Quanto vale hoje a sua casa?

Saiba quanto vale hoje a sua casa.

Publicado em: Casa Particulares Poupar

Para quem está a pensar vender a sua casa, mesmo sabendo que o mercado imobiliário atravessa dias complicados, o preço a que a coloca à venda é essencial em vários aspectos.

Prédio visto do chão
Saiba bem qual o valor da sua casa antes de a colocar à venda

Em primeiro lugar, tem que ser um preço que permita ao vendedor realizar os planos que estabeleceu quando decidiu avançar com a venda. Em segundo lugar, tem que ser um preço que permita seduzir eventuais compradores, de modo a não ficar com a casa para venda por um longo período de tempo.

O valor de uma casa não é algo que seja facilmente calculável, porque varia consoante a área da habitação, o número de quartos, a localização, os acessos, o facto de possuir garagem ou não, a qualidade dos materiais, a presença de ar condicionado, a vista dos vários pontos da casa, entre outros factores. O factor mais importante contudo é a zona do país onde foi construída.

O que indicam as avaliações

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor médio por metro quadrado das habitações em Portugal, segundo as avaliações que os bancos efectuaram em Fevereiro de 2011, varia entre os 992 e os 1530 euros, registados respectivamente na zona norte do país e na Região Autónoma da Madeira. Deste modo, a diferença de preços de um apartamento T3 com 120 metros quadrados nestas duas regiões é de 64 mil euros.

No entanto, dentro da mesma região pode haver preços bastante diferentes. Na área metropolitana de Lisboa, o metro quadrado em Oeiras tem um custo de 1692 euros enquanto o metro quadrado em Loures tem um custo de 1451 euros. Já o metro quadrado no concelho de Lisboa tem um custo de 1982 euros. Quanto à área metropolitana do Porto, no concelho do Porto o metro quadrado tem um custo de 1342 euros, enquanto na Póvoa de Varzim o custo é de 1169 euros e em Vila Nova de Gaia de 1067 euros.

Embora a localização influencie o valor do apartamento, dentro da mesma localização o metro quadrado pode ter preços diferentes de acordo com a tipologia do apartamento. Em relação à zona centro, o preço do metro quadrado de um apartamento com tipologia T2 é de 1037 euros, enquanto o preço do metro quadrado em apartamentos T3 é de 940 euros. Já no Algarve, o preço do metro quadrado num apartamento T2 é de 1403 euros enquanto o metro quadrado num T3 tem o preço de 1330 euros. Estes dados do INE encontram-se disponíveis neste ficheiro.

Factores diferenciadores

Em relação aos factores anteriormente indicados, existem alguns que além de aumentar o preço, aumentam também a facilidade de venda do apartamento. Se o seu apartamento estiver situado no centro de uma cidade na qual existam dificuldades em estacionar, ter garagem irá aumentar o preço do seu apartamento em comparação com um que não tenha garagem e permitir que a venda se processe mais rapidamente.

Se o apartamento estiver situado na periferia de uma cidade, a importância da garagem diminui, aumentando por sua vez a importância da distância aos transportes públicos. Um apartamento construído num determinado ano terá mais valor se estiver mais próximo dos transportes, comparando com outro apartamento do mesmo ano situado na mesma localidade.

Da teoria à prática

Depois de calcular o valor da sua casa de acordo com os dados do INE e de verificar se a mesma possui algum factor que a diferencie da concorrência, é recomendável verificar nos sites das imobiliárias quais os valores pedidos por casas com características parecidas na mesma região do país. Devido aos ciclos económicos, por vezes os preços das casas podem ser diferentes dos esperados. Actualmente, com as finanças públicas do país num momento difícil, a facilidade em vender os imóveis diminuiu, forçando os vendedores a adaptar os preços à realidade do mercado.

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB