tudo uma fantochada!!!!! Anda uma pessoa a descontar mais de um ordenado mínimo por mês indevidamente e quando é para receber de volta o que é nosso por direito há que esperar !!!!!

    Responder
  49. patrcia

    O meu irs foi metido a 6 de abril diz declaração com reembolso nao passa disso

    Responder
  50. patrcia

    LIQUIDACAO em processamento Alguém me sabe dizer o tempo que demora a cair na conta. Nos movimentos financeiros diz por tratar

    Responder
  51. Maria Rodrigues

    Alguém está a ter problemas com o anexo G agora na 2ª fase? investi o montante(adquirido na venda de um imóvel) total na compra de outro imóvel(para habitação própria e permanente) e quando submeto não aparece como isento…

    Responder
  52. Hugo

    submeti logo no inicio dia 3 de Abril e ainda tenho o reembolso “por tratar”…. super atrasados.

    Responder
  53. Sérgio Sousa

    Boa tarde. É triste um governo prometer e não cumprir. Hoje liguei para as finanças porque inseri a minha declaração a 1/5 (2ªfase) e hoje 9/5 a declaração ainda não tinha sido validada. O que me disseram é que neste momento a 2ª fase não tem declarações certas. Nem vão pagar dentro dos 25 dias “prometidos”. 🙁

    Responder
  54. angela

    feita a 30 de março , 1 de abril validada, e, até hoje não passou disso mesmo…validada

    Responder
  55. Manuel Nunes

    Fiz entrega do IRS pela net no dia 30 Março e no dia 31 estava no site como Decl. Certa.
    Até hoje, 09 de Maio o reembolso devido ainda não foi processado.
    Que se passa com a promessa dos 20 a 25 dias??

    Responder
  56. Bruno

    Incrivel….nos anos anteriores metia o IRS no maximo ate dia 5 e ao dia 26/27/04 ja estava na conta….este ano, meti no dia 05/04 e ainda nada!!! declaração certa…meti o IRS do meu pai e da minha companheira a dia 11/04 e ja esta em liquidação.!!!!

    Responder
  57. Pedro Peixoto

    Que cambada, meti o IRS no dia 1 de abril, no dia 2 meti o IRS de um casal amigo e eles já receberam na sexta feira passada, e o meu ainda não passou de declaração certa, como pode ser possivel alguém me pode explicar?????

    Responder
  58. João

    Boas,fiz o meu irs por net a 13 de abril ainda não recebi nada,alguem por aqui já recebeu???

    Responder
  59. Janine Macedo

    Sabem informar qual é a ordem de pagamento, para quem submeteu pela internet? será por ordem alfabética? sei de casos de pessoas que submeteram depois de mim e já receberam.

    Obrigado

    Responder
  60. claudia silva

    no meu site das finanças também diz reembolso emitido
    e também ainda não mora la o dinheiro…

    Responder
  61. Helena Luís

    O estado está a incentivar que os portugueses sejam como se diz “guardam tudo para a última hora”. Porque submeti a declaração no dia 1 de abril e ajudei pessoas a submeterem 15 dias depois e já receberam o reembolso ! Bolas para isto ! Se calhar foi por ser dia das mentiras ou então os primeiros são os últimos !

    Responder
  62. Helena Luís

    O estado está a incentivar que os portugueses sejam como se diz “guardam tudo para a última hora”. Porque submeti a declaração no dia 1 de abril e ajudei pessoas a submeterem 15 dias depois de mim e já receberam o reembolso e eu não, apesar de ter a declaração dada como certa logo no dia 2 de abril ! Bolas para isto ! Se calhar foi por ser dia das mentiras ou então os primeiros são os últimos !

    Responder
  63. Carla Araújo

    Submeti o IRS via internet a 1/4, tendo sido considerada certa a 4/4. Até hoje mantém a mesma situação de certa. Não entendo como há quem submeteu posteriormente e já recebeu indicação de reembolso emitido. Qual é o critério?

    Responder
  64. Maria Santos

    Entreguei o IRS dia 2/04 e foi validado dia 08/04 , mas até hoje não foi ainda emitido o reembolso,

    Responder
  65. Tânia

    Também entreguei a minha declaração dia 1 de Abril. Está como certa desde 6 de Abril. E até agora ainda não mudou de estado nem recebi o reembolso devido.
    Várias pessoas que conheço entregaram depois de mim e já receberam. Já questionei a AT mas só sabem dizer que não existe nenhum problema com a declaração e que estão a cumprir com os prazos.

    Responder
  66. Mitroglou

    Entreguei a 12/4 validado a 15/4. Passou a “Declaração Certa” e por lá se mantém até hoje 16/05. Aparentemente está tudo normal, não tenho avisos, notificações, outros lembretes, etc, é normal?

    Responder
  67. Isabel Teles

    Entreguei a 2/4, validada a 7/4 e até à data sem qualquer registo. É normal?

    Responder
  68. Nuno Carvalho

    Entreguei a declaração a 31/03, dada como certa a 02/04 e até à data se mantém assim. Os meus pais entregaram a 07/04 e já receberam o reembolso. Entretanto fui às Finanças e disseram-me que tinha de aguardar, não havia problema com a minha declaração, portanto era só aguardar.

    Responder
  69. RM

    Enviei a declaração no dia 02/04//2016 e apenas diz declaração certa. Tenho conhecimento de pessoas que enviaram no dia 14/04/2016 e já receberam.
    Não percebo o critério de pagamento.Muito mal.

    Responder
  70. Carla Carreiro

    Muito boa tarde,
    fiz o meu irs no dia 1 da Abril mas tive que fazer de novo derivado a um desconto mal feito, este feito no dia 6 Abril e aprovado a 11 de Abril e até hoje continua a ZEROS e sempre como declaração certa.
    Alguém no mesmo caso?

    Responder
  71. Rute

    No meu caso já me aparece o valor que vou receber mas diz ainda em regularização… desde segunda que aparece…

    Responder
  72. João Carlos

    Meti via internet (nas próprias finanças) no dia 14/4 e declarada como certa a 16/4 (enviaram para o meu e-mail a informar). Até hoje, dia 18/5, continua assim, a zeros e como Declaração Certa. Sei, pela simulação feita na altura da submissão, que irei receber reembolso. Até agora, nada. Os prazos não estão de todo a ser cumpridos.

    Responder
  73. Aida Lima

    Tanto a comunicação social como o governo estão a faltar à verdade: quem entregasse o IRS na 1.ª semana de abril, seria reembolsado até ao final desse mês; foi o que fiz e, até à data, encontra-se em processamento e ainda não conheço ninguém que já tenha sido reembolsado mesmo tendo entregue no dia 1 de abril; nunca fomos tão enganados

    Responder
  74. João Mendes

    A minha declaração foi submetida em 05/04 validada em 11/04 e até hoje, nada se alterou.
    Questionada a AT informou que o sistema esta a fazer as verificações e ainda não fechou o ciclo e que o prazo é 31/08.
    Depois de vir de ferias, talvez lá esteja. 🙂

    Responder
  75. claudia

    Submeti o meu irs dia 5 de Abril, no dia 11 recebi email a comunicar que estava validada e hoje dia 21 de Maio Os meus movimentos financeiros continuam a zero porque as contas ainda nao foram feitas. Obrigada PS

    Responder
  76. Carina Oliveira

    Eu entreguei a minha declaração a 04/04, aparecendo a informação”Declaração Certa” a 07/04/2016, mas até à data, ainda não recebi nada. Entetanto sei de pessoas que entregaram depois de mim e já receberam há mais de 2 semanas.

    Responder
  77. nadia carbone

    boa tarde
    entreguei o mei irs a dia 1 de abril e so no dia 20-05 é que apareceu DECLARAÇAO COM REEMBOLSO.
    gostaria de saber agora quanto tempo ate receber o dinheiro ou se ainda vai passar por mais alguma fase ate receber.
    obrigado

    Responder
  78. ana

    o me aparece a zeros…. e dis assim reembolso não foi emitido. alguém me sabe explicar? e que emiti em 9|4 como e 1a vez que recebo não estou a perceber

    Responder
  79. Sandro

    Realmente os prazos não estão a ser cumpridos.
    Entreguei a 14/04, foi confirmada a 16/04 e hoje, 22/05 ainda não me aparece nada de reembolso.
    Fiz a entrega do IRS de familiares 2 dias antes do meu e já lhes foi reembolsado a 2 semanas atrás.
    Qual a ordem com que é entregar? data de entrega, ordem alfabética???

    Responder
  80. zeca

    afinal, você também não é um contribuinte bem informado. Ao que parece embarcou em noticias dos tais incompetentes. A data oficial de reembolso da 1a fase, que é o que esta aqui em questão, é 31 de Julho.

    Responder
  81. Joana carinhas

    Bem é o seguinte, eu diz o meu IRS a dia 04 de abril de 2016, a declaração foi dada como certa a 9 de maio de 2016.. E hoje estamos a 23 de maio de 2016 e nada.. Nao tenho nada na conta! Aparece ainda como certa e nao passa dai.. Ja estou a ficar farta.. Eles nao me tao a fazer um favor.. É dinheiro que é meu! Enfim tou farta de esperar e amanha vou a um balcao das finanças porque estou mesmo farta.. Ate o meu namorado que fez depois de mim ( fez no dia 13 de abril) ja recebeu.. Que farta!

