Quatro jogos que ensinam ao seu filho o valor do dinheiro

Aprender a brincar com alguns jogos é uma forma fácil de ensinar os seus filhos alguns conceitos ligados às finanças pessoais.

jogosUm estudo recente revelou que os adolescentes portugueses são incapazes de gerir finanças pessoais, não possuem hábitos de poupança e nem estão familiarizados com conceitos financeiros. Por isso mesmo é importante incutir nos mais pequenos ideias financeiras fundamentais como é o caso do conceito da poupança e do valor do dinheiro. O problema é que alguns conceitos financeiros podem ser demasiado complexos para o entendimento das crianças. Ainda assim, pode contornar estas dificuldades recorrendo a jogos que ensinam aos seus filhos como devem gerir o seu dinheiro. Tire partido de uma altura de férias ou fim-de-semana e aproveite para jogar alguns destes jogos educativos com as crianças.

 

1. Monopólio

Criado em 1935, este jogo ensina conceitos ligados ao investimento e à poupança. Ao ensinar o seu filho a ter dinheiro suficiente para comprar uma casa está a fornecer-lhe conceitos de poupança e investimento. Até porque só é possível comprar casa depois de conseguir comprar todo o bairro – uma estratégia que além do fator sorte, exige dinheiro e também alguma paciência para conseguir atingir este objetivo. Mas atenção: Ao gastar todo o seu dinheiro a construir bairros pode levá-lo a uma situação de falência. Este exemplo demonstra como a ganância e a falta de planeamento financeiro a longo prazo podem ser ruinosas.

 

2. Identificar os elementos de segurança das notas e moedas do Banco de Portugal

Este jogo online do Banco de Portugal tem como objetivo ajudar as crianças a identificar os elementos de segurança das notas e moedas do euro. Assim, em três jogos presentes na página do Banco de Portugal poderá identificar os diferentes elementos de segurança ou responder a algumas perguntas sobre este tema. Nesta mesma página poderá também analisar as diferentes faces do euro e identificar a que países pertencem.

 

3. Jogos online do Banco Central Europeu

Também o Banco Central Europeu (BCE) fornece três jogos: o ‘Top Floor’ – A Caminho do Topo, o €conomia – O Jogo de Política Monetária e o ‘Inflation Island’. O mais completo é o Top Floor: Nele pode ensinar ao seu filho o papel do BCE, o funcionamento do Eurosistema e do Sistema Europeu de Bancos Centrais. O objetivo do jogo é passar por sete andares e entregar alguns relatórios ao Presidente do Banco Central. Para conseguir ter acesso aos relatórios terá que responder a perguntas sobre história, personalidades e instituições europeias, o euro e sobre factos e números. Já o €conomia pretende dar a conhecer a forma como funciona a política monetária e de que forma esta pode ser responsável pela inflação, desemprego e o crescimento da produção. O objetivo é manter a inflação baixa e estável, através da manipulação da taxa de juro diretora. O ‘Inflation Island’ mostra de que forma a estabilidade e a instabilidade de preços pode afetar a economia. Existem vídeos sobre os efeitos da hiperinflação e da deflação e ainda situações quotidianas que revelam os problemas sociais que podem acontecer quando existe instabilidade de preços.

 

4. Guito: Gerir e Poupar

A DECO em parceria com a Santa Casa de Misericórdia criaram este jogo para as crianças aprenderem a gerir o dinheiro. Assim, com a ajuda do Guito (a personagem principal do jogo) é possível aprender conceitos básicos sobre bancos e dinheiro, a importância de gestão da mesada e de saber utilizar o dinheiro da melhor forma, sem esquecer a relevância da poupança e do mealheiro. Se está a pensar em dar uma mesada ou semanada ao seu filho, pode começar por jogar com ele este jogo de forma a testar os seus conhecimentos.

 

Leia também: 

Como ocupar as férias dos seus filhos? 

Finanças pessoais para crianças

10 dicas financeiras de pais para filhos

Como ensinar os seus filhos a poupar?

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB