Quero doar uma parte do IRS. Como fazê-lo?

Se quer doar uma parte do imposto que irá liquidar na declaração de IRS de 2014, saiba como fazê-lo.

consignacao1

 Quero doar uma parte do imposto. Como fazê-lo?

Gostaria de ajudar uma instituição de solidariedade social? Pode fazê-lo agora, na declaração de IRS de 2015, relativa aos rendimentos de 2014, sem que isso represente algum custo para si, uma vez que a lei prevê que os contribuintes possam consignar 0,5% do IRS liquidado a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social.

Assim, em vez de dar dinheiro ou bens, desvia uma parte do imposto que iria para os cofres do Estado para uma instituição à sua escolha, desde que conste na lista oficial. Esta ação, designada “consignação do imposto”, não implica custos nem perdas para o contribuinte, pois os 0,5% são retirados ao imposto que o Estado recebe e não ao montante devolvido ao contribuinte, se for caso disso. Outra possibilidade é consignar parte do benefício fiscal do IVA (15% do IVA pago em serviços de mecânica, hotelaria, cabeleireiros e institutos de beleza), porém, neste caso, está a abdicar de parte do imposto que lhe seria devolvido pelas Finanças, de acordo com informação do Guia Fiscal da Deco.

Quer num caso, quer no outro, ao preencher a declaração de IRS terá de identificar no quadro 9 do anexo H o nome da instituição e o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC) da entidade.

Este ano há 2.613 entidades que se candidataram a esta ajuda por parte dos contribuintes, de acordo com número que constam no Jornal de Negócios. Isto significou um aumento de 160% no número de potenciais candidatos, que procuram arrecadar fundos para os seus projetos. Veja aqui a lista oficial das entidades.

 

Leia também:

Como preencher a declaração de IRS em 30 minutos

Como validar despesas no E-fatura

Inquilinos: Quanto pode deduzir em rendas no IRS

O que fazer para que todas as despesas entrem no IRS

Já sabe quando tem de entregar o seu IRS?

Saiba o que fazer para pagar menos IRS

Reforma do IRS: Tudo o que vai mudar a partir de 2015

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

  • FERRAMENTAS

    PUB
    PUB