    Responder
  82. Alfredo Silva Ferreira

    Alguem me informa sobre a actual situação do reeembolso irs? Entreguei o meu a 06/04 com declaração certa a 11/05 sem qualquer alteração a partir daí. Já lá vão 42 dias desde a ultima informação e nada.

    Responder
  83. Alfredo Silva Ferreira

    Desculpem…declaração certa a 11/04.

    Responder
  84. Ana Henriques

    Nunca tive um ano tão mau em termos de reembolsos… Declaração validada a 16 de Abril e assim continua… Pessoas k efetuar numa data posterior a mim ja receberam não consigo perceber que critérios são estes de pagamento…

    Responder
  85. Nuno Oliveira

    Boa tarde…. estou com declaração certa desde 15/04 e ate a data nada. Sera que ninguém deste governo da a cara para dar uma explicação aos contribuintes.

    Responder
  86. Pedro Carvalho

    Entregue dia 31/03/2016 e validada 04/04/2016. Reembolso nem vê-lo.
    Deve ser aleatório 😛

    Responder
  87. Monica Alves

    Entreguei o IRS dia 07/04 até agora nada , nunca me tinha há acontecido. Já mandei e-mail não respondem, já liguei dizem que o tráfego é muito, tente mais tarde , já fui às finanças,dizem que não podem fazer nada. Tenho de aguardar. Eu sei que podem pagar até 31 de Agosto mas então qual o critério? Uns fazem depois, e já receberam, não é justo e preocupa as pessoas.

    Responder
  88. Isabel

    Entreguei 2 declarações de irs no dia 2/4,1 delas obteve reembolso há 2 semanas a outra continua simplesmente como declaração certa…. Não entendo o critério deste ano e acho lamentável não passar esta informação para a tv… A linha da at está com tráfego elevada… Não existe explicação… Lamentável…

    Responder
  89. Maria

    Submeti o meu IRS dia 3 de Maio e ainda nem o validaram, portanto, já faz 3 semanas. Nunca isto aconteceu antes!! Já enviei uma mensagem no e-balcão e não respondem!! Entretanto enviei posteriormente 2 declarações de outras pessoas, que vão pagar e esses foram validados numa semana!! Está explicado !!

    Responder
  90. Eduardo Augusto

    Prazos normais mais que ultrapassados, declaração submetida via net a 12/04, validade a 15 e até hoje continua com a indicação de DECLARAÇÃO CERTA

    Responder
  91. Xavier

    bom dia,
    tenho estado atenta e claro ainda não recebi o meu reembolso. Tentei contactar por mail não obtive resposta, telefonei e depois de uma longa espera a resposta é a mesma de todos não sabem de nada, que tenho de aguardar. Ontem fui directamente às Finanças da minha zona e obtive a seguinte resposta: 1º funcionário, disse não estar a haver atrasos que devo estar a receber em breve (mas ainda não passou sequer de validada) e diz que os pagamentos são feitos por zonas para não sobrecarregar os bancos e é aos fins de semana que a informação é enviada aos bancos para reembolso?! contudo achou melhor encaminhar a um 2º funcionário para ver se estava tudo bem com a declaração (certamente estaria pois não apresentou erros estava validada e eu não tinha alertas no portal das finanças). 2º funcionário após ver que estava tudo bem diz-me que o prazo legal é 31 de Agosto?????(e o 31 Julho é o quê afinal???) e que até lá é aguardar, que não existe atrasos e que este governo não se comprometeu com os 25 dias para reembolso (serão todas essas noticias falsas????).
    Já me estou a alongar muito, mas a única conclusão que tirei é que ninguém sabe nada nem quer saber e que vão inventando conforme a sua imaginação??? será???

    Responder
  92. Marco Silva

    Comigo passa-se a mesma situação, entregue a 7/4 validada a 13/4 e até agora nada!!! Pessoas que meteram a declaração duas semanas depois de mim já receberam, nao se compreende!

    Responder
  93. Hugo F

    Entregue em 2016-04-05, validada a 17/04. Ainda sem ter recebido reembolso…

    Responder
  94. Miguel Antunes

    Portugal no seu melhor ..entreguei dia 01-04-2016…á 1 da manhã :-)…no dia 04-04-2016 estava como declaração certa…hoje dia 25-05 -2016 está como Reembolso em processamento ….ontem tb estava…devo ir receber aos trilhoes de euros..pois 24H para efetuar um pagamento …..eu só pergunto serei cidadão de 2ª ? conheço muita gente que já recebeu ….qual o critério ?rapidez de entrega não é de certeza…era 1 da manhã do primeiro dia quando entreguei…ordem alfabetica tb não…sou António no primeiro nome…como sou careca….e quem conheço tem mais cabelo que eu ….convenci-me que era esse o critério ….

    Responder
  95. Lilana Saraiva

    Entreguei o IRS a 4/4 validada a 9/4 até agora não se mexe

    Responder
  96. Fernanda Santos

    Reembolso em Processamento há mais de 15 dias!

    Responder
  97. Luís

    O meu foi submetido no dia 30/3 e validado a 1/4. Até agora diz declaração certa e não mexeu mais…
    Vai fazer 2 meses dia 30 que o submeti. Conhecidos meus que meteram a meio de abril já receberam…
    Ao menos não digam que pagam em 25 dias… digam que pagam quando puderem!

    Responder
  98. L.S

    submetido a 30/3 e até agora “validado em 01/4…”
    Tudo a zeros! Acabou o guito?

    Responder
  99. Helcar

    O meu comentário é mais do mesmo, i.e., entreguei a 20 de abril, há que tempos que estava como declaração certa e hoje apareceu como “…declaração com reembolso”, quanto tempo estará agora neste estado? vamos esperar para ver.

    Responder
  100. Dulce Vieira

    Eu devo ser alguma cidadã de 2ª porque até agora ainda não recebi nada. Entreguei dia 4/Abril e passou para declaração certa dia 13/Abril…por isso pergunto:
    Onde estão os 25 dias? Não há pachorra!!

    Responder
  101. Estella Rodrigues

    Tenho o reembolso em processo desde o dia 14 de Maio, alguém sabe quantos dias demora para receber nesta situação?

    Responder
  102. ´Manuel Cordeiro

    Entreguei declaração 3/4/2016 e até agora continua como declaração certa,resta-me desconfiar que só pagam em Agosto.

    Responder
  103. Ana Cruz

    A mim só me validaram a declaração 15 dias depois de entregue… O que quer dizer que só devo receber lá para dezembro. Uma vergonha! Ao longo dos meses e anos, rapidamente me retiram os impostos no fim do mês… Na hora do reembolso tem destas demoras… Enfim!

    Responder
  104. Tiago andre

    Alguem me sabe explicar o que significa “a aguardar confirmacao” na parte dos movimentos financeiros esta assim desde o dia 17-05

    Responder
  105. cláudia

    Tiago, significa que aguarda a confirmaçaõ do IBAN

    Responder
  106. Marlene

    Sempre fiz IRS por via electrónica, e no ano passado recebi o reembolso por transferência bancária a 25 de Abril. O Maio já está a terminar e até agora não recebi nada. Ainda bem que não fiz planos com esse dinheiro… porque senão bem que morria!!

    Responder
  107. Hugo Ferreira

    Infelizmente sou apenas mais um desta lista infindável de bons contribuintes a aguardar o reembolso. Declaração entregue em 2/4/2016 e certa em 16/4/2016. O que é engraçado é que não há atrasos nos mails para lembrar o pagamento de IMI, IUC e afins…

    Responder
  108. David

    Liquidação em processamento há 3 semanas. Ridículo!!!

    Responder
  109. Rui

    Ainda a espera desde 31-03-2016 encontro me com Liquidação em Processamento

    Responder
  110. angel

    Fdp se fosse para o estado receber ja tínhamos a gnr a bater na porta mas como o estado tem de pagar os atrazos nao contam e a gnr nao vai a bater na porta do ministro das finanças pk? Cambada fe ladrois !!!!

    Responder
  111. Paula

    O meu diz regularizado a mês e meio fiz no dia 4 abril validado a dia 9 abril continuo a espera

    Responder
  112. manuel cordeiro

    Após 60 dias passou a reembolso emitido, só que já lá vão 8 dias e nada na conta, começo a pensar que vai levar outros 60 dias para pagar, face ao exposto já acredito que só pagam em finais de julho.

    Responder
  113. João Durão

    O embuste desta geringonça é enorme. Submeti a 2 de Maio, validada a 16 e por aí se ficou. Submeti a dos meus pais a 5 de Maio e ainda não foi validada. Lá para Agosto pagam.

    Responder
  114. maria de fatima

    enviei pela net o irs de 2ªfase a declaração no dia 7 de maio e por incrível que seja hoje dia 4.06.16 ainda está como submetida, nunca tal aconteceu, e já liguei para os serviços e apenas me dizem que existe atrasos nos serv.centrais em validar, parece-me uma brincadeira que não entendo, agora digam-me quando é que vou receber om/reembolso??? tem algum jeito isto, o $não é deles é por isso. enfim ……

    Responder
  115. Miguel

    Entreguei na segunda fase dia 1/05, Nem validada está…vergonha.

    Responder
  116. Natacha

    Bem eu então vou desesperar !! Já meti fora de prazo ,a 13 de maio, já me aparece declaração certa há imenso tempo… vou contar lá para julho ou agosto

    Responder
  117. Ana Ferreira

    Parece que vai ser complicado o pagamento eu entreguei dia 2 de maio fico validada a 16 mas até agora mais nada. AT diz que o problema é dos serviços centrais.

    Responder
  118. Luis Neto

    Complicado está o meu que coloquei no dia 1 de abril e até á data de hoje está como DECLARACAO COM REEMBOLSO.. Santa paciencia fogo e da me tanto jeito

    Responder
  119. Luís Santos

    Submeti o meu IRS ( 1 fase ) dia 30/03.
    Declaração certa a 1 de abril. Até agora não avançou mais. Impressionante! 68 dias e nada!
    Não tenho divergências e está tudo normal…
    Mais alguém da 1 fase nesta situação?

    Responder
  120. RAUL

    sE HOUVESSE UMAS ELEIÇÃES PARA BREVE,JÁ TODOS TERIAM SIDO REEMBOLSADOS DO LHES E DEVIDO.cOMO O TEMPO PASSA AS PESSOAS ESQUECEM.vIRA O DISCO E TOCA O MESMO

    Responder
  121. Fernando Rodrigues

    Boa tarde gostaria de saber quanto tempo demora a receber carta cheque?
    Porque está no portal das finanças já liquidado em 02-05-2016 gostaria se alguem me desse uma resposta uma resposta

    Responder
  122. Hugo

    Alguém da 2° fase com novidades?
    Inserida a 01/05 validada a 16/05 e daí não mexeu :'(

    Responder
  123. paulo neves

    O meu IRS entregue a 1 Maio, validado a 16 maio e até a data de hoje(3 semanas) tudo na na mesma!!! Não se entende nada!!!

    Responder
  124. Jorge Flora

    Foi amplamente divulgado na comunicação social, incluindo TV, com origem na própria Autoridade Tributária, e com eco em organismos como a DECO, que os contribuintes casados podiam entregar uma declaração com rendimentos separados, e se depois verificassem ser mais favorável a entrega conjunta, optarem por essa via, entregando uma substituição.
    Verifica-se contudo que tais contribuintes estão (só agora) a receber comunicações da AT, informando que a segunda declaração está errada, por já existir uma anterior relativa ao(s) mesmo(s) NIF’s.
    O problema reside no facto de o sistema informático não estar habilitado a substituir uma declaração com um contribuinte, por uma outra com doi8s contribuintes (informação aos balcões da AT).
    O facto obriga a requerer por escrito, junto das Finanças, a anulação da primeira declaração, substituição pela segunda, e nova submissão desta ultima, considerada errada…
    A solução processa-se por etapas, e virá decerto a atrasar substancialmente o reembolso…

    Responder
  125. Isabel Ribeiro

    Entreguei o irs no dia 7/4 e até hoje a declaração continua como certa. Já passaram dois meses e não tenho resposta.

    Responder
  126. Artur

    Enviada a 3/5/2016 (2ª fase) … hoje dia 13/6/2016 nem validada. A simulação deu reembolso. Enviei de outra pessoa a 30/5/2016 com pagamento ficou certa em 3 dias!!! No mínimo curioso!

    Responder
  127. FABM

    Declaração entregue em 3/5/16 e ainda aguarda validação!!!!!!!!!

    Responder
  128. Patricia Pires

    Coloquei o IRS na 1.ª Fase dia 10 abril foi validado e dado como certa dia 14 Abril e até agora nada, nem liquidação, nada zeros…resposta da AT: Tem até 31 Julho para emitir liquidação e 31 Agosto para efetuar pagamento.

    Responder
  129. TIAGO RIBEIRO

    40 dias e nada!! Tudo entregue, validado, na net com NIB e nada…… precisam dos juros do meu dinheiro, será?

    Responder
  130. Antonio Silva

    A moralidade na relação Estado/Contribuinte só será reposta quando o Estado for tão célere a devolver o que não lhe pertence como é célere a reclamar e cobrar. Tenho a minha Declaração certa há mais de 1 mês. Reembolso? Zero.

    Responder
  131. Clara B

    Parece que o Meu Portal das Finanças morreu. Sou da 2.ª fase: entreguei no dia 01 de Maio (como me enganei numa situação, corrigi nesse mesmo dia), validado a 16 de Maio e, desde essa data, morreu para a vida … nada mais se passou: os movimentos financeiros continuam a Zero …

    Responder
  132. Luís Santos

    Eu meti o meu a 30 de março, validado a 1 de abril e até agora está encalhado em “declaração certa”…
    Sinceramente não sei mais o que dizer… Quase 3 meses!

    Responder
  133. Jose Sousa Pinto

    Pois … tal como vários contribuintes, também eu entreguei a declaração em 03/04 e está dada como certa, desde então. Hoje, 20/06 (!!), a situação mantem-se rigorosamente igual: “Declaração Certa”. Reclamei , junto da AT, e a resposta que obtive foi a de que tenho que aguardar … O que é isto? Sempre recebi o reembolso com razoável rapidez e agora, passados 2 meses e meio, ainda estou à espera? O que me irrita mais ainda é a “publicidade” enganosa com que se intoxica a comunicação social, relativamente aos prazos de reembolso!

    Responder
  134. Pedro Raposo

    Boas tardes;
    Eu entreguei a minha declaração a 7 de maio 2016: dentro do prazo, a informação que deu durante muito tempo foi aguarda validação, neste momento diz declaração certa. Mas informação sobre data do reembolso é que ainda também não recebi, e o que é certo é que também ouvi dizer que os reembolsos se iriam processar de uma forma mais rápida, mas tal não está a acontecer. Sabem de algo que possa pedir junto das finanças, para acelerar o processo.

    Responder
  135. ana margarida

    Olá,
    O meu IRS está validado desde 5 de Maio e sem divergências e reembolso até agora nem vê-lo, apesar de ter lá o NIB e não ter dívidas fiscais. É uma VERGONHA o que se passa este ano com os reembolsos. Se fosse eu a dever ao Estado já tinha sido notificado há muito tempo…

    Responder
  136. Ermelinda Jesus Batista Sousa Neto Ermelinda Jesus Batista Sousa Neto

    O problema é mesmo esse, parece que o sistema de finanças está “armadilhado” mas APENAS para os pagamentos aos contribuintes, pois para os recebimentos está a funcionar muuuito bem e rápido, porque será hein???? Isto é uma vergonha…

    Responder
  137. Paulo Ribeiro

    Bom dia,

    Estou na mesma situação que outras pessoas já aqui comentaram. Entreguei a declaração (via net) no dia 12/4, foi considerada certa no dia 15/4, e até agora nada…
    É lamentável que isto esteja a suceder, pois tal como sucede com milhares de outros Contribuintes, todos os meses, “sem dó nem piedade”, entrego ao Estado uma significativa parte dos meus rendimentos. É esta a forma do Estado reconhecer os Contribuntes que são cumpridores ?

    Responder
  138. António Silva

    Submeti a declaração a 21/03, dia 22/3 no portal das finanças já dava como declaração certa, hoje dia 23/6 continua na mesma! 20 dias? 25 dias? Aldrabões

    Responder
  139. António

    Submeti Mod.3 em 02.05.16.Dias depois, a declaração foi validada. Hoje, dia 24/6 continua…..validada!!

    Responder
  140. Outro Antonio

    Precisamente a mesma situação … Quero o reembolso e uma caixa de ansioliticos!

    Responder
  141. Albino

    Declaração enviada a 07/05.
    Hoje dia 24/06/2016 ainda está por validar.

    Responder
  142. Marco sameiro

    Precisamente na mesma situação desde 13/04 declaração certa…e dinheiro nada ….ja liguei para a linha de apoio dizem que tenho de esperar…

    Responder
  143. Manuel Rocha

    o meu IRS foi submetido em 4 de maio e continua por validar. Nunca tal aconteceu…..

    Responder
  144. Manuela

    Gostaria de saber se alguem da segunda fase de entrega irs e com direito a reembolso ja recebeu

    Responder
  145. Mais um António

    Submeti 31/05 2ª fase, aguardo por um reembolso de 3.560€ e até agora nem sequer foi validada. 25 dias my ass. Ai Costa,,,

    Responder
  146. Paula Ventura

    Declaração submetida a 02-05-2016 (status: certa) ainda não recebi o reembolso. Ligo todas as semanas para a AT que me informa que por lei o prazo de liquidação do IRS é até 31-08-2016…tenho de aguardar! Mais não vale a pena ir presencialmente às finanças porque não dispõe de informação adicional!!!

    Responder
  147. Hugo

    ahahah!
    Fiz o meu a 01 de Abril e ainda nada! e quer receber uma de 31 de Maio?
    Só para o Ano que vem

    Responder
  148. João Santos

    Submeti dia 10/5, aceite a 21/5… até à data nada mudou. Contactei a linha de apoio e informaram que a 2ª fase está toda atrasada que preveem acabarem até final do mês para efetuarem os reembolsos em Agosto… Viva o PS, BE e PCP a olharem pelos trabalhadores

    Responder
  149. Eu

    Entregue a dia 1/05 > certa a 16/05 > 27/06 Declaração com reembolso mas não emitida

    Responder
  150. Sandra Cristina Silva

    Submeti a minha declaração dia 01/04 foi validada e considerada certa dia 04/04 e até hoje nada de reembolso. Já fiz 2 reclamações no portal das finanças e a resposta que dão é que o prazo de reembolso é até 31 de Agosto. Isto é vergonhoso.

    Responder
  151. LR

    Também gostaria de saber se alguém já recebeu o reembolso irs 2ª fase 2015. Submeti a 11/05, validado a 7/6 e até agora nada.

    Responder
  152. Francisco Alves

    Data recepção foi em 11/05/2016, situação Declaração certa em 23/05/2016, até hoje dia 29/06/2016, nada de novo, é só conversa, resta esperar até 31/07/2016

    Responder
  153. Luzia

    Data da recepção a 05/05/2016 e até hoje NADA! É uma situação que me deixa de rastos…zeros até agora!

    Responder
  154. Braga por 1 Canudo

    data de recepção em inicio de maio e até hoje ainda nada. Já nem sei se vou mesmo receber esse dinheiro. Só vendo para crer

    Responder
  155. RT

    Entregue 5 Maio, cerca 19 Maio, com reembolso 29 Junho. É verdade que dava jeito receber o reembolso que tanto custa a reter na fonte ao longo do ano mas se de acordo com as finanças, a data limite de reembolso sempre foi 31 de Agosto, não entendo porque as pessoas continuam a insinuar que é vergonhoso, conversa da treta, etc, etc! Parem um pouco para pensar! Se o prazo é até dia 31 de Agosto, não há que reclamar. Ponto!

    Responder
  156. Sofia L.

    Boa tarde.
    Além dos atrasos mais alguém vai receber muito menos do que o valor da simulação? O meu finalmente apareceu com ordem de pagamento mas com um valor 800€ abaixo da simulação. No entanto se faço nova simulação, o valor é o mesmo da primeira vez… é impossível entender tudo o que se passa este ano!

    Responder
  157. Cristina

    Submeti a 3/5 e até agora nada. Só o e-mail a confirmar que estava certa.

    Responder
  158. Rui Dias

    Pois eu entreguei dia 30 de Maio, 2ª fase, nunca vi nada assim. Passou mais de 1 mês e nem validado foi!

    Responder
  159. Cristiano

    entregue a 01/05, validada a 16/05, e até agora morreu.

    Responder
  160. Carlos Ferreira

    Era tudo muito lindo se assim fosse. Entreguei a minha declaração no dia 4 de Maio 2ª fase, foi dada como validada a 23 de Maio e estamos a 2 de Julho e não passou disso. Mas já tiveram o cuidado de me informar no dia 29 de Junho que tinha o IUC para pagar até 31 de Julho. Lá nisso o Passos era mais certinho. CAMBADA.

    Responder
  161. C pinho

    entregue a 21-05-16, validada a 27-05, contudo ainda sem valores de reembolso na data de hj! isto é normal?

    Responder
  162. Rui Silva

    Data da entrega da declaração 01/05/2016,passou a declaração certa no dia 06/06/2016 e até hoje nada foi alterado,poe certo deve fazer parte dos + de 1.000 milhões que o governo está a empurrar com a barriga para apresentar o “orçamento com boa execução”

    Responder
  163. Telmo Lopes

    Entreguei a 24/04, e hoje 03/07 está ainda em declaração certa… Que eu tenha conhecimento não tenho qualquer divida ou processo que impeça o processamento e reembolso do IRS…

    Responder
  164. Magda Rocha

    Declaração entregue logo na primeira semana de maio. dada como certa dia 12 de maio. hoje é 4 de julho e reembolso a zeros.

    Responder
  165. Nuno Pinto

    Feita a 26/05 – validada a 30/05 e até agora apenas o “Declaração Certa”.

    Responder
  166. Sandro Horta

    Entregue a 30/05. Declaração certa poucos dias depois. Reembolso ? 04/07 nem processamento existe..

    Responder
  167. Pedro

    Nunca vi o reembolso demorar tanto. Também sou da segunda fase e nem sequer tenho indicação de que a declaração terá reembolso, apesar de já saber que tenho direito a ele. Quando me atrasei três dias a entregar o IMI de Abril levei logo com multa, o Estado pode ficar dois terços do ano com dinheiro cobrado indevidamente aos contribuintes que não lhe acontece nada.

    Responder
  168. Sofia Costa

    Feita a 20/05 – validada a 27/05 e até agora…nada, só “Declaração certa”

    Responder
  169. Adriano Ferreira

    Pelos vistos só se pode dizer que ainda não recebemos nada. Também está certo. A minha declaração foi considerada certa a 23/05, até hoje nada.

    Responder
  170. Luisa Afonso

    Eu entreguei o meu IRS a 2 de Abril foi valido a 7 e ainda não o recebi. Já lá vão quase 3 meses.

    Responder
  171. Francisco Sande Lemos

    Muito dos anteriores comentários são produzidos pela máquina de propaganda anti-governamental. Quanto ao meu processo está tudo a realizar-se normalmente, conforme os anos anteriores.

    Responder
  172. Teresa

    Antes fosse “máquina de propaganda”. Uma declaração validada em meados de maio e sem resposta até hoje, não me parece normal…

    Responder
  173. Carla Luís

    Gostava de saber o que tem de dizer no site quando estamos para receber ? No meu diz reembolso emitido à mais de 15 dias

    Responder
  174. LR

    Correio da Manhã on-line de hoje: Transferências Bancárias emitidas a 30/06 anuladas por erro informático, pelo que emitiram cheques, que também anularam, pessoalmente. Depois disso novas emissões de Transferências Bancárias, não sei quando, e assim vai.

    Responder
  175. Saúl

    1º a transferencia bancária foi rejeitada
    2º emitiram um cheque que foi cancelado
    3º voltaram a emitir transferência bancária que está a aguardar confirmação há 4 dias!
    dinheiro? até agora NADA!
    É normal estar a aguardar confirmação a transferência????

    Responder
  176. Nuno

    Calma que se houvessem eleições já tínhamos o dinheiro na conta, sendo assim atrasam-se as transferências inventando mil e uma desculpas como esse erro informático.

    Responder
  177. Michael Silva

    Como posso aplicar coimas e multas por atraso de pagamento às Finanças?
    Se aplicam a mim quando atraso o IUC por exemplo, porque não tenho o direito de fazer o mesmo a eles?

    Responder
  178. Isabel Ribeiro

    Entreguei o meu irs á 90 dias e a declaração continua como certa. Se não fizerem a liquidação até ao final de julho vão ter que pagar com juros. Isto é uma vergonha!

    Responder
  179. Isabel Ribeiro

    Nao acredito mais nas Financas. A minha declaracao continua certa desde 7 de abril e ate hoje nada.

    Responder
  180. José Devezas

    Submeti o IRS no dia 1 de Abril, depois das 15h e apenas aparece como “DECLARACAO CERTA”. Alguém continua com este problema?

    Responder
  181. LR

    Então, contribuintes da 2.ª fase, já alguém recebeu ou já tem o processamento feito?

    Responder
  182. LR

    Estamos a começar a desencalhar. Submetida a 11/05, validada a 07/06, agora à noite declaração com reembolso e o montante igual ao da simulação.

    Responder
  183. Marta Calha

    Submeti o meu IRS em 19 abril e até agora nada…
    O meu pai que está reformado e tem recibos verdes já recebeu… não percebo o que se passa. Tristeza!!!

    Responder
  184. Gustavo Pinto

    Declaração certa desde 25/05.. e dinheiro nem à vista! Só aparece na consulta ” Declaração Certa”.

    Responder
  185. Cristina Gonçalves

    o que se passa com os reembolsos do irs entreguei o meu no dia 2/5 e ainda nada se fosse o governo anterior já tinha caído o carmo e a trindade

    Responder
  186. Rita

    Declaração entregue a 1/04/16, declaração validada a 4/04/16, a 21/07/16 a declaração continua apenas validada. Acho que estou no bom caminho de esperar + 1 mês ou muitos + e reembolso do que é meu por direito nem vê-lo, quando o prazo oficial termina a 31 de Julho…um facto interessante seria chegar junto das finanças e sugerir/exigir o pagamento de juros 😛 isso é que era de valor, fazer-lhes o mesmo que eles nos fazem kkkkkk

    Responder
  187. felipe

    que vergonha!! ninguem denuncia isto nas tvs porque!?? nunca me aconteceu isto!! disseram me que esta tudo certo etc mas que so vou ser reembolsado em AGOSTO!!!! passaram ja 60 dias! 2 MESES!

    Responder
  188. Rui

    1.º Declaração entregue a 02.05.2016;
    2.º Validada (sem qualquer divergência/erro) apenas a 27.06.2016;
    3.º Emitida nota para pagamento por conta que já teve que ser liquidade;
    4.º Reembolso por emitir;
    Conclusão: embora o fisco me deva muito mais do que eu lhe devia, ainda assim já tive que pagar a primeira tranche do pagamento por conta e continuo à espera que me pageuem o que me devem.

    Responder
  189. Pedro Costa

    Segundo sei se não for dada ordem de reembolso ate ao final do mês de Julho o estado tem que pagar juros. A minha declaração desde do dia 21-05 que esta dada como certa e dai não passou.

    Responder
  190. Zé... do manguito

    è a geringonça a funcionar em pleno

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB